Competir ou cooperar: o que é melhor ensinar às crianças?

O que é melhor para incutir nas crianças: o valor de ser competitivo para atingir objetivos ou habilidades de cooperação e trabalho em equipe? Analisamos como somos de alguma forma programados e também o que a sociedade tem preparado para os pequenos.
Competir ou cooperar: o que é melhor ensinar às crianças?
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 16 outubro, 2022

Ninguém ignora que vivemos em uma sociedade altamente competitiva. Nesta selva de asfalto, só quem vê a vida como um desafio constante se motiva a obter e costuma alcançar (aparentemente) o sucesso. Assim, num quadro social cada vez mais carente de oportunidades, há uma obrigação quase implícita e oculta que nos impele a capacitar-nos nesse tipo de competição.

Essa pressão silenciosa é frequentemente vista no tipo de educação que muitas famílias escolhem. São muitos os pais que optam por formar seus filhos em atividades nas quais a competição é uma constante. Ninguém pode negar, por exemplo, os benefícios indiscutíveis que praticar um esporte desde muito jovem pode trazer para uma criança.

No entanto, há um fenômeno que apreciamos cada vez com mais frequência. Os pais pressionam os filhos a vencer, a serem bem-sucedidos nas atividades esportivas em que estão matriculados. A orientação para a realização, quase exacerbada pelos pais, torna-se uma fonte de ansiedade na mente da criança.

Valores como cooperação, trabalho em equipe ou o simples prazer da atividade física são deixados de lado. Não é relevante. Só o sucesso importa e isso significa que a criança é valorizada pelo que consegue e não pelo que é. Essa é uma realidade cada vez mais óbvia sobre a qual vale a pena falar.

As crianças são mais orientadas para a cooperação do que para a competição, mas geralmente as educamos para esta última.

Crianças tímidas se encontram na escola para competir ou cooperar
O principal objetivo das crianças na primeira infância é fazer amigos, divertir-se e descobrir o mundo.

Competir ou cooperar: que valor transmitir na infância?

A cooperação tem sido um pilar essencial para a sustentação da nossa civilização. Sem ela, nossa cultura, nossas sociedades e até nossa própria evolução como seres humanos não teriam tido tanto sucesso. Sabemos que ajudar e compartilhar são práticas que revertem para o nosso bem-estar mútuo, mas se há algo que também nos define é dificultar e monopolizar.

No entanto, e aqui vem o fato revelador, as crianças vêm ao mundo inerentemente cooperativas. Uma pesquisa da Universidade de Yale, por exemplo, indica que a partir de um ano de vida os pequenos já apresentam comportamentos de colaboração, apoio e conexão social.

Os atos de reciprocidade das crianças são constantes em creches e centros de educação infantil. No entanto, aos poucos, a sociedade, os pais e a dinâmica social que elas observam as vão moldando. Dada a escolha entre competir ou cooperar, elas escolherão, geralmente, o último, mas a pressão educacional muitas vezes as leva para o outro lado.

A partir dos 14 meses de idade, as crianças já têm desenvolvida a capacidade cognitiva de ajudar e colaborar. Promover essa dimensão desde cedo nos permitiria moldar uma sociedade mais respeitosa.

Os pais querem filhos vencedores

Há um livro muito interessante chamado Playing to Win: Raising Children in a Competitive Culture (2013). Nesse trabalho, a socióloga Hilary Friedman nos fornece alguns dados muito relevantes sobre os estilos de criação atuais.

Os pais investem cada vez mais dinheiro para que seus filhos pratiquem atividades competitivas. O que os pais de hoje anseiam é conquistar filhos. Não lhes interessa que amem futebol, dança, basquete, patinação artística ou xadrez. Eles anseiam que seus filhos ganhem troféus, sejam os melhores. Educar para a competitividade é uma via de mão dupla. Por um lado, eles querem se sentir orgulhosos de seus pequeninos.

Por outro lado, entendem que ter um filho competitivo é aumentar a probabilidade de que amanhã essa criança tenha habilidades fortes o suficiente para alcançar o sucesso. Afinal, desenvolver uma mentalidade competitiva é educar no esforço, superar desafios e motivação constante.

No entanto, essa regra de três nem sempre funciona. Crianças criadas na pressão de serem as melhores muitas vezes acabam sendo as mais infelizes.

Muitos pais “subornam” até mesmo seus filhos. Eles os incentivam a serem os melhores da classe ou a ganhar troféus ou medalhas em esportes em troca de recompensas, como brinquedos, tecnologia ou viagens.

As crianças não querem ser as melhores, elas só querem se divertir

Há um fato notável que Friedman enfatizou em seu livro. Quando se perguntava às crianças o que elas preferem, se competir ou cooperar, elas dizem que preferem cooperar. O que os mais pequenos procuram nas competições desportivas é divertir-se com outras crianças. O objetivo que elas geralmente têm é fazer amigos, se divertir, se conectar socialmente com seus pares.

A pressão para competir e vencer gera estresse e altos níveis de ansiedade. Meninos e meninas que são pressionados desde a infância a serem os melhores em tudo o que fazem por parte de seus pais nem sempre alcançam sucesso acadêmico. Eles geralmente mostram um risco maior de desenvolver depressão.

Educar nossos filhos na obrigação constante de alcançar realizações e méritos não levará diretamente nossos filhos à excelência. Esses tipos de dinâmicas podem distorcer a identidade da criança. Seu autoconceito dependerá exclusivamente do que alcançarem, não do que realmente são.

Nossa sociedade incute em nós a obrigação de sermos competitivos. Isso faz enaltecer e encher os vencedores de recompensas e críticas, e de desprezo e vergonha para os perdedores.

Uma criança está triste porque não sabe o que é melhor Competir ou cooperar
Incutir nas crianças os valores da competitividade como único mecanismo para alcançar o sucesso pode incutir nelas estresse e ansiedade.

Competir ou cooperar: o que é melhor?

Competir ou cooperar? O que devemos ensinar aos nossos filhos? A verdade é que ambas as esferas são igualmente decisivas. Educar em uma competitividade saudável em que a criança aprenda a melhorar a si mesma e lutar por um objetivo, é lícito e muito positivo. No entanto, o problema é quando a competitividade é desprovida de empatia e leva à agressividade.

É bom ter habilidades adequadas para ser competitivo e também é necessário aprender a ser cooperativo e solidário. Uma realidade que não deve estar em desacordo com a outra, nem ser o seu oposto. Mas como sociedade supervalorizamos a competitividade e com ela exaltamos quem ganha e desprezamos quem perde, quem não chega, quem fica para trás.

Se pensarmos bem, as pessoas mais felizes que conhecemos são aquelas que cooperam, que ajudam os demais, homens e mulheres que sabem conviver e que não estão focados apenas em ter sucesso ou alcançar objetivos. Deixe nossos filhos praticarem esportes e suas atividades favoritas, concentrando-se no que mais gostam: divertir-se, fazer amigos, desfrutar.


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  • Friedman, Hilary (2013) Playing to Win: Raising Children in a Competitive Culture. ‎ University of California Pres
  • Olson KR, Spelke ES. Foundations of cooperation in young children. Cognition. 2008 Jul;108(1):222-31. doi: 10.1016/j.cognition.2007.12.003. Epub 2008 Jan 28. PMID: 18226808; PMCID: PMC2481508.

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