Curiosidades sobre o riso

Não importa nem a cultura nem a época, todos rimos da mesma maneira. É um gesto simples, mas que de alguma forma nos reúne mesmo com aqueles que pensamos que são muito diferentes de nós. Curioso, não é?
Curiosidades sobre o riso
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 18 maio, 2023

O riso é considerado uma conquista evolutiva que apenas chimpanzés, orangotangos e humanos alcançaram. Acredita-se que seja uma espécie de sublimação do grito de triunfo quando um adversário é derrotado. Especialistas indicam que sempre há uma pitada de agressividade ao rir, pois representa, de uma forma ou de outra, reafirmar-se sobre o outro.

É possível rir por diversão, mas também por estresse. Ainda assim, mesmo que a risada seja falsa, ela estimula sentimentos e emoções positivas. Por isso é considerada uma forma de melhorar o humor e, ao mesmo tempo, fortalecer o sistema imunológico. Vejamos outras curiosidades do riso.

O tempo gasto rindo é o tempo gasto com os deuses.”

-Provérbio Japonês-

Mulher afro-americana sorri ao pôr do sol
O riso favorece a liberação de endorfinas, substâncias relacionadas à sensação de bem-estar.

Rir: uma fonte de saúde

O riso é um remédio natural. Em um estudo realizado pela Universidade de Oxford, constatou-se que existe uma correlação entre o riso e a tolerância à dor física. Isso porque rir provoca a liberação de endorfinas, substâncias que agem como analgésicos naturais. Esta informação é muito importante em algumas circunstâncias, como no dia a dia de pessoas que sofrem de uma doença crónica.

Esse não é o único efeito benéfico do riso na saúde. Uma pesquisa da Universidade de Maryland descobriu que rir favorece o funcionamento do sistema circulatório. Se uma pessoa assiste a um filme dramático, os vasos sanguíneos se contraem. Por outro lado, se você assistir a uma comédia, os vasos se dilatam, o que aumenta o fluxo de sangue e oxigênio por todo o corpo.

Como se isso não bastasse, outro estudo indicou que o riso frequente prolonga a vida. Parece que os risonhos têm até 40% menos problemas cardiovasculares do que os que riem pouco. Isso significa que eles têm uma expectativa de vida de quatro anos e meio a mais do que a média.

Bem-estar psicológico

O riso é saudável fisicamente, mas também mentalmente. Quando rimos, os circuitos de recompensa do cérebro são ativados, o que aumenta a liberação de hormônios associados ao bem-estar. Em outras palavras, mesmo que pareça um lugar-comum, rir nos deixa felizes.

Rir é um ato relaxante que produz uma sensação de alívio, especialmente quando você ri alto e com muita sinceridade. Tanto assim, que o efeito do riso no cérebro foi comparado com o produzido pela meditação e pelo sono.

Há uma sensação de descanso e equilíbrio depois de rir. O riso também foi encontrado para melhorar a memória. Memórias engraçadas tornam-se muito sólidas na mente, a ponto de permanecerem frescas, mesmo anos depois. Então, uma boa forma de aprender a lição é associando-a a algo engraçado que te faça rir.

homem atraente sorrindo
O efeito do riso é semelhante ao da meditação e do sono.

Outras curiosidades do riso

O riso também pode se tornar uma atividade física interessante. Estima-se que rir alto por 10 minutos queima cerca de 40 calorias, o que equivale a uma pequena barra de chocolate. Se fosse feito diariamente, em um ano permitiria que você perdesse cerca de 2 quilos. Deve ser levado em consideração antes de iniciar a próxima dieta.

Verificou-se que o ser humano tem suas primeiras gargalhadas dentro do ventre da mãe. Porém, esse gesto só é consolidado e utilizado como resposta de prazer ou diversão a partir dos 3 meses de idade. Aliás, tudo indica que as crianças riem cerca de 300 vezes por dia, enquanto um adulto médio faz 20. Bendita infância!

Uma investigação descobriu que rimos com mais facilidade se estivermos acompanhados de outras pessoas que riem. Assim, tudo indica que o riso é contagioso. Já aconteceu de você começar a rir com alguém e depois não conseguir parar quando olha para essa pessoa rindo? É assim que funciona.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Dunbar RI, Baron R, Frangou A, Pearce E, van Leeuwen EJ, Stow J, Partridge G, MacDonald I, Barra V, van Vugt M. Social laughter is correlated with an elevated pain threshold. Proc Biol Sci. 2012 Mar 22;279(1731):1161-7. doi: 10.1098/rspb.2011.1373. Epub 2011 Sep 14. PMID: 21920973; PMCID: PMC3267132.
  • Miller M, Fry WF. The effect of mirthful laughter on the human cardiovascular system. Med Hypotheses. 2009 Nov;73(5):636-9. doi: 10.1016/j.mehy.2009.02.044. Epub 2009 May 27. PMID: 19477604; PMCID: PMC2814549.
  • “Laugh Lots, Live Longer” in SA Mind 27, 5, 17 (September 2016) doi:10.1038/scientificamericanmind0916-17b.
  • Wang, S. (2006, 1 febrero). Contagious Behavior. Association for Psychological Science – APS. https://www.psychologicalscience.org/observer/contagious-behavior.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.