Como responder aos elogios recebidos? - A Mente é Maravilhosa

Como responder aos elogios recebidos?

setembro 29, 2017 em Psicologia 393 Compartilhados
Mulher que não sabe como responder aos elogios

Muitas pessoas se perguntam como responder aos elogios, já que fazer isso de forma elegante não é uma arte fácil de dominar. Muitas vezes, o medo de parecer uma pessoa arrogante nos paralisa, em outros momentos a ideia de não exagerar para não parecer ingrato ou modesto demais… Não é tão simples como parece encontrar esse ponto exato.

Muitas pessoas não sabem como responder aos elogios. Fazer um elogio é outra arte dominada por poucos, o que não quer dizer que o elogiado não deva ser grato. Muitas vezes nos sentimos desconfortáveis com os elogios recebidos e nos sentimos tão envergonhados que, sem saber como agir e responder, corremos o risco de parecermos ridículos.

Se você pensar com cuidado, em muitas ocasiões, para não parecermos arrogantes ou exagerados, acabamos diminuindo, rejeitando ou depreciando o elogio ou o presente recebido. Nós nos esquecemos de que o outro espera que simplesmente sejamos gratos, ao invés de modestos. No extremo oposto estão aquelas situações nas quais, para mostrarmos a nossa grande gratidão, somos modestos, divertidos ou exagerados além do que é devido.

Por que algumas pessoas ignoram ou desviam a atenção do elogio recebido?

Há várias formas de reação diante de um elogio.
Compartilhar

Podemos aceitar, ignorar, desviar a atenção e até mesmo negar um elogio. Você também pode reagir com autocrítica, pode discutir e negociar. Mas, por que é tão difícil optar pela aceitação? Como é possível colocar em ação mil e uma estratégias para rejeitá-lo, ignorá-lo e desvalorizá-lo? Afinal, todos nós gostamos de ser valorizados pelo que fazemos ou pelo que somos.

Mulheres conversando

Citaremos aqui algumas das razões pelas quais temos dificuldade de aceitar um elogio com naturalidade:

  • Medo de parecer vaidoso. Esta é a razão mais comum pela qual as pessoas desviam ou ignoram um elogio. O problema é que acreditamos que, ao concordar com o elogio de alguém, estamos elogiando a nós mesmos, estamos sendo presunçosos.
  • Necessidade de restaurar o equilíbrio. Uma vez que um elogio é uma ação positiva, o indivíduo pode sentir uma necessidade psicológica de equilibrar como se sente, negando ou devolvendo o elogio rapidamente.
  • Desejo de evitar o endividamento. Se alguém faz ou diz algo positivo como um elogio, você acredita que deve fazer algo igual para a pessoa e, portanto, estará em dívida com ela de alguma forma. Portanto, negando o elogio, o sentimento de dívida desaparece.
  • Baixa autoestima. Se alguém disser algo positivo sobre nós mostraremos descrença e, muitas vezes, negaremos isso. Como não concordamos com essa visão de nós mesmos, buscaremos uma maneira de confirmar que esta avaliação não é correta e que o elogio não é merecido.
  • Incapacidade de ser assertivo. A falta de assertividade muitas vezes nos impede de aceitar e responder aos elogios. Portanto, é aconselhável praticar essa habilidade social para melhorarmos os nossos relacionamentos.
  • Suspeitar dos motivos. Se acreditarmos que, por trás de um elogio, há algum interesse ou algo mais, nossa primeira reação será rejeitá-lo. Mas, essa suspeita pode ser uma visão imparcial das circunstâncias.
  • Melhorar a imagem. Muitas pessoas utilizam a falsa modéstia como uma maneira de tentar mostrar uma imagem melhor. Por isso, muitas vezes não damos importância aos elogios que nos fazem para mostrar uma boa imagem.

Aprenda a aceitar os elogios

Antes de aprender a agradecer os elogios com graça e elegância, é preciso aprender a aceitá-los de coração. Pode haver muitas intenções ruins por trás de um elogio, talvez não haja sinceridade, mas na maioria dos casos são feitos com boas intenções.

Seja qual for a intenção, o fato é que as pessoas esperam a aceitação de um elogio. E esta resposta deve ser feita modestamente, sem fingir falsa modéstia e demostrando gratidão. O problema é que, como já dissemos, na maioria das vezes as pessoas desviam ou ignoram os elogios, e acreditam que isso é o que deve ser feito.

Homem recebendo elogio de colega de trabalho

No entanto, o fato de ser uma reação comum não significa que seja adequada. Não agradecer um elogio geralmente demonstra uma má educação, além de não ser uma atitude muito inteligente. De fato, na maioria das vezes, negar ou desviar um elogio envolve uma contradição e pode até mesmo ofender a outra pessoa.

Como responder aos elogios com elegância e sem falsa modéstia

A arte de saber como responder aos elogios consiste em agradecer com sinceridade e autenticidade. É muito simples. Você não precisa justificar nada, não precisa adicionar nada. Quem faz um elogio só espera que você aceite e agradeça. Na maioria das vezes, você não precisa dizer mais nada além de agradecer.

Não podemos esquecer também a importância da linguagem não-verbal, especialmente o olhar. Olhar para a pessoa enquanto agradece, enquanto aperta a sua mão, dependendo da ocasião, é fundamental. Algumas vezes, um abraço pode ser apropriado. Esses gestos são na maioria das vezes muito mais significativos do que qualquer coisa que você possa dizer.

Se o elogio é o resultado de um esforço colaborativo, não se esqueça de reconhecer as contribuições da equipe ou das pessoas próximas que normalmente permanecem na sombra. Mencionar aqueles que o ajudaram, o inspiraram e até mesmo o apoiaram é uma ótima maneira de reconhecer o valor que eles têm para você.

Casal conversando no por do sol

Em qualquer caso, evite comentários que neguem o elogio. Frases como “não foi nada”, ou “não se preocupe com isso”, ou “não foi um grande problema”, mostram falsa modéstia e podem ser tomadas como uma rejeição pessoal. Se precisar dizer algo mais do que obrigado, procure algo positivo para dizer.

Evite também agradecer devolvendo o elogio à outra pessoa. Muitas pessoas acreditam que responder um elogio com outro demonstra gratidão, mas na realidade, parece algo forçado e desprovido de autenticidade.

Se você trabalha duro para chegar onde você está, se esforça para ficar bem todos os dias, por que rejeitar o excelente feedback que recebe dos outros? Você merece ouvi-lo e, agora que já sabe como responder aos elogios, será muito mais fácil lidar com eles.

Recomendados para você