Cinco técnicas para melhorar a nossa autoconfiança – A mente é maravilhosa

Cinco técnicas para melhorar a nossa autoconfiança

28, abril 2015 em Emoções 27 Compartilhados
autoconfiança

A falta de autoconfiança é a emoção mais frágil e desanimadora que podemos sentir. A vida está sempre nos testando. Na nossa vida diária temos que tomar muitas decisões; quando você toma decisões, percebe que está no controle da sua vida.

Se colocarmos numa balança as coisas que deixamos de fazer por falta de confiança, perceberemos que isso nos trouxe mais perdas do que ganhos. Talvez seja o momento de agir, afinal, todos são capazes de aumentar sua autoconfiança.

Técnicas para melhorar nossa autoconfiança

Consideremos por um momento algumas coisas que envolvem autoconfiança e que são muito importantes para a nossa vida: enfrentar uma entrevista de emprego, encontrar um amor e dar o primeiro passo para atrair essa pessoa, resolver conflitos no nosso ambiente, dizer em voz alta tudo o que sente e pensa… Como podemos ver, tudo isso é muito importante para o nosso desenvolvimento pessoal e social. Temos que trabalhar para alcançar uma autoestima positiva. A autoconfiança pode ser aprendida, tudo o que precisamos é praticar. Nesse artigo, sugerimos alguns passos importantes.

1- Transforme o negativo em positivo

Devemos prestar atenção nos pensamentos negativos como: “Eu não sou capaz”, “Eu não posso”, “Eu sou desajeitado, faço tudo errado”, “Eles vão rir de mim”, “Não sou bom o suficiente”. Por que somos tão negativos? Que tal vestir a armadura do positivismo? Tente, não custa nada. Basta perceber os momentos em que a negatividade nos paralisa e formular os pensamentos de outra maneira. “Eu sou perfeitamente capaz”, “Eu vou realizar meus sonhos”. A mudança só depende de nós.

2- Descubra quem você é o que deseja

Você sabe realmente o que quer? Se sabe, porque não busca seus objetivos? Descubra as coisas que você faz melhor e foque em seus talentos. Porque não tentar, se você sabe o que o motiva?

3- Esteja consciente dos seus progressos

Devemos nos lembrar de que todos nós tivemos realizações na vida. Se conseguimos fazer uma vez, por que não podemos fazer de novo? Se reconhecermos que somos capazes, poderemos aplicar esse conhecimento para enfrentar novos desafios e aprender coisas novas. A autoconfiança se baseia em reconhecer nossas habilidades e nossos pontos fortes, e utilizá-los em todas as áreas da nossa vida.

4- Evite comparações

Nunca se compare com os outros. Somos pessoas únicas e especiais; temos pontos positivos e negativos. Reconhecer essa individualidade nos faz mais fortes e autoconfiantes.

5- Trabalhe para melhorar

Para melhorar nossa autoconfiança, precisamos nos superar dia após dia, até que nos sintamos orgulhosos de nós mesmos. Podemos mudar para melhor se olharmos no espelho e dissermos: “Eu sou capaz”. O autoaperfeiçoamento é um caminho trilhado com o objetivo de nos transformar em pessoas melhores e capazes de alcançar suas metas. Assuma o compromisso de desenvolver sua autoconfiança. Vale a pena experimentar.

Recomendados para você