Se você consegue sonhar, você consegue realizar

Se você consegue sonhar, você consegue realizar

maio 13, 2016 em Emoções 13 Compartilhados
Se você consegue sonhar, você consegue realizar

Um homem, junto a um amigo, sonhou um dia, em uma garagem, criar um computador que não poderia ser aberto, que não tivesse conexão USB, que fosse incompatível com quase tudo e que qualquer pessoa no mundo o desejasse mesmo com um preço alto e mesmo sem precisar dele. Esse homem era Steve Jobs, o fundador da Apple, uma das companhias mais importantes que existem atualmente. Isso nos mostra que efetivamente se você pode sonhar, você pode realizar.

Muitas ideias, muitos sonhos, quando surgem parecem loucura num primeiro momento, mas não o são de fato. São ideias inovadoras que se mostram à frente de seu tempo, que rompem com tudo e supõem uma forma diferente de olhar para as coisas. Para realizar esses sonhos é necessário ter muito empenho diante de todos os obstáculos que eventualmente surgem, com a vontade de sempre seguir adiante.

“Tenha coragem de seguir seu coração e sua intuição. Elas sabem de algum jeito o que você realmente quer ser. Todo o resto não é menos importante.”
-Steve Jobs-

Sonhar é só um primeiro passo para realizar

Um sonho é uma imagem que percebemos como real em nossa mente enquanto dormimos, mas às vezes essa imagem é tão nítida que parece que estamos vivendo a situação sonhada de verdade. Inclusive, em algumas ocasiões, podemos chegar a sentir dor, sabores, sentir toques dentro de nosso sonho.

Muitos escritores e pintores criaram suas obras a partir do mundo dos sonhos, porque de vez em quando, em sonhos, o inconsciente se manifesta e nos permite uma libertação do mundo real, dando um passo para um mundo diferente e inimaginável.

borboleta-representando-a-chance-de-realizar-seus-sonhos

Sonhar com algo que nos apaixona, com uma realidade que desejamos, é só o primeiro passo para criar uma imagem em nossa mente. Um rascunho que pouco a pouco ganhará nitidez e será a semente que crescerá alimentada por nossa imaginação. Sonhar é só o começo.

Escute sua intuição

A intuição pode ser definida como a capacidade de compreender ou de decidir rapidamente, em um instante. De um modo tão veloz que habitualmente o processo cognitivo escapa da nossa consciência e não sabemos explicar de maneira lógica o que nos levou à decisão.

Em apenas um dia tomamos milhares de decisões: que roupa colocaremos, que caminho usaremos para chegar ao trabalho, que meio de transporte utilizaremos… Todas essas decisões são tomadas de forma muito rápida, porque se não fosse desse modo nosso dia a dia seria uma indecisão constante com a qual perderíamos muito tempo.

A psicologia social, até dez anos atrás, defendia que uma boa decisão tomada diante de uma encruzilhada existencial complicada deveria ser baseada em um processo racional que partisse de uma análise exaustiva da situação. Sim, estamos nos referindo a duas listas que todo mundo já fez uma vez na vida: pontos a favor e pontos contra cada possibilidade de decisão.

Logo de cara nos damos conta, no entanto, de dois aspectos:

  • A realidade, na maioria das vezes, é tão complexa que fica impossível colocá-la em forma de listas.
  • Ainda que consigamos fazer o exercício perfeitamente, nem todos os elementos da lista têm o mesmo peso.

Paralelamente, estudamos as pessoas com êxito e nos damos conta de que elas iam além das famosas listas. As decisões das pessoas de sucesso se caracterizavam por serem rápidas e precisas, mais ligadas à intuição. “Foi o que senti no momento”, “segui meu coração”, “fiz sem pensar”, etc. A partir de então, os psicólogos começaram a se perguntar se o cavalo racional que sempre teve as apostas era realmente o ganhador da corrida.

Assim, atualmente não só sabemos que a intuição é válida, mas também que muitas vezes supera o acerto que pode ter um computador, capaz de realizar milhões de operação por vez, ou mesmo o nosso acerto seguindo um processo lógico consciente para chegar a uma conclusão.

“A intuição é uma faculdade espiritual que não se explica, simplesmente mostra o caminho”
-Florence Scovel-

A intuição se manifesta com emoções e sensações físicas. Se queremos tomar uma decisão, é aconselhável que nos concentremos no que estamos sentindo, no impacto físico que nos produz uma decisão ou outra. Você se sente bem? Sente algum incômodo? Sente-se feliz? O que cada decisão te faz sentir ao pensar nela? O que sonhar ou pensar te faz sentir?

O caminho para realizar seus sonhos

O caminho para seus sonhos pode ser complicado, mas é um caminho que deve ser traçado somente por você a partir de pequenas metas que possa ir alcançando para chegar finalmente ao sonho tão desejado. Fixar pequenos objetivos iniciais que sejam possíveis é o que fortalecerá nossa confiança e o que nos fará ver que podemos avançar se dermos um passo de cada vez após sonharmos.

pessoa-caminhando-para-realizar-seus-sonhos

Um aspecto importante para conseguir realizar os sonhos é a confiança que temos em nós mesmos. Se nós não acreditamos que vamos ter sucesso, ninguém acreditará. Por isso é importante fixar metas factíveis e próximas em questão de tempo, porque cada vez que alcançamos uma meta reforçamos a ideia de que nosso sonho pode ser transformado em realidade.

A pró atividade também é essencial porque não podemos nos permitir ficar parados e estanques diante da menor dificuldade, ou ficar esperando que as coisas aconteçam e caminhem sem que façamos nada. Nada vem sem esforço, ninguém vai vir nos buscar e oferecer nosso sonho. É algo que temos que construir com muito esforço, com um trabalho diário e com toda a força da nossa imaginação.

Mas lembre-se: sonhar é apenas o primeiro passo para começar a dar forma à sua meta ou objetivo.

“Não se renda achando que a vida é só isso, continue a viagem, persiga seus sonhos, lute contra o tempo, remova os escombros e veja o céu” 
-Mario Benedetti-
Recomendados para você