Como superar o medo de falar ao telefone

Entrar em pânico quando o telefone toca, sentir uma ansiedade paralisante quando precisamos fazer ou atender uma ligação. Se você se sente identificado, explicamos como superar esse tipo de fobia tão comum.
Como superar o medo de falar ao telefone
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 29 dezembro, 2022

Apesar de não termos dados exatos sobre a incidência de telefobia (medo irracional de se comunicar por esse meio), ficaríamos surpresos com o número de pessoas que sofrem com isso. A angústia ao ouvir o som do celular, o pânico de ter que pegá-lo e ter que iniciar uma conversa definem um tipo de ansiedade muito difundido.

Agora, não pensemos que essa peculiaridade é coisa deste século. Robert Graves, escritor, poeta e erudito britânico, sentiu um medo profundo ao pensar em ter que atender ou fazer um telefonema. Foi assim que ele se expressou em 1929. Hoje, porém, temos várias tecnologias que nos permitem comunicar sem ter que falar diretamente com alguém.

Isso tornou mais fácil para que essa fobia se desenvolvesse ainda mais e também se camuflasse. Muitos conseguem administrar seu dia a dia enviando e-mails sem demonstrar aquele medo, aquela angústia. Embora em algum momento isso aconteça. Não importa se o celular está no modo silencioso, mais cedo ou mais tarde uma chamada aparecerá na tela ou teremos que ligar para alguém

Existe algum mecanismo ou estratégia para lidar com esse tipo de fobia? Vamos analisar.

Homem triste olhando para celular pensando em como superar o medo de falar ao telefone
O medo de falar ao telefone é muito comum em pessoas com ansiedade social.

Telefobia ou medo de falar ou atender o telefone: sintomas e origem

Em 2019, foi realizada uma pesquisa com uma grande amostra de trabalhadores do Reino Unido. Verificou-se que 76% dos millennials e 40% dos baby boomers sofrem de telefobia. O mesmo acontece com a geração Z, um setor da população que, em sua maioria, claramente prefere se comunicar por outros tipos de canais e não por telefone.

É fácil deduzir o que esse tipo de ansiedade implica em nível pessoal e profissional. Há muitas pessoas que perdem oportunidades de trabalho devido à angústia gerada por ter que atender o telefone. Embora seja verdade que whatsapps, e-mails ou mensagens de voz dominem boa parte da nossa comunicação, receber e ter que fazer ligações também faz parte do nosso dia a dia.

Caso nos identifiquemos com esse tipo de problema, devemos saber duas coisas. A primeira é que estamos diante de um tipo de fobia e, portanto, um transtorno de ansiedade. É um tipo de medo muito difundido. Não somos os únicos nem somos alguns esquisitos a experimentá-lo. Por outro lado, é importante deixar claro que podemos superar esse tipo de medo irracional.

Quais são os sintomas da telefobia?

O uso contínuo de recursos que substituem a comunicação direta às vezes pode mascarar a telefobia. Além disso, pode até não ter importância e sempre se opta por silenciar o telefone e deixar as chamadas irem para o correio de voz. Não é a coisa certa. É decisivo tomar consciência se sofremos ou não dessa particularidade.

Estes são os sintomas:

  • Entrar em pânico e bloqueio ao tocar ou ver uma chamada recebida.
  • Dar desculpas para evitar que as pessoas nos liguem ou precisem nos ligar.
  • Deixar as chamadas tocarem até o final para que você não precise atendê-las.
  • Sentir alto estresse devido à obrigação de ter que fazer uma ligação.
  • Não se sentir competente ao falar durante uma conversa telefônica.
  • Balbuciar, dizer frases curtas e hesitantes durante a conversa.
  • Repassar mentalmente o diálogo realizado após a ligação e sentir-se mal consigo mesmo.
  • Sentir palpitações e até tonturas quando o telefone toca.
  • Não pensar em mais nada quando sabemos que vamos receber uma ligação.

O que causa mais angústia para quem tem medo de falar ao telefone é a interação com a pessoa do outro lado da linha. Não ser competente e não ter o controle da situação é altamente estressante.

Quais são as causas existentes por trás dessa fobia?

Se queremos superar o medo de falar ao telefone, é interessante saber o que está por trás disso. A telefobia é quase sempre explicada por um transtorno de ansiedade social. Pesquisas da Universidade de Plymouth se concentram nesse fato e em como as pessoas com esse tipo de traço psicológico sempre preferem mensagens a ligações.

Por outro lado, também é importante esclarecer um detalhe. Quem apresenta esse tipo de fobia não tem medo do telefone, teme a interação. Eles têm pavor de não serem competentes, de dizerem a coisa errada, de não saberem o que responder quando lhes perguntam algo e, sobretudo, de serem julgados…

Telefone para teleconsulta psicológica para superar o medo de falar ao telefone
Pessoas com telefobia temem parecer bobas ou incompetentes durante a interação por telefone.

Dicas para superar o medo de falar ao telefone

A abordagem mais adequada para superar o medo de falar ao telefone é a terapia cognitivo-comportamental. Especificamente, as estratégias mais eficazes são a reestruturação cognitiva e a exposição progressiva. Analisamos a seguir.

Faça uma hierarquia de seus medos

O primeiro passo para gerenciar essa fobia é esclarecer as situações que geram mais medo em nós. Começaremos com os mais intensos até esclarecermos esses medos um pouco mais administráveis. Este seria um exemplo.

  • Medo de alguém me ligar com quem eu tenha que falar sobre algo importante.
  • Ter que ligar para alguém que não conheço para falar sobre algo sério.
  • Esperar uma ligação relevante e não saber quando ela irá acontecer.
  • Angústia ao ver o celular tocando.
  • Ligar para um lugar e fazer uma pergunta simples, como perguntar pelos horários.
  • Falar ao telefone com um amigo ou familiar.
  • Fazer uma ligação e saber que uma máquina me atenderá.

Enfrente primeiro as situações menos angustiantes para passar para as mais paralisantes.

A chave é trabalhar as situações menos estressantes até chegar às mais paralisantes. Para isso, podemos seguir as seguintes estratégias:

  • Pratique conversas telefônicas em particular e com você mesmo. Exercícios de role-playing podem permitir que você pratique como responder a chamadas para ofertas de emprego, para qualquer outra situação que o paralise.
  • Adquira o hábito de falar ao telefone com pessoas que você conhece e confia.
  • Faça ligações simples: como pedir comida em casa ou perguntar em horário comercial.
  • Peça a um amigo para ligar para você sem aviso prévio a qualquer hora do dia e com o número oculto.
  • Recompense-se toda vez que conseguir pegar o telefone e atender.
  • Visualize-se no telefone com uma empresa. Imagine-se fazendo isso bem e sentindo-se orgulhoso de si mesmo.
  • Pratique exercícios de respiração profunda e relaxamento.
  • Faça roteiros e pratique-os. Se você espera uma ligação importante, prepare-a.
  • Coloque um toque que seja relaxante e positivo para você.
  • Quando o telefone toca, você pode dizer a si mesmo que vai ficar tudo bem, que você é competente e que vai gostar da conversa.

Nota final sobre como superar o medo de falar ao telefone

Às vezes, nós sozinhos não podemos superar esse tipo de medo. Em média, por trás quase sempre está a ansiedade social cada vez mais difundida. Caso esta condição esteja limitando completamente nossa vida, e até mesmo dificultando nosso acesso ao mercado de trabalho, não hesite em solicitar ajuda especializada.

Estamos diante de um tipo de fobia muito difundido que pode ser superada e o apoio de profissionais é sempre a melhor opção.


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  • Reid DJ, Reid FJ. Text or talk? Social anxiety, loneliness, and divergent preferences for cell phone use. Cyberpsychol Behav. 2007 Jun;10(3):424-35. doi: 10.1089/cpb.2006.9936. PMID: 17594267.

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