Como ser feliz no trabalho

· outubro 1, 2018

Nós passamos grande parte do nosso dia e da nossa vida trabalhando. Por isso, sentir-se bem no ambiente de trabalho deve ser uma das prioridades na vida de cada um de nós. Ou deveria ser se não quisermos que o mal-estar nos invada diariamente e acabe afetando todas as outras áreas de nossa vida. Mas… como ser feliz no trabalho?

Ainda que possa parecer complicado, ser feliz no trabalho é algo bastante possível. Para isso, devemos incluir uma série de hábitos em nossa rotina, além de mudar a perspectiva que temos sobre algumas situações.

Agora, para aplicar tudo isso também é importante termos uma relação boa com aquilo que estamos fazendo. Caso contrário dificilmente vamos chegar ao ponto de sermos felizes no trabalho. O primeiro passo no caminho de encontrar a felicidade no ambiente laboral, portanto, é identificar quais fatores e aspectos do mesmo nos incomodam.

Na verdade, diversos autores, entre eles Srikumar Rao, já tiveram interesse nesse tema e pesquisaram sobre como encontrar a felicidade no trabalho. Todos eles concordam que o primeiro passo é identificar aquilo que nos incomoda no nosso contexto profissional.

Por outro lado, Srikumar Rao também enfatiza a importância de ter uma atitude positiva. Esse escritor indiano argumenta que tudo o que um empregado precisa para ser feliz é de uma mudança de perspectiva, além de evitar um enfoque negativo. Vejamos como conseguir isso a seguir.

Como ser feliz no trabalho

1- Valorize seu trabalho

A primeira chave para saber como ser feliz no trabalho é valorizar o que você faz. Sim, isso mesmo. Seu desempenho é importante, mesmo quando considerar que esse cargo não é o ideal para você. De fato, a maioria das vezes em que nos sentimos bem tem muito mais a ver com a perspectiva a partir da qual estamos olhando do que com as circunstâncias em si.

Homem feliz em seu trabalho

Além disso, segundo um estudo, as pessoas que levam o dia a dia de bom humor têm um desempenho melhor. Portanto, se você valorizar o que você faz e, além disso, tentar acordar e levar seu dia com uma energia positiva, será mais fácil ser feliz em todas as áreas da sua vida.

Agora, também é importante saber quando colocar limites e quando parar de fazer o que você está fazendo, principalmente se isso está comprometendo a sua saúde emocional.

2- Conecte-se com o seu interior

Conectar-se consigo mesmo e com seu mundo interior é uma das chaves para ser feliz. Desse modo, você se livrará dos medos e preocupações desnecessárias que só servem para causar mal-estar. Além disso, você permitirá que seu eu verdadeiro se manifeste, e será capaz de mostrar a si mesmo aos demais exatamente como você é, sem estar agindo apenas para cumprir expectativas alheias.

Você não deve mudar seu modo de agir e pensar para se encaixar na sua equipe. Apesar das diferenças que você pode ter com o resto, o ideal é sempre ser você mesmo. Se você esconde quem você é, é possível que acabe sentindo que não está confortável. Por isso, confie em si mesmo desde o primeiro dia, já que esse será o único modo de mostrar suas capacidades e oferecer 100% do seu potencial.

3- Tenha metas e permita-se errar

Sem dúvida alguma, uma das causas de estresse no trabalho e infelicidade laboral é não cumprir com os objetivos e metas que nos propusemos a alcançar. Muitos funcionários tentam abraçar mais do que conseguem fazer, e pouco a pouco o desânimo e a frustração vão tomando conta.

Se isso está acontecendo com você, recomendamos criar um sistema de organização e planejamento. Isso permitirá que você avalie sua capacidade real para completar os compromissos solicitados, sem deixar de dormir ou perder a sua vida pessoal.

Além disso, você deve ter em mente que haverá momentos em que você não vai poder ajudar. Se sua carga de trabalho ultrapassa o que você dá conta de fazer, será necessário elaborar um plano para pedir ajuda e recursos para seus superiores.

4- Crie um ambiente de confiança e conecte-se com os demais

Um dos indicadores chave para encontrar a felicidade no trabalho é ter uma rede social forte. Para isso, trate de criar um ambiente de confiança e tente se conectar com seus companheiros de trabalho. De fato, segundo algumas pesquisas, as amizades de trabalho são importantes porque podem aumentar o nível de felicidade nesse contexto em até 50%.

Trabalho em equipe

Nesse sentido, não tenha medo de ser o primeiro a começar uma conversa. Geralmente, o resto das pessoas também está aberto a fazer novos amigos e conhecidos. Seus esforços serão recompensados na maior parte dos casos.

Definitivamente, seguir essas dicas de como ser feliz no trabalho e encontrar a felicidade não só lhe fará se sentir melhor, mas também afetará de forma positiva todos os contextos da sua vida e o seu nível de produtividade na empresa.