5 curiosidades sobre a ansiedade

5 curiosidades sobre a ansiedade

Última atualização: 26 abril, 2022

“Respirar devagar é como uma âncora no meio de uma tempestade emocional: a âncora não fará a tempestade ir embora, mas o manterá firme até que ela passe.”

(Russ Harris)

De acordo com uma notícia, foi inventado um sutiã que permite controlar a ansiedade. Parece estranho para você? Bem, essa não é a única informação que vamos te contar neste artigo! Você aprenderá coisas realmente incríveis sobre uma das emoções mais frequentes, a ansiedade.

Como você certamente sabe, tanto a ansiedade quanto o estresse têm consequências negativas em nosso corpo e mente. O pior de tudo é que é mais frequente do que imaginamos.

Pessoas muito ansiosas, por exemplo, podem comer compulsivamente; mas não qualquer tipo de alimento, geralmente aqueles que contêm mais gorduras ou açúcares. Esse “comer ansioso”, como é chamado, não elimina os sintomas para sempre, mas os atenua.

Há também pessoas que roem as unhas, que não conseguem dormir, que movem os móveis da casa, que saem correndo às 3 da manhã, que cozinham para um batalhão, etc.

A verdade é que cada pessoa vivencia a ansiedade à sua maneira, e procurará mil e uma formas de amenizá-la.

comida ansiedade

A roupa interior que reduz a sua ansiedade

Este é o primeiro fato curioso deste artigo: um grupo de pesquisadores vem estudando como uma peça íntima como um sutiã pode ter outra função além de nos vestir (como se isso não bastasse). Embora ainda seja um experimento e não esteja à venda, este sutiã parece ser a solução para problemas de ansiedade nas mulheres.

Essa roupa íntima tem a capacidade de identificar mudanças de humor nas mulheres, pois analisa o comportamento da pele, os batimentos cardíacos e a respiração. Também está equipada para fazer um eletrocardiograma sem fio ou móvel. Mudanças no humor são detectadas com base em sinais físicos.

Possui sensores que podem ser removidos sem problemas para lavá-lo ou usá-lo em outras. No entanto, uma das desvantagens atuais da invenção é que ela não possui autonomia suficiente (apenas 4 horas).

Quando começar a ser comercializado, quem o usar poderá receber uma notificação no celular avisando que seus níveis de ansiedade estão começando a aumentar, evitando assim atingir um pico de ansiedade.

Curiosidades sobre a ansiedade

Se as novidades do sutiã não terminaram de te surpreender, esses dados vão realmente chamar sua atenção:

-A ansiedade tem a capacidade de alterar nosso olfato: quando estamos ansiosos, todos os aromas e cheiros nos parecerão “feios”.

O sistema olfativo aumenta sua capacidade de ativação e conseguimos encontrar cheiros que não gostamos em nenhum canto. Embora isso possa ser bom se formos limpar a casa, não seria tanto se formos preparar a comida, por exemplo.

-Se você se exercitar, diminuirá a ansiedade: pode não ser algo desconhecido para a maioria, mas é um fato que vale a pena analisar.

Se você fizer uma corrida de 20 minutos, andar de bicicleta ou caminhar no momento em que sua ansiedade começar, você se sentirá cada vez mais calmo quando voltar para casa. Durante esse tempo, você liberará as tensões.

Lembre-se que praticar esportes não é apenas bom para sua saúde física, mas também mental.

fazer exercício

-Se você estiver ansioso, perderá o equilíbrio: imagine o que aconteceria com um malabarista ansioso! Além das brincadeiras, a verdade é que se você estiver muito ansioso, sentirá tontura sem motivo aparente, poderá cair na rua, por exemplo.

Isso se deve ao grande desequilíbrio pelo qual seu corpo está passando. Nesse momento, é bom que você feche os olhos, comece a respirar profundamente pelo nariz e deixe o tempo passar um pouco, antes de retornar às suas atividades.

ansiedadecuriosidade2

-Pessoas com ansiedade são mais inteligentes: finalmente uma boa notícia!

Existe uma grande relação entre ansiedade e inteligência verbal ou linguística. Certamente é porque a ansiedade aumenta a velocidade do pensamento.

Pode interessar a você...
Bloqueio mental devido à ansiedade: o que podemos fazer?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Bloqueio mental devido à ansiedade: o que podemos fazer?

O bloqueio mental devido à ansiedade é um fenômeno muito comum, mas às vezes pode nos levar a situações mais complicadas.O que podemos fazer?