A depressão não entra onde existe bom humor

· abril 19, 2016

Uma das melhores terapias para eliminar a depressão é o bom humor. O riso ajuda a enfrentar as tristezas, curar as doenças e fortalecer o sistema imunológico. Por isso, não podemos deixar de sorrir, mesmo que estejamos tristes. Algumas pessoas nos dizem para “ver o copo meio cheio ao invés de meio vazio” nas situações difíceis, mas a verdade é que rir afasta muitos males.

A depressão é uma das principais razões que nos leva a consultar um psicólogo. A terapia nos ajuda a conhecer os motivos dessa depressão e nos oferece ferramentas que nos ajudam a sair dela.

A depressão não se acaba se for reforçada

Isto parece óbvio, mas é difícil colocar em prática. Se estamos deprimidos, focamos a nossa atenção nos sentimentos tristes e angustiantes ao invés de pensarmos em coisas agradáveis. O choro e a desmotivação são mais frequentes do que o riso e a energia.

Precisamos tentar mudar isto. Como? Mantendo o bom humor elevado. Rir dos problemas é um grande incentivo. Muitos estudos têm demonstrado que o riso tem uma influência direta sobre a forma como nos sentimos e a atitude que tomamos para enfrentar as dificuldades. Podemos dizer que é um ingrediente que funciona muito bem em todos os estados de espírito negativos.

Se em vez disso, reforçarmos a depressão, entraremos numa espécie de círculo vicioso, onde a tristeza e a preguiça vão se acumulando e fica muito difícil sair desse “buraco negro” que nós mesmos criamos. Lembre-se de que a depressão, além de ser uma doença, é um estado de ânimo do qual somente conseguimos sair com muita força de vontade, com motivação para iniciar atividades que, no início, não queremos executar.

mulher-em-depressao

A depressão e a doença

A tristeza não é somente uma sensação horrível no peito ou um aperto na garganta, mas ela afeta o nosso corpo em todos os níveis, incluindo o mental e espiritual, e traz consequências negativas sobre a nossa saúde física. Uma pessoa deprimida é mais vulnerável a doenças e a contrair todos os vírus presentes no ar.

É muito comum ficar resfriado, as feridas não se cicatrizam, a pele se enche de espinhas, surge a falta de apetite, a vontade de dormir o dia todo, e falta de energia para fazer qualquer tipo de atividade… Tudo isso por estar deprimido. É imprescindível manter a depressão o mais longe possível se você deseja um sistema imunológico forte e saudável.

Depressão e terapia positiva

Quando a depressão é diagnosticada, o próximo passo é encontrar uma técnica que resolva ou diminua o problema. Na área da psicologia existem muitas terapias que podem ajudar, como a “terapia positiva”, que tenta encontrar todos os recursos benéficos para o paciente.

Por exemplo, é aconselhável manter um “diário de gratidão”, onde podemos escrever todas as coisas boas pelas quais somos gratos: a família, o companheiro, o trabalho, a casa, a saúde, os amigos, etc.

Neste diário de gratidão devemos ser muito objetivos em nossas anotações, de forma que possamos complementá-lo com o passar do tempo. Por exemplo, ao invés de escrever que você é “grato por ter pais maravilhosos”, é muito melhor escrever que “tem pais que o ouvem e tentam compreendê-lo”. Então você pode complementar e escrever “sou grato porque meus pais cuidam de mim”.

mulher-sorrindo-com-chapeu

Os benefícios do bom humor e da gratidão

O bom humor e o senso de gratidão são duas vacinas eficazes contra a depressão. Será muito difícil entrar naquele círculo vicioso do qual falamos anteriormente se tivermos um filtro positivo quando observarmos aspectos da realidade que mais afetam o nosso humor.

Todos nós já nos surpreendemos com as reações de determinadas pessoas frente às situações difíceis: são pessoas que aceitam o que não podem mudar e treinam a sua resiliência diante dos momentos complicados.

Esta atitude não é gratificante somente para elas, mas consegue reforçar o seu círculo social e o apoio que recebe dos demais. O bom humor e o otimismo não são somente contagiosos, mas transformam o tempo que passamos com essas pessoas bem-humoradas em momentos muito agradáveis.