Comportamentos de uma pessoa que se subestima

· setembro 26, 2016

Você se subestima? Talvez conheça esta noção como algo que seja sentido em relação aos outros. Subestimar as outras pessoas é algo bastante comum, mas e subestimar a si mesmo?

Muita gente se subestima constantemente. Isto é algo negativo pois nos impede de avançar em nossas metas e propósitos na vida. A subestimação acontece por uma baixa autoestima e uma pouca confiança e segurança em si mesmo.

Hoje vamos ver como se comporta uma pessoa que se subestima. Se você se sente identificado, lute para solucionar este problema! Não se permita viver a vida sempre sob a subestimação.

Não há dever que possamos subestimar tanto quanto o dever de ser feliz.
-Robert Louis Stevenson-

Características de quem se subestima

Rejeita os elogios

A modéstia pode ser um traço que o caracterize, mas a verdade é que a modéstia pode mostrar o quanto você se subestima. Um “não é nada“, “não é para tanto“, “não me importa” pode significar um verdadeiro problema.

pessoa-que-se-subestima-como-superar

Não se subestime! Aceite os elogios recebidos, pois se você os recebeu, certamente os merece!

Faz referências a outras pessoas

Se você é uma pessoa que se subestima, a sua forma de falar se caracterizará por fazer sempre referência a outras pessoas. Por exemplo, “o meu marido diz…”, “o meu professor disse que…”. Isto denota falta de segurança no que está dizendo. De fato, se você trabalha com o público ou em uma função comercial, a sua credibilidade brilhará pela sua ausência.

Com isso você também apoia as suas opiniões nos outros, e acaba se tornando cada vez mais vulnerável e inseguro.

Evita pensar em si mesmo primeiro

Quando foi a última vez que você se permitiu um capricho? As pessoas que se subestimam tendem a pensar que não podem se permitir certas coisas, como comprar um presente para si mesmas simplesmente porque querem fazê-lo.  

Nem tudo tem que ser para os outros, você também merece coisas boas! Dê a si mesmo a importância que você merece. Uma só vez! Tente. Não é ser egoísta, é gostar de si mesmo.

Os outros o veem de forma negativa

Quando você deixará de pensar que as pessoas riem de você? Um garoto ou garota que pede para sair com você já faz com que você pense “isto não durará muito, quando me conhecer se afastará de mim”. Uma cantada sincera lhe parece uma esmola, algo que lhe dizem para que você não se sinta tão mal pelo seu físico.

fofoca-caracteristica-quem-se-subestima

Seja seguro de si. Quando se der conta de que há sinceridade nas palavras dos outros, de que você não é o objetivo das risadas, você ficará mais forte e ganhará segurança. Não pense coisas que realmente não são. Você está se subestimando. Não permita isso!

Não acredita ser único

Outro pensamento e comportamento das pessoas que se subestimam é acreditar que não são únicas. Por exemplo, seguindo o exemplo de uma pessoa que convida outra para sair ou lhe dá um presente, a pessoa que se subestima pensará que o outro faz isso com todas.

“Não sou o único”, “Os outros são melhores”, estes pensamentos são muito comuns. Aqui está latente a insegurança. Você tem que acreditar em você. Você é único ainda que não acredite, pois não existem duas pessoas iguais.

Usa palavras pejorativas

Você mesmo já havia pensado nos apelidos que os outros criam para você. Por que você pensa dessa forma? Essas palavras negativas que surgem na sua mente só irão atrapalhá-lo.

Muitos comportamentos das pessoas que se subestimam se assemelham ao que fazem as pessoas que precisam sentir dor. Tenho esta fraqueza, este problema, e em vez de resolvê-lo me regozijo nele por mais que doa. É bom conhecer o seu problema a fundo, mas depois disso, o próximo passo é enfrentá-lo e superá-lo.

Esperamos que estes comportamentos tenham servido para determinar como se comporta uma pessoa que se subestima. Você descobriu que às vezes faz isso? Então trabalhe para solucionar esta situação!