Como superar o medo da rejeição - A Mente é Maravilhosa

Como superar o medo da rejeição

22, agosto 2016 em Psicologia 427 Compartilhados
Como superar o medo da rejeição

As pessoas têm medo de perder a própria vida, a saúde, o seu status social, seu dinheiro, seus entes queridos, sua juventude e por que não, a aprovação dos outros, porque a maioria das pessoas gosta e precisa fazer parte dos outros. Todos temos medo da rejeição.

Você não precisa procurar segurança em outras pessoas, porque esta é uma rua sem saída; é preciso encontrar essa segurança dentro de si mesmo, não nos outros, porque qualquer olhar, palavra ou ação de outras pessoas pode ser deformada e interpretada erroneamente como uma próxima rejeição, quando na verdade não é.

1 – Perceba o que está acontecendo

Olhe dentro de si e reflita sobre como a possível rejeição pode influenciar o seu comportamento, e como este pode influenciar as suas ações, isto é, se você já vai pensando que irão rejeitá-lo, certamente é isto que acontecerá. Não dá para começar a mudar as suas atitudes até você realmente enxergar o que está acontecendo; procure sinais não apenas do que está errado, mas também daquilo que está funcionando.

2- Pense em como você quer se sentir

A pessoa que se sente rejeitada pensa constantemente nisso, pensa que não quer se sentir assim, em por que a rejeitam, mas é uma ideia equivocada, é um problema que você irá solucionar em algum momento da sua vida. Você não deve pensar que não quer ser rejeitado, deve pensar pensar em estar relaxado e seguro de si mesmo.

3- Pense em como começou o medo da rejeição

Com certeza nos seus tempos de escola você se sentiu rejeitado em algum momento. Feche os olhos e pense em tudo o que você aprendeu desde então e imagine-se como uma criança tranqüila e sem medo da rejeição, e com seu presente também em calma, dizendo para si mesmo que está tudo bem. Mesmo que possa parecer estranho, a forma como você se sentia quando criança tem um grande impacto e ajuda a vencer esses momentos.

4- Acima de tudo, imaginação construtiva

Feche os olhos e use a sua imaginação para sentir e agir de forma diferente em situações nas quais normalmente você se sentiria inseguro. A hipnose pode trabalhar diretamente o jeito como você se sente quando passa por determinadas situações, com o objetivo de tentar mudar os processos de pensamento de alguém quando suas emoções estiverem alteradas.

5- Não suponha

As pessoas que nunca aprenderam a questionar suas suposições tornam a sua vida mais difícil. Não esteja tão certo do que vai acontecer, nem do que você sabe, assim você poderá relaxar e considerar a possibilidade de resultados bons e ruins. Nem sempre devemos supor que haverá a rejeição. Não saber é a chave para ter confiança e desfrutar da vida.

Imagem cortesia de Fabricio Contreras.

Recomendados para você