Um coração gasto continua um coração

Um coração gasto continua um coração

18, maio 2016 em Emoções 877 Compartilhados
Cuidar do seu coração

Por mais que você não escute o seu coração, por mais que ele receba golpes sem parar, mesmo que você o desperdice e o maltrate, ele seguirá sendo seu coração, e estará ali para sempre, em seu peito, sofrendo por você.

Porque um coração pode se desgastar pelos problemas da vida, pelo sofrimento, pelo cansaço, pelo tédio ou pela dor, mas segue sendo sempre seu coração, sincero e íntimo, seu eu mais interior. 

O coração desgastado

Existe um grande número de eventos na vida que podem desgastar um coração. O sofrimento e a dor são inerentes ao ser humano, e com cada golpe que este órgão vital recebe, o desgaste cresce.

Você nunca sentiu estes golpes que a vida dá, e que parecem roubar um pedaço do coração no processo? E o pedaço é tão grande que é como se perdêssemos o fôlego e as forças para seguir em frente?

coração vermelho com lágrima

Um coração humano é golpeado milhares de vezes durante uma vida. Às vezes são pequenos tropeços, outras, grandes batalhas, mas ele continua ali, batendo, sempre mantendo a esperança, mesmo que você deseje ocultá-la.

Porque no fundo, cada um de nossos corações hospeda nossos mais profundos desejos. Um sonho muito íntimo, uma fantasia particular e própria, um objetivo e últimos desejos… que por mais que queiramos esquecer ou dissimular, seguem ali, imperturbáveis, formando parte de um órgão vital machucado que bombeia cada gota de sangue de nosso organismo.

Corações grandes

“Para um grande coração, nenhuma ingratidão o fecha, nenhuma indiferença o cansa.”
Compartilhar

Um grande coração, que ninguém sabe onde está e para onde vai, demora mais para se cansar. Aguentará todo tipo de maus-tratos com força e serventia, sempre fiel a si mesmo, com fôlego renovado diariamente.

Já que nosso coração é uma parte vital de nossa vida, e estará sempre assim, machucado, desgastado, cansado, sempre será bom escutá-lo, entendê-lo e tentar deixá-lo feliz.

Por mais que sintamos que nossa vida foge de nosso controle quando nos roubam um pedaço do coração ou o golpeiam com força, nunca devemos nos fechar aos seus anseios, desejos e adversidades.

Um coração é um órgão complexo

O coração é um órgão muito mais complexo do que qualquer um pode pensar ou sonhar. São muito os recursos que tem para tornar realidade nossos sonhos, e inúmeras as habilidades para se defender dos golpes da vida.

Por isso, mesmo desgastado, mesmo que pensemos que é o coração que nos faz sofrer, não é assim, pois ele somente responde ao seus desejos mais íntimos.

Quando alguém machuca e desgasta seu coração, não é você que está fazendo mal por escutá-lo, e sim a pessoa que o feriu, porque ela não escuta seu próprio coração, e acredita no poder de causar dano a outras pessoas.

Uma pessoa que escuta seu coração jamais receberá informações erradas, nunca terá vontade de machucar outras pessoas, ou a necessidade de ser feliz às custas dos demais.

menina feliz abraçando um coração

Um coração, por mais machucado que esteja, sabe entender os demais, sabe respeitar o próximo, conhece os desejos de outros corações e os compreende e ajuda, assim como deseja ser protegido e apoiado.

Por isso, é melhor esquecer que nosso coração está machucado e cansado, posto que ele, mesmo com o desgaste do passar do tempo, sempre encontra as energias para seguir em frente. Busca a felicidade na alma e faz uso dela para tornar sua vida mais plena e feliz.

Apesar de você acreditar que seu coração está muito machucado e que deve protegê-lo e escondê-lo para que não lhe façam nenhum mal, não cometa o erro de deixar de escutá-lo, porque a felicidade se origina neste órgão que sabe exatamente quais são seus desejos mais íntimos.

Escute seu coração em todos os momentos, esqueça o desgaste e aproveite todas as suas virtudes, porque somente assim você encontrará um lugar no mundo e poderá viver sorrindo esperando o futuro com uma alma cheia de esperança.