Como dar o primeiro passo com alguém de quem você gosta

Se você gosta de alguém, se sente atraído e tem certeza dos seus sentimentos, não é necessário esperar que a outra pessoa tome uma atitude. Arrisque, é pior ficar com vontade do que ter tentado.
Como dar o primeiro passo com alguém de quem você gosta
Valeria Sabater

Escrito e verificado por o psicólogo Valeria Sabater.

Última atualização: 21 janeiro, 2022

Como dar o primeiro passo com alguém de quem você gosta? Essa parece ser a pergunta clássica que nos fazemos quando somos adolescentes. No entanto, há pessoas que continuam a duvidar da arte do amor na idade adulta, do jogo da conquista e dos mecanismos de atração entre duas pessoas. Porque… e se arriscarmos e recebermos um não como resposta?

Esse é o medo de sempre. No entanto, como bem se diz, nesta vida quem não arrisca corre o risco de ficar para sempre com a dúvida sobre o que teria acontecido. Além disso, precisamos admitir que poucas coisas são mais decepcionantes que olhar no espelho retrovisor existencial e se arrepender de todas as coisas que não foram feitas, tentadas e ou experimentadas.

Portanto é aconselhável combinar autoconfiança com charme e dar o primeiro passo quando uma pessoa nos atrai. É verdade que podem haver certas dificuldades, como a presença de uma timidez excessiva ou até mesmo não ter muita certeza de que atrairemos alguém que se conquistou o trono do nosso coração.

“Me sinto atraída, como Ícaro pelo sol. Já me queimei, mas aqui estou de novo”.

-E. L James-

Casal comendo e dando o primeiro passo com alguém de quem gostam.

Segredos para dar o primeiro passo quando você gosta de alguém

Embora pareça superficial dizer isso, muito da atração que sentimos por alguém vem inicialmente de um interesse físico. Trabalhos de pesquisa como os realizados por Swami, V. e Furnham, A. (2008) destacam que este é quase sempre o primeiro ponto de partida que nos faz olhar para algumas pessoas e não outras.

Embora seja evidente que se apaixonar por alguém envolve muitos outros fatores, é importante considerar algo: se você quer dar o primeiro passo quando gosta de alguém, pelo menos avalie se existem outras variáveis além de uma mera atração física. É válido vislumbrar mais fatores como a conexão intelectual, a comunicação, os valores compartilhados e uma cumplicidade, que torna tudo fácil e até divertido.

Às vezes essa atração inicial é orquestrada por substâncias químicas como a oxitocina, a fenetilamina e a dopamina, que nos fazem agir por puro desejo e impulso. Por isso é aconselhável aplicar o filtro da objetividade e nos perguntarmos quais são os aspectos de que gostamos dessa pessoa e se essas dimensões nos permitirão construir uma relação sólida.

Vejamos outros segredos que podem te ajudar a dar o primeiro passo quando você gosta de alguém.

1. Aprenda a lidar com o medo de ser rejeitado

Quando se trata de “tentar a sorte” com alguém, o medo da rejeição nos impede de fazer isso. É até possível que tenhamos uma boa amizade com a pessoa, e revelar os nossos sentimentos tenha como consequência o rompimento desse lindo vínculo. No entanto, é importante valorizar um fato óbvio.

É muito difícil manter uma amizade quando existem sentimentos profundos, por isso convém ser sincero e, posteriormente, diante da resposta, avaliar se é bom ou não para nós continuar mantendo essa relação de amizade. Além disso, em todos os casos é bom lidar com esses medos e com a ideia de receber um “não” como resposta.

Viver com dúvidas ou simplesmente esperar que a outra pessoa dê o primeiro passo nem sempre é a coisa certa a se fazer. Teremos uma imagem melhor de nós mesmos se nos atrevermos.

2. Não espere o momento ideal, “crie-o você mesmo”

Quando você quer dar o primeiro passo com alguém de quem gosta, é comum que você espere o momento certo. Um instante de maior proximidade física, intimidade,  cumplicidade ao compartilhar algo… A verdade é que em vez de “esperar”, é melhor “propiciar” esse momento e, assim, criar uma situação mais confortável.

Podemos propor um jantar romântico à outra pessoa, uma escapadela de fim de semana… A simples proposta já envolve um contexto especial, e se a resposta for afirmativa já teremos uma pista óbvia de que o interesse de um pelo outro pode ser recíproco.

3. Dar o primeiro passo com alguém de quem você gosta: quais são as melhores palavras?

O que dizer? Como expressar com precisão e assertividade o que sentimos, sem hesitar ou fazer papel de bobo? Esta é sem dúvida a pergunta mais clássica.

No entanto, ao invés de ficarmos obcecados com o que dizer ou não, é mais apropriado focar nos nossos sentimentos e emoções para agir de uma forma mais concisa, sincera e eficaz. Se falarmos com o coração e nos acalmarmos, as palavras sairão sozinhas.

  • Não fique obcecado com o seu nervosismo. Pense que o estresse, aquela dor no estômago e os tremores são normais.
  • Olhe nos olhos da outra pessoa, busque a atenção dela, se conecte com sinceridade e simplicidade.
  • Dê a ela toda a sua atenção, encurte as distâncias.
  • Deixe-se levar, evite artifícios e use uma frase simples e direta. “Eu gostaria de falar uma coisa séria com você”: “Eu gosto de você, sinto algo muito especial”.
Casal se olhando de mãos dadas, representando como dar o primeiro passo com alguém de quem gostamos.

4. A experiência anterior funciona, mas lembre-se de que cada pessoa é única

Quando se trata de dar o primeiro passo com alguém de quem gosta, é comum você pensar nos seus relacionamentos anteriores, no que fez anteriormente naquela mesma situação. É verdade que toda experiência conta para ser filmada na arte do relacionamento e da sedução, porém, é bom levar em conta um detalhe.

Cada pessoa é única e cada relacionamento é excepcional. O ideal é se concentrar em saber por quem você se sente atraído, interessado e fascinado. Cuide dessa pessoa e trate-a como alguém novo, como um tesouro a descobrir.

Se agirmos sempre com naturalidade e humildade sendo nós mesmos e deixando de lado todos os artifícios, esse primeiro passo será uma bela experiência que vale a pena começar.

This might interest you...
Atração e ansiedade: se aquela pessoa te deixa nervoso, você gosta dela
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Atração e ansiedade: se aquela pessoa te deixa nervoso, você gosta dela

Atração e ansiedade são dois processos que sempre aparecem juntos. Este é um mecanismo fisiológico e emocional normal nesses processos.



  • Marazziti D, Canale D. Hormonal changes when falling in love. Psychoneuroendocrinology. 2004 Aug;29(7):931-6. doi: 10.1016/j.psyneuen.2003.08.006. PMID: 15177709.
  • Miller, R., Perlman, D., y Brehm, S.S. (2014). Intimate Relationships. McGrawHill Companies.
  • Torras-Gómez E, Puigvert L, Aiello E, Khalfaoui A. Our Right to the Pleasure of Falling in Love. Front Psychol. 2020 Jan 22;10:3068. doi: 10.3389/fpsyg.2019.03068. PMID: 32038418; PMCID: PMC6987459.