Qual é a cor da sua personalidade?

Qual é a cor da sua personalidade?

Última atualização: 07 Agosto, 2021

Nosso dia a dia é cercado por uma ampla gama de cores. Dentro deste espectro, estamos sempre acompanhados por algumas delas. Você pode fazer isso sem perceber, ou você pode estar bem ciente de quais tons são os que sempre vão com você, porque as cores e a personalidade estão intimamente relacionadas.

Cores intensas, quentes e sóbrias que, de certa forma, decoram as nossas vidas através das roupas, a cor do nosso carro, a pintura das paredes de casa, maquiagem e objetos que intuitivamente incorporamos à nossa volta, de acordo com as nossas cores preferidas. Mas por que eles nos atraem? Qual é a cor da sua personalidade?

A relação entre as cores e a personalidade

Pode parecer bobo à primeira vista, uma brincadeira com pouco valor científico. Mas, na realidade, pode-se dizer que o estudo da relação entre cores e personalidade conta com uma vasta bibliografia.

Estas pesquisas são realizadas especialmente por inúmeras empresas de psicologia e marketing que buscam investigar, por exemplo, como certas cores nos influenciam na hora de comprar, na escolha de certos produtos e não de outros, ou como favorecer certos estados por meio de certas cores.

As cores e a personalidade

Devemos ter em mente que as cores fazem parte de um espectro de luz e, como tal, certos tipos de energia emanam dependendo do seu comprimento de onda. Imagine, por exemplo, como você se sentiria ao entrar em uma sala pintada exclusivamente de preto. Ou o que você sente quando está em uma sala decorada em tons de verde ou azul. Não podemos negar que as cores emanam sensações e emoções. Então, vamos ver como elas estão associadas à personalidade.

Vermelho

Personalidades intensas, ativas e muito otimistas. Geralmente são personagens fortes, com clara inclinação para a competitividade no trabalho, com um certo toque de impulsividade e necessidade de controle.

São pessoas autoconfiantes, de personalidade aberta e intensa, mas como defeito, valeria a pena destacar justamente seus impulsos rápidos, às vezes não muito reflexivos.

Laranja

Você é muito sociável, mas mantém os seus limites? Você gosta de estar perto das pessoas, mas mantém uma certa seriedade e equilíbrio, é compreensível e muito acessível com aqueles ao seu redor.

Você tende a gostar de esportes, de movimento e aceitar pequenos desafios todos os dias. Você não é muito impulsivo, mas gosta de iniciar projetos com os quais se sinta envolvido e animado.

Mulher com balões coloridos

Amarelo

São pessoas muito criativas. Apesar da sua criatividade, eles mantêm um senso de lógica. Não é uma imaginação transbordante, mas sim racional e prática.

São perfis analíticos e muito críticos consigo mesmos, tanto que costumam ser muito exigentes também com as pessoas que os rodeiam. Eles controlam suas emoções muito bem.

Verde

Personalidades descontraídas que valorizam, acima de tudo, contribuir com os outros e que os outros contribuam com eles. Eles buscam a proximidade das pessoas e anseiam por se sentirem seguros e amados.

Às vezes, eles temem ser feridos por essa dependência, mas ainda assim, são bastante positivos. Também são pessoas que gostam que os outros reconheçam seus esforços e ações.

Azul

Equilíbrio e paz interior. Pessoas que tendem a se inclinar para essa tonalidade buscam, acima de tudo, tranquilidade e paz interior. Eles vivem de acordo com suas crenças e seus pensamentos, sem se importar com o que os outros pensam a respeito.

Eles não mudam facilmente, têm integridade e crenças arraigadas às quais não cederão. Personalidades fortes, mas relaxadas e muito equilibradas.

Garota soprando areia azul

Roxo

Uma pessoa organizada, muito sentimental e, acima de tudo, espiritual. São perfis muito sensíveis, porém, quando se machucam não o mostram facilmente, preferem ficar calados e não mostrar suas emoções naquele momento. Antes de refletirem, eles meditam e então colocam seus pensamentos em voz alta.

Eles refletem, pensam, buscam sua paz interior e também estão muito abertos para ajudar e orientar os outros. Costumam estar envolvidos em questões humanitárias.

Marrom

Enraizado na terra, no físico e no simples. São pessoas que amam a vida simples e natural, o conforto do dia a dia rodeados pelos seres que amam.

Cinza

Não é uma cor negativa, de forma alguma. Vamos deixar de lado o famoso termo pessoa cinza para ver personalidades equilibradas, calmas e um tanto conservadoras. Também são tão frias e racionais que raramente conseguimos irritá-las. Como defeito, vale destacar a passividade. Raramente saem da rotina para realizar planos complexos.

“A felicidade é como um laço; cada um escolhe a sua cor”.
-Noel Clarasó-

As cores e a personalidade segundo a psicóloga Carol Ritberger

A psicóloga Carol Ritberger é uma das especialistas na relação entre as cores e a personalidade. Em sua teoria, ela associa 4 tipos de personalidade a uma cor diferente: vermelho, laranja, amarelo e verde.

De acordo com Ritberger, todos podem ser classificados com base em seus estilos de liderança e estratégias de enfrentamento. Cada uma dessas quatro cores está relacionada a uma forma diferente de ver o mundo. Estes são:

Vermelho

A personalidade do vermelho está relacionada a indivíduos que buscam a realidade e a sinceridade acima de tudo. São pessoas diretas, realistas, destemidas e bastante meticulosas. Tendem a expressar tudo o que sentem e todos os planos que desejam fazer. Eles não confiam no que não podem ver e geralmente não acreditam no que não pode ser provado com certeza.

Laranja

Pessoas com esse tipo de personalidade são gentis, engraçadas e generosas. Eles tendem a estar atentos para garantir que as necessidades dos outros sejam atendidas e têm uma tremenda capacidade de ouvir e compreender os problemas dos demais.

Amarelo

Visionários, com espírito de liderança e motivados para a realização dos seus sonhos. A personalidade que corresponde ao amarelo segundo a teoria de Carol Ritberger está relacionada a boas habilidades sociais e uma alta capacidade de resolução. São pessoas altamente autoconfiantes e altamente motivadas.

Verde

Se alguma palavra pode definir essas pessoas, é intuição. Os indivíduos com esse tipo de personalidade são otimistas, livres e empáticos. São pessoas capazes de motivar os outros e que buscam constantemente o conhecimento de si para continuar se aprimorando dia após dia como pessoas.

Para concluir, é pertinente ter em mente que a psicologia das cores é um campo de estudo relativamente novo. Sua pesquisa tenta descobrir as implicações que cada tonalidade tem em nossa mente e seus processos mentais correspondentes.

Apesar de não haver uma ciência certa sobre esse campo de estudo, surgiram recentemente teorias que afirmam a existência de um efeito psicológico das cores em nossa tomada de decisão e na personalidade de cada indivíduo.

Pode interessar a você...
Você conhece os níveis de consciência e suas cores?
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Você conhece os níveis de consciência e suas cores?

A teoria integral da consciência de Ken Wilber defende que os seres humanos têm diferentes níveis de consciência e que cada um deles é de uma cor.