Como ser mais humilde: 5 dicas

Ser humilde não é pensar que somos menos, mas não acreditar que somos melhores que os outros. Se você quer cultivar a humildade em sua vida, continue lendo.
Como ser mais humilde: 5 dicas

Última atualização: 27 maio, 2022

A nossa educação está condicionada pelo ambiente social, cultural e linguístico em que vivemos e tem uma influência significativa no nosso carácter, na forma como tratamos os outros e tomamos decisões. Por outro lado, não há garantia de que virtudes, como a humildade, estarão presentes em nossa educação.

Uma das consequências mais notáveis da humildade é o sentimento de paz em que mergulhamos quando decidimos que seja esta a que determine a forma como nos posicionamos diante da vida.

Na verdade, tem sido um conceito estudado na filosofia e tratado pela religião com conotações muito diferentes. No entanto, a maioria concorda que a humildade, como virtude, tem a bondade de tornar o sujeito responsável pelas consequências de seus próprios atos.

O que é humildade?

Mulher de olhos fechados
Pessoas humildes admitem seus erros.

Segundo o dicionário, a humildade é a ‘ virtude que consiste no conhecimento das próprias limitações e fraquezas e em agir de acordo com esse conhecimento’, em que não há espaço para a arrogância e  se reconhece os outros como iguais.

Por exemplo, Kant afirmou que a humildade é uma virtude central, pela qual podemos ter uma perspectiva adequada da ética. Por outro lado, o budismo coloca a humildade como baluarte, juntamente com a autoconsciência, para que o ser humano se liberte do sofrimento; Buda começou sua história deixando seus confortos para encontrar seu eu autêntico. Um paradigma de humildade e consciência do que somos é mostrado na obra-prima Sidarta, de Hermann Hesse.

A pessoa humilde reconhece seus erros e é o melhor conversador de todos, pois se esquece de si mesmo, por assim dizer, porque é um excelente ouvinte; é simples e ouve com calma para depois apresentar seus argumentos sem impor seu ponto de vista. É receptivo, compreensivo e, por sua atitude, sabe fazer-se respeitar. Também lida com o sofrimento, não nega a dor nem se permite ser mártir das contingências da vida.

“As pessoas de verdadeiro mérito não são arrogantes nem fátuas, mas humildes, porque sua ideia de verdadeiro valor é tão alta que não podem satisfazê-la ou igualá-la, e estão sempre cientes da distância que as separa desse ideal. ”.

-Emanuel Kant-

Como ser mais humilde

A pessoa humilde é capaz de avançar no caminho que leva às respostas que a intrigam, sem perder de vista as características do ecossistema material e sua realidade psíquica; isto é, ela está ciente das limitações de sua compreensão para conhecer a amplitude complexa e infinita do mundo.

Assim, se você quer cultivar um pouco mais de humildade no seu dia a dia, coloque em prática o seguinte:

1. Evite julgar os outros

A dignidade, valor essencial da humildade, não se mede por títulos acadêmicos ou realizações profissionais. Se você quer ser mais humilde, trate os outros sem preconceitos e sem o filtro dos estereótipos, para que você veja claramente que a dignidade também aparece nas outras pessoas.

Para atingir esse objetivo, não tenha pressa e não gere hipóteses e expectativas sobre o outro; mas tenha em mente que há mais de um ponto de vista para tudo.

2. Crie vínculos autênticos

As verdadeiras riquezas são medidas pela qualidade dos sentimentos, não pelo valor das coisas materiais.

Uma pessoa humilde se preocupa em gerar laços autênticos, tecidos com os fios da empatia, generosidade e honestidade. No final das contas, os verdadeiros laços são medidos em momentos sombrios, de fracasso e sofrimento, e não em triunfos, prazeres ou abundância complacente.

3. Lembre-se de que você não é mais do que ninguém

Este padrão está intimamente relacionado com o anterior. Você é você, mas não mais do que qualquer outra pessoa; nem o outro é mais do que você.

Ambos têm diferenças que os tornam únicos, o que significa que a comparação é inevitável. No entanto, a reciprocidade nos permite compartilhar a mesma linha de respeito e admiração pelos outros e vice-versa, independentemente de bens materiais, posição de poder ou economia.

4. Leve em consideração outras percepções

Às vezes é mais importante entender do que estar certo. A verdade absoluta não existe, apenas pontos de vista, causas e ações verificáveis na experiência.

Se você já entende o seu ponto de vista (desde que seja autoconsciente), por que não ter o prazer de entender o do outro? Essa é a riqueza da subjetividade e da empatia, em aprender com os outros: conhecer quem sou através de saber quem é o outro.

Mulher e homem conversando
Levar em conta o ponto de vista da outra pessoa ajuda a conhecer outras perspectivas e a se distanciar do ego.

5. Cultive a generosidade

Compartilhar com o outro o que temos e o que ele precisa significa dar mais importância e valor a essa pessoa do que ao material. Ser generoso é dar de coração aos outros sem esperar nada em troca.

Estas dicas para ser mais humilde permitem que as perguntas apresentadas a você pelo mundo e outros se baseiem no respeito e no interesse sincero. Portanto, tenha consciência de si mesmo e não tenha medo de dizer o que sente e pensa, de forma assertiva, quando o momento exigir.

A pessoa humilde é ativa, calma e prudente : está sempre pronta para aprender, não nega sua ignorância e reconhece o outro sob o vidro da reciprocidade, sem cair na ingenuidade ou no egoísmo.

Pode interessar a você...
As 7 pistas deixadas pelo egoísmo
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
As 7 pistas deixadas pelo egoísmo

Nem sempre é fácil descobrir o egoísmo porque ele fica bem camuflado. Porém, ele sempre deixa 7 pistas. Descubra!



  • Kant, I. (2013). Lecciones de ética. Editorial Planeta.
  • Lucas, K.; Groot, K. & Towle, A. (2013). El desarrollo de humildad cultural mediante el aprendizaje servicio crítico. Ciencia y Enfermería, XIX (2), 35-46. https://acortar.link/cnLHaL
  • Maceiras, M. (2008). Humilde dignidad cotidiana. Anales del Seminario de Historia de la Filosofía, 25( ),99-106. https://acortar.link/nUBPb8