O destino é a sabedoria de saber escolher - A Mente é Maravilhosa

O destino é a sabedoria de saber escolher

dezembro 2, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
O destino é a sabedoria de saber escolher

Você acredita em destino? Você acha que existe um caminho predeterminado para cada um de nós? Às vezes pensamos que nossa vida já está condicionada e que não podemos fazer nada para mudá-la. Nada mais longe da realidade: o destino não é algo que está completamente escrito. Você tem a palavra final!

“Qualquer destino, por mais longo e complicado que seja, é constituído, na realidade, de um só momento: o momento no qual o homem sabe quem ele é para sempre.”
– Jorge Luis Borges –

Sou responsável pela vida que escolhi

Como seres humanos, às vezes somos muito irresponsáveis com as experiências e circunstâncias nas quais vivemos. É muito difícil ser responsável por algo de que não gostamos ou rejeitamos. Dessa forma, culpamos o destino pela nossa própria vida. Mas, quem escolheu essa vida por você? Isto é realmente culpa do destino? Não, a vida que você está vivendo é a que você, de forma livre, acabou escolhendo.

Ninguém tem uma vida predeterminada que deve ser vivida. Mesmo as circunstâncias que fazem com que ela seja tremendamente infeliz podem ser mudadas. O problema é que ficamos obcecados em olhar o lado negativo de cada situação, enquanto queremos sair de algo no qual não colocamos nenhum empenho.

Imagine que você não está contente com a situação que está vivendo agora em sua vida. O que o impede de mudar? São os limites que realmente existem ou é você quem os impõe? Você realmente está se esforçando para solucionar essa situação ou você está se deixando levar?

mulher-passaros

“Aquele que pode mudar seus pensamentos pode mudar seu destino”.
-Stephen Crane-

Todos os limites que nós podemos ver existem muito mais em nossa mente do que na realidade. Ou seja, nós mesmos nos limitamos porque não queremos nos esforçar em derrubar todos esses limites que se impõem a nossa frente. Porque sim, nós podemos derrubá-los. Não há nenhum limite que resista se assim você decidir. Sua mente é poderosa. Se você quiser alcançar algo, você vai conseguir.

Assuma o risco de viver

“Viver” é uma palavra que é dita de forma rápida, pois todos nós somos capazes de viver. Mas, é fácil? A verdade é que não, e isso torna-se pior quando não assumimos o risco que a vida supõe. Por que chamamos de risco? Porque é difícil, porque a vida não é um caminho reto, ela tem altos e baixos constantes.

Quando você assumir o risco de viver, vai saber que você é quem escolhe a vida que se apresenta a sua frente e que não existe nenhum destino que o obrigue a estar vivendo uma vida que você não deseja. Esta é uma forma muito cômoda de ver os problemas: “Não tenho possibilidade de mudança e tenho que me conformar com isso”.

folha

Não importa se você for jovem, adulto ou até mesmo idoso. Você vai encontrar dificuldades, dores, angústias e perdas em todas as etapas da sua vida. Diante disso, você pode se sobrepor, pois você tem a força e a capacidade necessárias para fazer isso. Mas, não coloque a culpa no destino. Viver tem algumas consequências e estas são apenas algumas delas.

“Pode ser que o destino te leve a mil caminhos, mas é você quem escolhe qual direção a sua vida deve tomar”.
Compartilhar

Também é importante assumir riscos durante a vida para mudar as situações que incomodam. Sair da  zona de conforto e decidir modificar tudo no presente momento é difícil e é um risco, porque você não sabe se tudo dará certo ou não. Você não está disposto a comprovar isso?

O destino se forma com as suas escolhas

Você se lembra da quantidade de vezes em que quis voltar atrás para mudar algo? Num passado que talvez não contenha atos dos quais você sente muito orgulho. Sim, você poderia voltar atrás, mas se tivesse agido de outra forma ou tivesse feito outras escolhas, seu destino seria diferente.

Nosso destino não está determinado, nós o estamos traçando pouco a pouco. Nós devemos fazer escolhas durante todas as etapas da nossa vida e, com cada escolha, abrimos um novo caminho. É importante fazer boas escolhas, mas também é importante errar e saber fazer escolhas diferentes.

Se nos dessem a opção de voltar atrás e mudar algum dos nossos atos, até a mínima modificação significaria uma mudança absoluta no presente. Então, seríamos conscientes do quão importante são as nossas escolhas e de que nosso destino muda com respeito a elas.

casal-voando

“O destino não é o que vai acontecer com você, mas sim o que você quer que aconteça”.
Compartilhar

Agora que você sabe que o destino depende das suas escolhas, assuma o risco de escolher e se equivocar. Tenha a coragem de enfrentar sua vida se ela não estiver de acordo com o que você deseja, e nunca se permita pensar que não pode fazer nada, porque você tem a palavra final.

Você mudaria o seu destino?

Recomendados para você