Como fortalecer o sistema imunológico? - A Mente é Maravilhosa

Como fortalecer o sistema imunológico?

fevereiro 9, 2018 em Curiosidades 1057 Compartilhados
Como fortalecer o sistema imunológico?

Ser imune é estar protegido. O nosso sistema imunológico tem essa função: é a defesa natural que o corpo tem para lutar contra agentes nocivos, infecções e doenças. Portanto, se ele estiver enfraquecido, a capacidade de defesa do nosso corpo diminui e nos tornamos mais vulneráveis ​​a certas doenças. Neste artigo compartilharemos algumas dicas para fortalecer o sistema imunológico naturalmente.

Como o sistema imunológico funciona

As principais células do sistema imunológico são os leucócitos, ou glóbulos brancos. Assim, quando o organismo detecta uma ameaça, essas células são mobilizadas e viajam através do sangue para o foco nocivo. As suas funções são reparar o tecido que foi danificado, servir de barreira para conter a infecção e produzir substâncias que promovam a dor, os algógenos.

A inflamação é a forma que o sistema imunológico utiliza para enfrentar as infecções causadas por bactérias, fungos, vírus, protozoários ou príons. Ele detecta as partículas que são prejudiciais à saúde e, em resposta à sua invasão, reage atacando e as destruindo. A inflamação diminui apenas quando a ameaça desaparece.

Sistema imunológico

Se não funcionar corretamente…

Um sistema imunológico comprometido causa muitas repercussões negativas sobre o nosso organismo. Entre eles, a imunodeficiência, que é a incapacidade do organismo de ter uma resposta imunitária efetiva. Isso faz com que a proteção natural e os mecanismos de defesa do organismo sejam menos ativos do que o normal.

Podem aparecer certas doenças autoimunes, que fazem com que o sistema imunológico ataque erroneamente as células saudáveis do próprio corpo. O organismo é incapaz de diferenciar os seus próprios tecidos dos agentes infecciosos. Como fica confuso, inflama as partes do corpo que são saudáveis. Existem mais de 80 tipos de doenças autoimunes e, embora em muitos casos as suas causas sejam desconhecidas, acredita-se que tenham um forte componente hereditário. As doenças autoimunes têm maior prevalência em mulheres.

As chaves para fortalecer o seu sistema imunológico

Assim como existem fatores internos que alteram o seu bom funcionamento, existem outros fatores externos que podem nos ajudar a fortalecê-lo. Portanto, podemos intervir e, com isso, fortalecer o nosso sistema imunológico.

Alimentação equilibrada

Uma alimentação equilibrada é o principal fator que pode nos ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Ou seja, a nossa dieta deve se basear no consumo de todos os nutrientes de que necessitamos na medida adequada.

Gorduras monoinsaturadas (oleaginosas, salmão, atum, azeite), laticínios, proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e pelo menos 5 porções de frutas e vegetais. Além disso, outros nutrientes que podem complementar a sua dieta e ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico são:

  • Vitamina E: presente nos óleos de gérmen de trigo, girassol, cártamo, milho e soja. Também nas amêndoas, amendoim e avelãs, ou vegetais de folhas verdes, como o espinafre.
  • Vitamina C: predominante em vegetais como repolho, o brócolis e frutas como a laranja, toranja, goiaba e limões.
  • Vitamina A: encontrada no leite, manteiga ou queijo cheddar. Também nos legumes, como cenouras ou repolho.
  • Ferro: encontrado nas carnes vermelhas magras, nos mariscos, fígado e ovos.
  • Zinco e selênio: encontrados na carne bovina, peru, frango, camarão, lagosta e, em geral, na maioria dos peixes. A vantagem é que esses minerais estão presentes em quase todos os alimentos que consumimos habitualmente.

Mulher comendo salada

Evite as infecções

Em muitas ocasiões, a higiene pessoal e a higiene alimentar são visíveis pela sua ausência. Ao longo do dia, colocamos as nossas mãos em muitos lugares: maçanetas, banheiros, teclado do computador… Dessa forma, os possíveis vírus ou bactérias que estão no meio ambiente podem nos afetar. Portanto, você deve lavar as mãos antes de levar qualquer coisa à sua boca. Embora pareça óbvio, muitas vezes não é comum e é uma boa maneira de prevenir infecções.

Além disso, mesmo que os alimentos passem por uma cadeia de segurança alimentar, é necessário higienizar as frutas e vegetais com água e vinagre antes de consumi-los. Do mesmo modo, é aconselhável manter carnes e peixes sob refrigeração até o momento de cozinhá-los.

Fazer atividade física

Outro hábito saudável é a prática de exercício físico durante 30 minutos pelo menos 3 vezes na semana. Esta regularidade mantém os nossos músculos ativos e ajuda a oxigenar cada célula do nosso corpo para que desempenhe melhor as suas funções.

É essencial que a atividade que realizamos implique movimentar todos os grupos musculares do corpo. Por exemplo, natação, tênis, ciclismo, corrida ou simplesmente caminhar. Todos eles favorecem a coordenação, a flexibilidade e a locomoção completa do corpo.

Mas, tenha cuidado! Assim como um estilo de vida sedentário prejudica a circulação sanguínea e promove o aparecimento de certas doenças cardiovasculares, o excesso de exercício físico pode aumentar a vulnerabilidade do seu sistema imunológico. Exceder os limites do seu próprio corpo danifica as suas defesas, porque você o leva a extremos e à exaustão. É importante avaliar esta intensidade e perceber o quanto você pode ou não pode alcançar.

Meditação e relaxamento

O estresse, a ansiedade ou a depressão podem reduzir a nossa capacidade de lidar com as adversidades. Se eles ocorrem de forma contínua, além de alterar o nosso estado mental, deterioram e enfraquecem a nossa resistência, além de favorecerem o aparecimento de doenças. Uma boa forma de fortalecer o sistema imunológico é praticar ioga, tai chi chuan, atenção plena ou meditação. Todas são técnicas de relaxamento que permitem melhorar a sua respiração e, como consequência, o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Mulher meditando

Estamos expostos constantemente a agentes nocivos: fumaça de cigarro, poluição ambiental, poeira, aerossóis… Portanto, o fortalecimento do sistema imunológico é a melhor maneira de prevenir danos ao organismo. Se você colocar estas simples orientações em prática, o seu sistema imunológico será fortalecido e o seu corpo irá agradecer.

Recomendados para você