As cores influenciam o seu humor - A Mente é Maravilhosa

As cores influenciam o seu humor

agosto 18, 2016 em Emoções 4 Compartilhados
As cores influenciam o seu humor

Muitas pesquisas revelam que as cores influenciam o estado de ânimo, contudo, não foi possível demonstrar cientificamente que elas são um elemento chave que ajuda na cura. Por isso, tratamentos como a cromoterapia são considerados terapias alternativas naturais, já que não cumprem os requisitos para serem consideradas parte da medicina tradicional.

O que está claro é que embora as cores não sejam o fator determinante para curar uma certa doença, elas podem mudar nossas emoções. As cores influenciam o estado de ânimo, mesmo que seja em um pequeno percentual.

Como as cores nos influenciam?

O vermelho, o laranja e o amarelo

O vermelho, laranja e amarelo são cores excitantes, que ativam e dão energia. Fomentam a atividade e dão ânimo. Indicadas para as pessoas que se sentem desmotivadas, com tendência ao desânimo. Se queremos dar uma sensação de otimismo, seria bom usá-los no inverno, já que visualmente fornecem calor e vivacidade.

Na hora de definir as paredes de um ambiente estas cores “acendem” e dão energia, podem ser usadas em locais onde desejamos fazer atividades e nunca em lugares onde quisermos obter calma e relaxamento.

O verde, o azul e o violeta

São cores sedativas que trazem tranquilidade. Fomentam o relaxamento. O verde, azul e violeta têm um efeito sedativo e trazem paz para a mente. São ideais para usar em entrevistas de trabalho, já que transmitem calma, sinceridade e responsabilidade.

O verde da natureza, o azul profundo do céu, o violeta elegante das flores, todas elas carregam a mensagem de cura emocional. Ideais para colocar em paredes de locais onde queiramos relaxar.

mulher-regando-jardim-cores

O branco e o bege

São cores neutras e frias. O branco e o bege são símbolos claros da pureza e da simplicidade. Ideais para colocar em locais onde quisermos máxima concentração. Não provocam mudanças emocionais e por isso o local ideal para pintar as paredes de branco é uma sala de estudo. Perfeito para usar no verão graças ao seu efeito refrescante.

O rosa e o fúcsia

O rosa claro transmite bondade, inocência e boas intenções, embora inconscientemente possa ser interpretado como imaturidade. Ideal para usar se você precisa que alguém confie em você para alguma coisa.

Quanto à decoração, costumam ser usados para a infância, mas muitas pessoas idosas adoram o rosa, já que esta cor simboliza o altruísmo, o bom coração e a sensibilidade.

O fúcsia, que é um rosa mais forte e poderoso, pode ser comparado às cores que ativam e dão energia, como o vermelho, laranja e amarelo, dos quais falamos no inicio.

O preto e o cinza

A cor preta transmite tristeza e pessimismo, mas na vestimenta traz elegância e seriedade. Não é recomendável usar no verão já que visualmente dá a sensação de calor e pouco frescor.

A cor cinza também traz tristeza, pessimismo e vibrações ruins. Na vestimenta tem um significado de independência, desconfiança, tédio, desânimo, ainda que também transmita respeito, profissionalismo e seriedade.

mulher-luz-e-cores-nas-mãos

Por que escolhemos uma cor ou outra para vestir?

Quando nos vestimos, inconscientemente costumamos fazê-lo em função das emoções que estivermos sentindo naquele momento. Se você é consciente do que cada cor transmite, pode mudar o seu humor. Normalmente quando alguém acorda negativo, sente abatimento e desânimo, terá a tendência de escolher cores apagadas e pessimistas, mas quando acordamos contentes e de bom humor, aí escolhemos cores alegres.

Se você fizer o contrário do que faria naturalmente, poderá mudar o seu estado de ânimo. Para isto, analise quais emoções você sente e vista-se de acordo com como gostaria de se sentir. Por exemplo, você acorda um dia e se analisa: “hoje me sinto sem vitalidade, mas justamente por isso vou colocar cor na minha roupa” e de repente você veste uma blusa vermelha e sorri.

Dessa forma, você mesmo se motiva à ação e a melhorar o seu ânimo. Mesmo que as cores não façam milagres, saiba que você terá contribuído para melhorar as suas emoções usando a cor que você precisar em cada momento. Se você acordar estressado e precisa relaxar, pode optar por cores relaxantes como o azul, o verde ou o violeta.

Também é importante considerar onde você precisa ir e que impressão precisa causar, já que não é a mesma coisa sair para um ambiente amigável e ir para uma reunião importante. Está provado que as cores influenciam o estado de ânimo, e mesmo que não seja com muita intensidade, cada grão de areia que você juntar a seu favor contribuirá para melhorar as suas emoções.

Recomendados para você