Como acalmar a ansiedade no trabalho?

Como acalmar a ansiedade no trabalho?

Última atualização: 15 fevereiro, 2022

Quem nunca sofreu de ansiedade em algum momento? Provavelmente, cada um de nós já experimentou essa emoção em algum momento de nossas vidas. É uma reação normal que nos prepara para enfrentar a pressão, mas é acompanhada de medos e estresse. No entanto, a ansiedade no trabalho pode nos trazer muitos problemas se não a administrarmos adequadamente.

Hoje vamos nos concentrar em um tipo específico de ansiedade: a ansiedade no trabalho. Não é em vão, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Espanha, o stress ou a ansiedade no trabalho levam atualmente a 30% das baixas médicas. Vamos ver o que podemos fazer para acalmar a ansiedade no trabalho.

“Liberte-se da ansiedade, pense que o que deve ser será e acontecerá naturalmente”

Facundo Cabral

1. Respire

Assim como quando nos sentimos nervosos, respirar quando a ansiedade no trabalho aparece é um dos métodos mais simples e eficazes para se acalmar. Quando a ansiedade aparece, começamos a respirar mais rápido e isso só a aumenta.

Por isso, devemos fazer um esforço e tentar controlar nossa respiração, podemos até colocar em prática a conhecida respiração diafragmática que dizem que sempre funciona.

relaxe no trabalho

2. Ative os músculos

Essa é outra maneira de acalmar a ansiedade no trabalho e isso é se movimentar! Faça uma caminhada para relaxar, se afaste do que te causa ansiedade. Muitas vezes, tememos estar perdendo tempo quando paramos para respirar, relaxar, clarear a cabeça.

No entanto, o contrário acontecerá. Voltaremos a trabalhar com a mente mais clara e com mais força para enfrentar toda a pressão a que somos submetidos.

“A ansiedade é a mente indo mais rápido que a vida”

-Anônimo-

3. Fale com alguém

Não hesite em falar com alguém no escritório, um amigo ou ligar para aquela pessoa a quem você sempre pode confiar seus problemas. Isso o ajudará a desabafar e, acima de tudo, a se acalmar. Além disso, a pessoa com quem você fala pode lhe dar conselhos e fazer com que você veja a situação de maneira diferente.

Muitas vezes, vemos os problemas como maiores do que realmente são. Conversar com alguém pode nos ajudar a vê-los como são, algo que apreciaremos.

4. Ouça música

Ouvir música tem um efeito relaxante por si só. Se você puder ouvir música no seu trabalho, aproveite! Além de te relaxar, vai te impedir de pensar no que te causa ansiedade. Agora você sabe por que muitos trabalhadores fazem isso, principalmente pessoas que trabalham no setor administrativo.

Homem ouvindo música no trabalho

5. Não tenha pressa

Mesmo que você tenha muitas coisas para fazer e essa seja a razão de sua ansiedade. Organize-se, defina suas prioridades e não fique obcecado em ter tudo em tempo recorde. Muitas vezes, exigem de nós coisas que são impossíveis de cumprir. Daí as horas extras… Sejamos realistas. Vamos ver o que precisa ser feito primeiro e o que podemos deixar para depois, não podemos cobrir tudo.

“Quem muito abarca, pouco aperta”

-Provérbio-

6. Peça ajuda

Se realmente houver um projeto importante que você não pode resolver sozinho, porque há apenas 24 horas em um dia, peça ajuda! Certamente existem colegas que se oferecem para ajudá-lo, e muitos outros que já terminaram suas obrigações ou estão menos sobrecarregados de trabalho.

7. Não se bloqueie

Quando não encontramos a solução para um problema, facilmente ficamos presos sem conseguir sair dessa situação. Se isso acontecer vamos colocar distância. Muitas vezes ficamos nervosos quando não encontramos uma solução e isso não nos ajuda. Devemos ser capazes de nos afastar do problema e depois retomá-lo mais tarde.. Certamente, a inspiração virá até nós rapidamente.

8. Sorria

O sorriso  é muito importante e eficaz! Sorrir eleva nosso espírito, nos ativa e nos permite enfrentar tudo o que vem em nosso caminho com uma atitude mais positiva. Que nada faça você perder o seu sorriso! Não é o fim do mundo. Você tem que tentar ver as coisas de outra perspectiva. Ser positivo sempre nos ajudará.

sorria no trabalho

“A vida é como um espelho: sorri para você se você olhar para ela sorrindo”

Mahatma Gandhi

Como vimos, a ansiedade nos limita e se estamos em um ambiente de trabalho poder ser complicado. Devemos tentar encontrar nosso próprio caminho para superar a ansiedade, enfrentá-la e nunca nos bloquear. Essas técnicas ajudarão você a acalmar a ansiedade no trabalho. Coloque elas em prática!

Pode interessar a você...
Um monstro chegou: chama-se ANSIEDADE
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Um monstro chegou: chama-se ANSIEDADE

Há um monstro que chegou, não pretende me matar, mas quase me impede de viver. É um monstro muito nomeado, sofrido e explicado. Chama-se ansiedade.