Quando você deixa de esperar, a sua vida muda

Quando você deixa de esperar, a sua vida muda

março 16, 2016 em Emoções 13521 Compartilhados
Quando você deixa de esperar, sua vida muda

Gosto de agir de forma simples diante da vida, diante da minha vida. Uma das minhas tarefas diárias consiste em libertar a consciência das minhas esperanças ou promessas eternas e do que elas podem gerar na minha vida. Percebi que usava grande quantidade de energia ao me “ver” na situação futura que desejava. Eu me concentrava muito para fazê-lo.

Então tomei a decisão de deixar de viver esperando e não esperar algo de mim. Assim que você toma esta decisão o seu coração respira aliviado e a sua alma começa a viver verdadeiramente. Em geral, nos concentramos em como temos que viver, sem perceber que só por isso nos condicionamos, e na verdade não vivemos. Encarceramos a nossa alma e a robotizamos.

Assim, um dia decidi deter os pensamentos sobre a minha pessoa, sobre o que eu mesma esperava de mim, de todas as minhas esperanças e ilusões. Decidi deixar de criar expectativas e viver nelas constantemente, para me concentrar no que acontecia a cada momento e poder desfrutá-lo, em vez de ficar esperando.

“O passado já fugiu, o que se espera está ausente, mas o presente é seu”.
-Provérbio árabe-

Pare de esperar algo dos outros

Portanto, decidi deixar de esperar algo dos outros. Pois fazer com que as pessoas ao seu redor lhe valorizem, que o seu cônjuge lhe entenda, que você mesmo se entenda e que os outros confiem em você, no seu potencial e no seu saber fazer… nem sempre é uma tarefa fácil.  Aprendi que o mais importante é que eu acredite em mim, e que se fizer alguma coisa, não seja esperando nada em troca, e sim porque realmente tenho vontade.

mulher-procurando-algo-em-arvore

Não espere o dinheiro no seu dia a dia

Antes me concentrava em quantidades elevadas de dinheiro como consequência de grandes oportunidades de trabalho que esperava com muita expectativa. Percebi que quanto mais desejava o material, menos a vida me dava e menos ainda eu avançava para esse estado. Então, aceitei de bom grado o que tinha e entendi que não precisava de mais para me sentir bem comigo mesma ou ser feliz.

Percebi que não estava desfrutando nem saboreando o que tinha nesses momentos, porque a única coisa em que me focava era no futuro, em quando eu tivesse mais e ganhasse mais. Enquanto isso, perdia o tempo mais importante, o instante presente.

Deixe de esperar que tudo seja perfeito

Para que esperar que tudo seja perfeito? Na verdade, pensando assim percebi que não estava sentindo a minha verdadeira paz interior. Aquela que todos nós temos alojada em nossas almas e coração por nascimento. A nossa essência e presente como seres humanos que somos, únicos e extraordinários.

Quando você deixa de esperar que tudo seja perfeito, deixa de depender do entorno para tirar à luz o seu verdadeiro poder, a serenidade e o seu equilíbrio interior. O que nada nem ninguém poderá jamais alterar… A perfeição não existe, eu me cansei de tentar buscá-la.

Não pense no dia de amanhã

Comecei a pensar na ideia de dizer para mim mesma que “acontecerá o que tiver que acontecer, e tudo por um motivo excepcional”.

Todos temos planos. Eu mesma tenho metas incríveis, mas quando você valoriza a sua vida sob este lema, passa a perceber as grandes oportunidades que na verdade esta tem para lhe dar. E seus planos se transformam em pouco em comparação com essas oportunidades.

Existe algo que levo agora comigo e é que as expectativas detêm a energia e nos focam em apenas poucos caminhos e opções. Essas possibilidades, além disso, costumam já estar na sua mente. A sua energia se bloqueia então pensando unicamente em “como” em vez de pensar “para quê”.

Sempre estava esperando algo. A minha mente criava uma cadeia de eventos que eu queria que acontecessem na minha vida, e portanto a minha cabeça estava sempre trabalhando sob pressão para continuar cumprindo com as minhas expectativas e não me esquecer de nada. O meu corpo estava sempre em completo funcionamento me perguntando o que teria que acontecer e que coisas poderia fazer para conseguir aquilo que ansiava.

casal-caminhando-sob-as-estrelas

E tudo porque não sabia exatamente como conseguir aquilo que estava esperando de mim mesma. Mas, sabe o que é mais curiosoQuando deixava de pensar nessa cadeia mecânica, começavam a aparecer uma sucessão de respostas e ideias excepcionais que me permitiam conseguir as coisas de forma mais simples.

Eu me cansava física e emocionalmente em excesso quando me propunha algo. Era como me preparar para uma maratona que me decepcionava e levava embora um pedacinho da minha vida. E é paradoxal: O que eu mais desejava, durante o processo para consegui-lo, levava embora parte da minha energia vital. Não faz sentido, você não acha?

Depois de entender todos os pontos anteriores na minha mente, e chegar ao acordo com ela de que era o que a minha alma precisava e o meu coração desejava, a minha vida começou a se encher de novos presentes que vinham por conta própria. Comecei a considerar que antes eu não apreciava o que a vida estava me presenteando, já que estava constantemente procurando a resposta para a pergunta “como conseguir?”

E agora, para finalizar, conto o segredo de que decidi deixar de controlar a minha vida e de me empenhar tanto em investigar como as coisas iriam acontecer. Tudo acontece no ritmo em que acontece é porque tem o seu próprio tempo, inalterável e simples. Quando entendemos isso, podemos apreciar como sentir a vida e como fluir sem esperar nada, somente viver e ser você mesmo verdadeiramente.

“Confie no tempo, que costuma dar doces saídas a muitas dificuldades amargas.”
-Miguel de Cervantes-

Recomendados para você