O cheiro do parceiro tem um efeito relaxante no cérebro

Às vezes, quando não estamos próximos do nosso parceiro, gostamos de ter conosco uma peça de roupa, principalmente à noite. A ciência diz que sentir o cheiro de um ente querido é uma ótima maneira de adormecer.
O cheiro do parceiro tem um efeito relaxante no cérebro

Última atualização: 05 Abril, 2021

Quem nunca fez isso pelo menos uma vez? Cheirar a camisa, o moletom ou aquela peça de roupa de um ente querido é uma forma de tê-lo por perto, de relembrar sentimentos e experiências compartilhadas. Não é fetichismo, é prazer e também ciência. Porque, de acordo com um estudo recente, o cheiro do parceiro tem um efeito relaxante no cérebro, a ponto de nos permitir dormir melhor.

Nas ocasiões em que não é possível dormir com a pessoa amada, é muito eficaz ter um suéter ou camiseta conosco para senti-la ao nosso lado apesar da distância. Além disso, nossos sentidos experimentarão um prazer reconfortante quando sentirmos aquele cheiro inconfundível da pessoa que faz parte do nosso coração e da nossa vida.

Além de melhorar o nosso bem-estar, o sono noturno será mais restaurador, profundo e relaxante. Porque a química do amor vai além da pele e costuma usar a linguagem dos aromas, daquelas partículas invisíveis que cativam e que formam um feitiço inconfundível entre os amantes.

Vamos nos aprofundar neste tema.

Casal apaixonado

O cheiro do parceiro melhora o descanso noturno: amor, cheiro e sono

Você ama o seu parceiro pelo que ele é ou por causa do cheiro dele? Esta pode parecer uma pergunta estranha, mas tem algum significado. O olfato é um componente fundamental em termos de atração, a ponto de conduzir, em muitos casos, a fascinante arte da sedução e da sexualidade. Os sinais químicos que o nosso parceiro emite são um elemento de grande poder e uma forma de comunicação indispensável.

Os feromônios, substâncias secretadas pelas glândulas apócrinas, formam um cheiro único e peculiar em cada homem e em cada mulher. Esses sinais chegam aos receptores olfativos no cérebro, ativando emoções específicas. Nem todo mundo desperta essas sensações em nós, e nem todo mundo é capaz de acender a nossa atração e o nosso desejo.

O cheiro do nosso parceiro é único, e o cérebro experimenta aquele apego a ele, aquela necessidade de proximidade que o amor e a paixão trazem consigo. Pois bem, isso já é de conhecimento de todos, mas contém uma particularidade que é, no mínimo, interessante.

Não conte carneirinhos: tenha uma camiseta da pessoa que você ama por perto

Você está com dificuldade para dormir à noite e não está perto do seu parceiro? Então, não recorra à contagem de carneirinhos, muito menos aos medicamentos para adormecer. De acordo com uma pesquisa muito recente publicada na revista Psychological Science, bastaria colocar uma camiseta usada do parceiro no travesseiro para desfrutar de uma boa noite de sono.

A Dra. Marlise Hofer, da Universidade da Colúmbia Britânia, conduziu um experimento com uma grande amostra de casais. O teste consistiu em pedir a um dos integrantes que vestisse uma camiseta por 24 horas (evitando desodorantes e perfumes). Mais tarde, o outro membro do casal recebeu dois travesseiros para dormir. Um estava com a camisa usada pelo parceiro e o outro com a de um estranho.

O objetivo era dormir duas noites seguidas, primeiro com um travesseiro e depois com o outro. Os resultados foram tão significativos quanto reveladores: quando lhes foi oferecido o travesseiro contendo a camiseta do parceiro, o sono foi mais profundo, mais restaurador e com menos despertares.

Os autores deste trabalho concluíram um fato interessante: o cheiro do parceiro tem um efeito relaxante e teria a mesma eficácia dos medicamentos orais com melatonina.

Menina abraçada com travesseiro

O amor e o olfato: uma aliança indiscutível

O amor e o olfato estão relacionados. A atração e o sentido olfativo formam um elo indiscutível que nos guia, que está presente em cada gesto, em cada toque, desejo e pensamento. Assim, mesmo que o ente querido esteja longe, sentimos falta do seu cheiro. E não, não estamos nos referindo ao seu perfume, ao seu creme de barbear ou ao xampu usado no seu cabelo.

Ansiamos por aquele cheiro particular que cada pessoa exala e que cativa a mente e os sentidos. Além disso, essa relação é tão significativa que temos estudos que revelam algo notável. A Universidade de Dresden indica, em um trabalho de pesquisa, que as pessoas que nascem sem olfato apresentam mais insegurança e problemas para estabelecer relações afetivas.

Portanto, o cheiro do parceiro é mais um prisma desse fantástico caleidoscópio que compõe o amor e a atração. É uma linguagem invisível que nos transcende, que vai da pele às profundezas do cérebro para nos deliciar, nos fazer sentir bem-estar, equilíbrio e felicidade.

Agora sabemos que até naqueles dias em que estamos longe da pessoa que amamos existe uma estratégia para senti-la mais próxima e dormir melhor. Basta ter uma peça de roupa usada sobre o travesseiro.

It might interest you...
4 chaves para estabelecer limites saudáveis
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
4 chaves para estabelecer limites saudáveis

Se conseguirmos estabelecer limites saudáveis, firmes e claros, vamos favorecer nossa saúde mental e melhorar nossas relações interpessoais.



  • Croy I, Bojanowski V, Hummel T. Men without a sense of smell exhibit a strongly reduced number of sexual relationships, women exhibit reduced partnership security – a reanalysis of previously published data. Biol Psychol. 2013 Feb;92(2):292-4. doi: 10.1016/j.biopsycho.2012.11.008. Epub 2012 Nov 22. PMID: 23178326.
  • Hofer, Marlise (2020) The Scent of a Good Night’s Sleep: Olfactory Cues of a Romantic Partner Improve Sleep Efficiency. Psychological Science. https://doi.org/10.1177/0956797620905615