9 maneiras de alcançar a paz interior

A paz interior é a melhor forma de felicidade. Alcançá-la requer um marco: atingir o equilíbrio em um mundo excessivamente barulhento e complexo. Explicamos como fazer isso.
9 maneiras de alcançar a paz interior

Última atualização: 07 Agosto, 2021

Todas as formas de alcançar a paz interior terminam no mesmo caminho: o do bem-estar e da felicidade. Este estado de harmonia cognitiva e emocional é algo que todos desejamos alcançar. Com ele, tudo faz mais sentido e alcançamos aquele equilíbrio psicológico a partir do qual podemos tomar as melhores decisões.

Embora seja verdade que o termo “paz interior” muitas vezes tem conotações espirituais e filosóficas, a psicologia se dedica a isso há anos. Algo que devemos considerar primeiro é que atingir esse estado não depende de nossas circunstâncias externas. O bem-estar interno deve ser alcançado a partir de uma perspectiva interna, indo além do que nos acontece em um determinado momento.

Essa é a magia e também a dificuldade. Dado o turbilhão em que vivemos, é difícil orquestrar uma harmonia mental quando as preocupações pesam tanto, quando as mudanças são muitas e as incertezas infinitas. Portanto, vamos ver quais mecanismos podem nos permitir abraçar essa visão interna.

A paz é uma arte interna, não a procure fora.

Mulher refletindo sobre a vida

9 maneiras de alcançar a paz interior

Poderíamos definir a paz interior como um estado deliberado de calma psicológica que pode ser alcançado mesmo quando exposto a fatores estressantes. É importante nos determos nesse detalhe. Essa calma mental requer “estar bem” com as circunstâncias ao nosso redor. Trata-se de concentrar toda a energia em nós mesmos para apaziguar medos, preocupações e ansiedades e, assim, sermos capazes de ver o que nos rodeia com mais foco e perspectiva ao mesmo tempo.

Trabalhos de pesquisa, como o realizado na Universidade de Marburg, na Alemanha, destacam as contribuições da psicologia positiva nesse sentido. Fatores como emoções de valência positiva, propósitos de vida e bons relacionamentos influenciam esse objetivo. Todos temos o poder de desenvolver essa capacidade. Porém, para isso é necessário colocar em prática algumas dimensões e habilidades. Vamos, portanto, analisar uma série de maneiras de alcançar a paz interior.

1. Esclareça suas prioridades

Nem tudo a que você dedica atenção, tempo e preocupação é realmente importante. Se você pensar bem, há muitos elementos em sua vida que poderiam ser deixados para trás. Isso inclui ocupações e até pessoas. Aprender a economizar sabendo o que é realmente valioso, útil e significativo é a chave para a saúde mental.

2. Cuide das suas necessidades básicas

Ninguém pode alcançar o bem-estar, e menos ainda a felicidade, se não atender primeiro às suas necessidades básicas. Vamos lembrar a clássica pirâmide de Abraham Maslow e seus primeiros passos. Nenhum ser humano pode alcançar a plenitude e a paz interna se antes não cuidar corretamente da sua alimentação, seu descanso, da qualidade das suas relações sociais e afetivas…

3. Maneiras de alcançar a paz interior: compromisso consigo mesmo

Uma das maneiras de alcançar a paz interior é lembrar que somos as pessoas mais importantes em nossas vidas. Às vezes, passamos tanto tempo priorizando os outros e as suas necessidades que já nos vemos como atores coadjuvantes em nossa própria história. Porém, você é o protagonista da sua realidade e é decisivo que se comprometa com o seu bem-estar.

4. Uma mente que sabe como controlar a ansiedade

A mente ansiosa está cheia de ruídos, preocupações, pressões, pensamentos catastróficos e medos irracionais. Para encontrar a paz e a calma, é essencial aprender a controlar a ansiedade. Algo assim implica desde regular as emoções até favorecer uma adequada reestruturação cognitiva para mudar as formas mais distorcidas de pensar.

5. Contato com a natureza para alcançar a paz interior

A interação regular com a natureza é uma das melhores maneiras de alcançar a paz interior. Estudos como o publicado na revista Frontieres in Psychology falam sobre essa conexão entre natureza e felicidade que todos devemos promover.

Há duas formas de fazer isso. A primeira é caminhar todos os dias por um ambiente natural: campo, montanha, parque, praia, etc. A segunda é passar vários dias em um retiro na natureza, como uma casa rural. Isso é tão catártico quanto benéfico.

6. Fechar questões pendentes

Os negócios inacabados têm muitas formas e, acima de tudo, arestas que nos impedem de respirar e descansar a mente. Rancores, não ousar dizer certas coisas, os pesos de ontem ou aquele problema que adiamos há muito tempo são, sem dúvida, aspectos que devem ser travados e encerrados.

É essencial deixar de lado as frustrações, ódios e arrependimentos do passado. Encarar o que nos preocupa na hora certa e ter a coragem de dizer o que sentimos também são formas de alcançar a paz interior.

7. Seja grato pelo que você tem

Ao seu redor existem coisas, pessoas e dimensões que são muito bonitas e significativas. Às vezes, no caos do dia a dia, no balanço das ansiedades, pressões e preocupações, esses pilares que dão sentido à nossa existência se confundem.

Ser grato pelo que você tem é dar presença e valor ao que é importante para você. Agradeça por ter o que lhe dá sentido e felicidade, seja grato por estar vivo e ter uma nova oportunidade a cada dia de fazer o que você deseja.

Mulher com a mente iluminada

8. Desista de lutar pelo que não faz mais sentido: há batalhas que não valem a pena

Às vezes, passamos grande parte da nossa existência lutando batalhas que já começam perdidas. Por exemplo, queremos que nossos pais nos apreciem mais. No entanto, nem sempre será possível que certas pessoas mudem de um dia para o outro. É difícil que quem nunca o levou muito em consideração comece a fazer isso agora.

Outra batalha perdida é, por exemplo, esperar que as situações melhorem no trabalho. Às vezes, assumir que as coisas não vão bem é a semente para que tudo fique melhor. Assim que nos tornamos totalmente cientes do fim de algo, começamos a nos mover para alcançar o que queremos e precisamos. Deixar de prestar atenção ao que não faz mais sentido também é uma forma de alcançar a paz interior.

9. Supere o medo

A coragem diante do medo nos leva à felicidade. O bem-estar envolve apaziguar a angústia. Paz interior é saber que, aconteça o que acontecer, temos os recursos para enfrentar as dificuldades. Esse sentimento, o de se sentir competente para enfrentar o que o futuro pode trazer – seja bom ou mau – também é paz de espírito.

Não hesitemos em colocar essas dimensões em prática.

Pode interessar a você...
9 frases do budismo para encontrar a paz interior
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
9 frases do budismo para encontrar a paz interior

As frases do budismo contêm algo mais do que a essência de uma religião. Sua abordagem nos ajuda a promover uma felicidade baseada no equilíbrio.



  • Anderson, R. (2004). A definition of peace. Peace and Conflict: Journal of Peace Psychology, 10(2), 101-116.
  • Capaldi, C. A., Dopko, R. L., & Zelenski, J. M. (2014). The relationship between nature connectedness and happiness: A meta-analysis. Frontiers in Psychology, 5, 976.
  • Diener, E. (2000). Subjective well-being: The science of happiness and a proposal for a national index. American Psychologist, 55(1), 34.
  • Pérez, J. F. (2010). Ansiedad y respiración diafragmática. Enfermería integral: Revista científica del Colegio Oficial de Enfermería de Valencia, (89), 16-18.