Filhos: dicas para criá-los com sabedoria

Criando filhos com sabedoria

Thiana Furtado 7, julho 2016 em Curiosidades 278 Compartilhados
Criando filhos com sabedoria

Não tenho filhos, mas permito-me criar um texto alicerçado à empatia que roubei do que constatei e constato.

Sabemos que criar um filho não deve ser para amadores, que somente seres humanos aptos, amadurecidos e adultos podem oferecer ao pequeno universo de uma criança um verdadeiro suporte, para que esta então possa equilibrar-se sobre as próprias pernas, e ter como consequência uma vivência natural, fecunda e saudável.

Pai e mãe devem estar cientes de que os filhos não devem ser somente uma extensão deles, mas que os futuros seres conscientes devem poder estabilizar-se nas incertezas, gerando a partir disso um novo paradigma que ofertará ao mundo novas e frescas experiências, que serão frutos de seu livre arbítrio.

Mas para que isso tudo não represente um enorme tiro pela culatra, é preciso que façam as partes que vos caibam.

Nossa missão com os filhos

É preciso educar almas.
E para educar almas, é preciso focar nos indivíduos que estão em constante evolução.
É preciso conhecer-se muito bem, é preciso que os seus valores mais apropriados sejam repassados, mantendo no coração a firme certeza de que em todos os preciosos momentos foi feito o melhor que poderia ser feito por eles.

educar os filhos

Sendo assim, estarão jogando sementes para que este planeta seja cuidado e perpetuado com o que de melhor puderam oferecer ao mundo. O mundo será, então, uma parcela de continuidade do que um dia acreditaram ser o melhor que puderam fazer em seus momentos únicos.

Momentos esses que lhes permitirão conviver com alguém que significa tanto. Não é necessário que culpem-se por seus possíveis e inevitáveis fracassos; eles são e serão necessários para o crescimento de uma plantinha que foi e sempre será regada, enquanto fizerem-se imprescindivelmente úteis.

Sejam cuidadosos, pois além de poder ter sido gerada uma preciosa vida, o valor que ela representa é de importância singular e ímpar. Ninguém aqui fará duas pessoas iguais, seus filhos serão únicos, emprestem a eles o melhor que têm guardado dentro de si.

Caráter, lealdade, amizade, força, paciência, coragem, resignação (quando se fizer necessária) e integridade serão os valores que encaminharão seus filhos para um caminho do bem.

Evitem críticas não construtivas, a crítica deve ser sempre edificante, e quando perderem a sua eficaz paciência, não se esqueçam jamais de que a vida que está a sua frente é preciosa, e que você, por muito tempo, será um espelho para essas vidas únicas, até que seja chegado o devido momento de caminharem por suas próprias pernas, e de serem responsáveis por tudo aquilo que guardam em suas mentes e em seus corações.

A vocês caberá sempre o papel sublime de oferecer o seu colo e o seu ombro amigo, protegendo-os deles mesmos, oferecendo-lhes um verdadeiro suporte emocional.

cuidar dos filhos

Mesmo que você não tenha recebido isso de maneira generosa e cuidadosa em sua infância, jamais se esqueça de que deve-se passar para frente somente aquilo que, no seu avaliar, seja considerado digno e justo de ser repassado. Caso contrário, conheça-se o suficiente para saber jogar no lixo o que não deve e merece ser dignificado.

Cuide-se, ame-se, pois somente assim você será capaz de amar verdadeiramente. Não seja uma pessoa problema para que o seu filho não seja o reflexo minucioso disso. Pois eles aprendem bem sobre o que são vocês, onde tantas vezes tenta-se ocultar isso até de si próprios. Valorize a força da natureza, oferecendo o prazer de poderem sujar as lindas mãozinhas de terra, não deixando, é claro, a prudência e o bom senso de lado.

Minha intenção não é oferecer um manual, mas passar para frente os valores que acredito serem importantes, e ressaltar que sentimentos verdadeiros são milagrosos. Crie vidas, seja progenitor de suas vontades, e que estas estejam afastadas de processos narcísicos se isso estiver enraizado em sua alma. Procure ajuda, se necessário, e nunca se esqueça de que os filhos devem ser criados para o mundo, jamais para vocês mesmos.

Desejo-lhes uma vida plena de muito amor, respeito e de valores verdadeiros, pois imagino que ser um educador de vidas vivas é uma tarefa nobre, e isso acarretará uma responsabilidade única.

Seja para os seus filhos tudo aquilo que no passado você gostaria que tivessem sido para você. Seja cuidadoso com a prole, pois as vidas que foram encaminhadas a você merecem todo cuidado, carinho e atenção.

Desejo-lhes muita boa sorte nesta tarefa sublime e única que é criar e educar um filho.
Desejo-lhes força e muito discernimento.
Paz e luz em vossos lares.

Thiana Furtado

Thiana Furtado é escritora e estudiosa da vida. Tem em si, as realizações necessárias para viver avida em sua plenitude. Saiba mais sobre Thiana em: https://www.facebook.com/Thiana-Furtado-Literatura-1536818046532155/

Ver perfil »
Recomendados para você