Como encontrar motivação quando ela se esconde

Como encontrar motivação quando ela se esconde

maio 25, 2016 em Psicologia 1 Compartilhados
Como conseguir motivação

Às vezes, quando encontramos apenas desânimo e a motivação está em falta dentro de nós, parece que tudo se torna escuro e que a luz que antes iluminava se apagou, sem esperança de voltar a se acender. Mas há algo que esquecemos com o desânimo: depois da tempestade, sempre vem a calmaria.

A motivação é uma das chaves que nos empurra a tomar decisões e a seguir em frente, é o que nos ajuda a continuar em movimento. Se lhe falta motivação, provavelmente você já foi atacado pela tentação da procrastinação. Com o tempo, se você não procurar soluções, vai acabar desistindo dos seus projetos e ferindo gravemente a sua autoestima, pois o sentimento de culpa não tardará a aparecer.

A falta de motivação pode vir pelo desânimo por causa das mais variadas circunstâncias da vida, como quando não se encontra um trabalho e acaba por pensar que a melhor opção é desistir. Nestes momentos de crise, onde parece que só existe escuridão, é possível encontrar maneiras de sair dela. Para isso, é necessário não se dar por vencido e procurar a motivação quando esta parece impossível de ser encontrada de forma natural. 

“O ideal está em você; o obstáculo para seu cumprimento também”.
-Thomas Carlyle-

Lembre por que você quer alcançar o que se propôs a fazer

Se a motivação não o acompanha quando você quer realizar uma tarefa, em primeiro lugar pense por que quer concluí-la. As razões que o levam a fazer algo serão a sua força e o ajudarão a alcançar tudo o que se propuser a fazer. Uma só razão de peso será suficientemente forte para reunir toda a sua coragem emocional e fazer o necessário para conseguir alcançar os seus objetivos.

Porém, se você não sente nenhuma motivação ou acredita não ter força para conseguir alcançar aquilo a que se propôs, é porque a razão que está por trás dessa tarefa não é suficientemente forte, isto é, realmente não lhe interessa.

Mulher aborrecida sem motivação

Um exemplo para você entender melhor são as pessoas que querem deixar de fumar. Na maioria das vezes  essas pessoas deixam esse hábito por uma razão importante, como no caso de problemas graves de saúde. Mas se elas não deixam de fumar, é porque não estão completamente convencidas de que querem mesmo fazer isso.

Quando for pensar em seus objetivos, você deve pensar que eles são suficientemente fortes para que aguentem toda a implicação emocional que exigem de você. Se a motivação não o acompanha, é importante pensar no motivo de querer fazer isso e ter isso sempre em mente para conseguir alcançar as suas metas. O propósito não será mais do que um potencializador da motivação intrínseca.

Mesmo que o sonho seja grande, comece pouco a pouco

Quando sonhar, sempre sonhe grande para que se sinta inspirado. Mas quando começar a caminhar para alcançar o sonho, você deve fazer isso pouco a pouco para poder se fortalecer cada vez que superar uma etapa. 

Por exemplo, se você tem uma empresa e tem que ligar para os clientes, mas não tem vontade de fazer isso porque acha que não lhe vão responder de forma positiva, comece por ter uma atitude mais realista e ligue apenas para alguns. O que é importante é que você construa com bons materiais a catapulta que irá impulsioná-lo quando as dificuldades aparecerem. Pouco a pouco e sem se dar conta, a sua motivação irá estar mais forte.

Todos nós falhamos, até mesmo os melhores falham”.
-J. M. Barrie-

Mulher descalça andando por um caminho

Não esqueça que você deve se cuidar para conseguir bons resultados

Quando você sentir que não tem vontade de seguir em frente ou que as coisas não saem do jeito que queria que saíssem, é preciso puxar a perseverança e a coragem de dentro do seu peito. Não adianta se esconder no papel de vítima ou pensar que só lhe acontecem coisas ruins; isso não tem cabimento se você quer conseguir se sentir bem e se motivar para alcançar as suas metas. Não perca de vista os seguintes pontos imprescindíveis:

  • Visualize o sucesso. A visualização é a ferramenta mais poderosa, pois se você pode imaginar, vai estar mais perto de conseguir. A mente não diferencia o que é real e o que não é; ela pode ver o sucesso e imaginar como chegar até ele.
  • Crie um bom ambiente de apoio. Deixe as pessoas negativas de lado e rodeie-se daquelas que lhe ofereçam elementos positivos para a sua motivação. Porém, não dependa dos outros para sentir motivação, separe alguns minutos todos os dias para pensar em coisas positivas.
  • Não se esqueça de que não é o objetivo, mas sim o caminho. É importante recordar que quando se quer conseguir algo, não é a meta o mais importante, mas sim o caminho até ela. Desfrute do que você faz e a motivação estará sempre do seu lado.
Recomendados para você