5 defesas mentais

O que são defesas mentais, a que nível funcionam e como as colocamos em ação? Este artigo conta tudo sobre elas!
5 defesas mentais
Gorka Jiménez Pajares

Escrito e verificado por o psicólogo Gorka Jiménez Pajares.

Última atualização: 20 fevereiro, 2023

Como você se protege da dor? Você sabe como sua mente inconsciente o protege? Todos nós temos diferentes defesas mentais que atuam como mecanismos de ativação para nos proteger de eventos altamente estressantes. Geralmente são inconscientes, ou seja, são mobilizados antes que tenhamos consciência da dor, estupefação ou confusão que uma situação pode gerar. Quando ativado, nosso eu inconsciente nos protege.

O objetivo das defesas mentais é nos fornecer todo um arsenal de ferramentas que nos permitam amortecer o impacto de eventos que podem ser potencialmente traumáticos. Elas são adaptativas na maneira como fazem isso, embora possam se tornar patológicas quando nos impedem de nos desenvolver em áreas que são significativas para nós, como a interpessoal, acadêmica ou profissional.

Ao longo deste artigo vamos explicar algumas das estratégias que provavelmente já usamos em algum momento da vida. Elas nascem da mão de Sigmund Freud e da psicanálise e, para ele, são a origem de nossa personalidade. Nesse sentido, é possível que nos identifiquemos mais com algumas do que com outras. Também é possível que, depois de lê-las, passemos a identificá-las com mais frequência em nosso dia a dia.

“Quanto mais perfeita uma pessoa é por fora, mais demônios ela tem por dentro.”

-Sigmund Freud-

Nossas defesas mentais podem ser classificadas em dois grandes blocos. De um lado, temos aquelas que envolvem a fuga diante da angústia, como a repressão. Por outro lado, encontramos aquelas que aludem ao fato de tentar enfrentar ou mesmo controlar o que se teme, como é o caso da intelectualização.

Mente com um homem dentro
Nossa única certeza é a autoconsciência.

1. A repressão

Suprimir algo significa “cortar seu acesso à consciência”. Desta forma, nosso eu é separado dos pensamentos que nos causam ansiedade, porque os evitamos, os encolhemos e os empacotamos.

O destino desses pensamentos são as profundezas de nossa mente. Quanto mais profundo for, mais difícil será para nós acessá-lo e, aparentemente, menos sofreremos. No entanto, apesar de sua eficácia, isso é perigoso. O que evitamos elaborar e enfrentar tem o potencial de crescer e ameaçar confundir nossas mentes no futuro de maneira mais intensa.

“Um dia, em retrospectiva, os anos de luta parecerão os mais belos para você.”

-Sigmund Freud-

2. Identificação projetiva

Por exemplo, se estamos passando por um momento ruim, onde não estamos tratando as pessoas ao nosso redor exatamente bem, podemos nos defender dizendo que são elas que nos tratam mal, quando elas apenas respondem de acordo com a forma como os tratamos. Essa defesa mental geralmente ocorre quando pensamos que o outro tem uma qualidade, positiva ou negativa, que na verdade é nossa.

É uma forma de defesa interpessoal, que surge e é ativada nas relações com outras pessoas. É uma forma inconsciente de manipulação cujo objetivo, embora inconsciente, é prejudicar e controlar a outra pessoa porque o resultado é que a outra pessoa assume, acredita e sente que possui essa característica.

“Somos o que somos porque fomos o que fomos.”

-Sigmund Freud-

3. Sublimação

Quantas vezes você sentiu necessidade de escrever, cantar ou desenhar ao sentir desconforto? Sublimar a dor e a frustração envolve substituir essas emoções e transformá-las em um objeto social e eticamente aceitável. Ao invés de evitá-la ou reagir agressivamente à situação que nos causa ansiedade, nós a reelaboramos, damos a ela um sentido que se imprime em uma produção.

“Não poderíamos dizer que cada criança que brinca se comporta como um escritor criativo, no sentido de que cria um mundo próprio, ou melhor, reorganiza as coisas em seu mundo de uma nova maneira que lhe agrada?”

-Sigmund Freud-

4. Intelectualização

Intelectualizar uma situação dolorosa significa raciocinar demais. Há momentos na vida em que podemos querer exercer um controle férreo sobre os conflitos pelos quais estamos passando e as emoções que eles produzem. Para fazer isso, nós os analisamos e geramos uma infinidade de argumentos que favorecem nossa própria opinião, sem considerar as evidências contra ela e sem prestar atenção às emoções que sentimos.

“O resultado é que nos desconectamos da parte emocional do evento e o vivemos pela metade.” Por exemplo, diante da infidelidade de um parceiro, podemos enumerar toda uma série de razões que justificariam esse comportamento, porque é menos doloroso do que entrar em contato com o sentimento de traição e a dor que a acompanha.

“A voz do intelecto é suave, mas não descansa até que tenha uma audiência.”

-Sigmund Freud-

homem pensando

5. Condensação

Essa defesa mental está intimamente ligada à primeira que mencionamos, a repressão. O que reprimimos e relegamos para o fundo da nossa mente costuma aparecer em nossos sonhos. Para Freud, o sonho é uma importante via de acesso ao inconsciente por meio da qual se manifestam as lembranças e emoções que reprimimos. Nesse sentido, o inconsciente é um depósito de memórias, imagens e afetos que acessam a consciência por meio do sono.

Uma pergunta interessante que podemos nos fazer diante do conteúdo curioso, assustador ou agradável de nossos sonhos é: o que esse sonho significa para mim? Deixar nossa mente vagar pelo significado do sonho que tivemos permite a livre associação. Segundo Freud, a associação livre ajuda a evidenciar as lembranças, os afetos e as situações que reprimimos. Isso as traz à tona para que possamos processar a informação e dar-lhe significado.

Todas as defesas mentais descritas são mecanismos que nos protegem. São formas inconscientes de defesa contra eventos intensamente carregados de afeto. E você, se identifica com alguma delas?

“Sonhar, em resumo, é um dos dispositivos que usamos para contornar a repressão, um dos principais métodos de representação indireta da mente.”

-Sigmund Freud-


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  • Bleichmar, H. (2006). Hacer consciente lo inconsciente para modificar los procesamientos inconscientes: algunos mecanismos del cambio terapéutico. Aperturas psicoanalíticas, 22.
  • Bleichmar, H. (2001). El cambio terapéutico a la luz de los conocimientos actuales sobre la memoria y los múltiples procesamientos inconscientes. Aperturas psicoanalíticas, 9(2).

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