Como conhecer pessoas novas?

As habilidades sociais e a interação com as outras pessoas marcam ou condicionam amplamente o nosso bem-estar. Assim, enriquecê-las e aprofundá-las é sempre um bom investimento.
Como conhecer pessoas novas?

Última atualização: 07 Fevereiro, 2021

Por sermos seres sociais, precisamos de relacionamentos, contato e conexão. Diante dessa inclinação, encontramos pessoas que têm dificuldade de socializar. Elas não são capazes de desfrutar dos relacionamentos de que realmente precisam. Isso pode levar à frustração e ao aumento da sensação de solidão. Como conhecer pessoas novas nesse contexto?

É importante conhecer algumas das estratégias ou situações em que podemos conhecer pessoas novas, socializar e até expandir nosso círculo de amigos. É fundamental entender que a comunicação e o diálogo assertivo são a melhor forma de se aproximar dos outros.

Conhecer pessoas novas: o desafio de enriquecer o nosso círculo social

Como sabemos, a conversa é uma boa forma de expressar ideias, opiniões, sentimentos e objetivos, sendo em muitos casos um aspecto fundamental para iniciar novos relacionamentos.

Portanto, é importante desenvolver a capacidade de se comunicar de maneira informal e amigável. Isso ajudará a reduzir a ansiedade e o medo em situações de grande incerteza nas quais podemos encontrar novas pessoas.

O desafio de enriquecer nosso círculo social

Linguagem não verbal

A linguagem não verbal cobre mais da metade das informações que transmitimos, sendo útil para comunicar e projetar o nível de receptividade para com os outros. Para nos ajudar a melhorar neste campo, podemos usar a técnica SOFTEN, na sua sigla em inglês. Esta técnica leva em consideração 6 aspectos:

  • Sorrir. É um indicador de uma atitude aberta e amigável, com uma disposição adequada para se comunicar com os outros.
  • Braços abertos. No caso de conhecer novas pessoas, este gesto sugere que você é amigável e está disposto a criar um novo contato. Durante a conversa, mostre que você está receptivo e está ouvindo o que o outro está dizendo.
  • Incline-se para frente. Com esse movimento, mostramos interesse no que o outro está dizendo, incentivando-o a continuar a falar.
  • Toque. A forma mais aceita socialmente é um aperto de mão caloroso. Com isso, você demonstra uma atitude aberta e amigável ao conhecer novas pessoas.
  • Contato visual. O contato visual direto mostra que você está ouvindo e quer saber mais sobre o assunto. Mas isso deve ser natural, por períodos curtos, para não exagerar. Portanto, durante a conversa, não é necessário fazer isso o tempo todo; você pode mudar o seu olhar e focar em outros lugares, como a boca.
  • Acenar a cabeça. Este movimento mostra que você está entendendo o que o outro está falando. Portanto, incentiva-o a continuar a conversa. Além disso, serve para atrair a atenção de novas pessoas.

Linguagem verbal

Segundo Gabor (2011), é necessário manter uma postura ativa durante a comunicação verbal. Em outras palavras, ser o primeiro a dizer ‘olá’ ajuda a iniciar uma conversa e a expressar nossas ideias e opiniões. Além disso, é necessário abordar o outro de forma direta e amigável. É importante notar que algumas pessoas podem não estar dispostas a conhecer gente nova, e transmitem isso a nós sem usar palavras.

Por outro lado, existem diferentes maneiras de se aproximar para conhecer novas pessoas e quebrar o gelo. A certa altura, um elogio pode servir como um sinal de boas-vindas. Uma segunda maneira de fazer isso é comentar sobre algo que o outro está carregando, como um livro ou um instrumento musical.

Quando o gelo é quebrado, fica mais fácil seguir com uma conversa: o próprio diálogo vai nos dar mais pistas sobre o caminho para o qual podemos orientar a conversa.

Lugares para conhecer pessoas novas

É verdade que a vida cotidiana gira em torno de contextos específicos, como escola, universidade, trabalho ou casa. Isso limita o número de pessoas com quem podemos entrar em contato. Aqui está a importância de sair da rotina e se abrir para novas atividades, pois novos contextos significam novas pessoas.

Uma das opções é ser voluntárioAqui você não só ajudará quem mais precisa, mas também conhecerá novas pessoas com os mesmos interesses. Isso ajuda a se comunicar com mais facilidade, pois as pessoas envolvidas já têm algo em comum. Além disso, o contato constante também nos ajudará a melhorar a qualidade de alguns dos nossos relacionamentos.

Sair com amigos e fazer com que eles nos apresentem a outros amigos é outra opção. Esta é uma situação ideal, pois as pessoas que já conhecemos podem nos proporcionar uma confiança extra.

Outra alternativa disponível é a inscrição em atividades extracurriculares, como um esporte. É comum que as pessoas se inscrevam nessas atividades não apenas para praticar ou aprender, mas também para conhecer novas pessoas.

A tecnologia, uma aliada para conhecer pessoas novas

As TICs revolucionaram muitos aspectos das nossas vidas, principalmente o social. Com elas, o contato e os relacionamentos à distância ocuparam o centro do palco.

Este contexto pode facilitar o relacionamento com amigos e novas pessoas. É ideal para pessoas mais tímidas ou inibidas, pois pode ser usado como um treinamento para os relacionamentos na vida real.

Seu uso pode incluir páginas ou aplicativos para conhecer novas pessoas. É importante levar em consideração o que você procura, pois são várias opções, cada uma com suas características. Alguns servem para encontrar um parceiro e outros para encontrar pessoas com características semelhantes às nossas.

Outra opção podem ser os videogames RPG online. Isto é, um gosto em comum que pode proporcionar conversas muito longas nas quais um pode enriquecer o outro. Além disso, neste campo, existem muitos jogos que requerem a aliança de várias pessoas para atingir determinados objetivos.

Mulher olhando seu celular

Sempre há oportunidades para enriquecer o nosso círculo social

Como podemos ver, existem vários contextos para se relacionar com novas pessoas, seja pessoalmente ou virtualmente.

Neste artigo, explicamos diferentes maneiras de quebrar o gelo e de nos comunicarmos corretamente. Isso lhe dará a possibilidade de se aproximar de mais pessoas e, por que não, de aumentar o seu círculo social.

Pode interessar a você...
5 benefícios de aprender idiomas para o cérebro
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
5 benefícios de aprender idiomas para o cérebro

É claro que são muitos os benefícios de aprender idiomas diferentes da língua nativa, mas essa questão virou quase uma necessidade nos últimos anos...



  • Aguilar, B. S., Serrano, R. M., García, M. de los Á. O., & Alfaya, E. G. (2016). Procesos de socialización con redes sociales en la adolescencia. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa – RELATEC, 15(3), 155-167. https://doi.org/10.17398/1695-288X.15.3.155
  • Gabor, D. (2011). How To Start A Conversation And Make Friends: Revised And Updated. A Fireside Book.
  • Rodríguez, E. F., & Pequeño, J. M. G. (2017). La socialización de los jóvenes interconectados: Experimentando la identidad en la sociedad aumentada. Profesorado: Revista de currículum y formación del profesorado, 21(2), 171-190.