Logo image

12 dicas para pedir um aumento

7 minutos
Não sabe como pedir um aumento ao seu chefe? Gostaria de saber como ter sucesso? Abaixo, detalharemos um plano simples e eficaz para conseguir isso.
12 dicas para pedir um aumento
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater

Última atualização: 14 junho, 2025

Se você está se perguntando como pedir aumento, o segredo está no planejamento e na autoconfiança. Há quem veja esse ato como algo intimidador. É verdade, ninguém nega que pode ser uma situação um tanto incômoda e que, existe a possibilidade, de obter uma resposta negativa. Porém, como tudo na vida, quem não corre riscos não consegue o que merece.

O primeiro passo será sempre investigar as tendências salariais do seu setor. Além disso, conhecer a saúde financeira da empresa em que você trabalha também é um elemento decisivo. Depois, resta traçar uma boa estratégia para conseguir esse aumento monetário. Na leitura a seguir detalhamos todas as recomendações, para que você tenha sucesso e não falhe na tentativa.

«Em cada história de sucesso você encontrará alguém que tomou uma decisão corajosa».

Peter F. Ducker

Como pedir um aumento e fazer com que digam sim

Decidir e ter confiança suficiente para pedir um aumento é o principal ponto de partida. Não só existe a possibilidade de você conseguir isso; mas você pode melhorar sua autoimagem e desenvolver novas habilidades. Você não precisa ser um guru de negociação para conseguir isso, basta traçar um bom plano e encontrar o momento perfeito. Anote os melhores conselhos.

1. Conheça o salário de acordo com o seu setor

Para atingir seu propósito e não falhar em sua tentativa, a última coisa que você deve fazer é se apressar. Portanto, se você está se perguntando como pedir aumento salarial, a primeira coisa é investigar o mercado de trabalho para saber sua categoria profissional. Descubra quais são os valores salariais típicos para sua posição, experiência e localização. Isso lhe dará uma ideia realista do que esperar.

2. Conheça a saúde financeira da sua empresa

Mesmo que precise de um aumento, a verdade é que nem sempre existem as condições adequadas para tal. É fundamental que você investigue a saúde financeira da sua empresa. Sempre há sinais que você pode detectar para analisar se seria ou não adequado dar esse passo. A seguir detalhamos alguns desses indicadores:

  • Houve cortes?
  • Houve demissões?
  • Há atrasos nos pagamentos?
  • Investe-se menos em inovação?
  • Você ouve rumores de que as coisas estão dando errado?

3. Faça uma lista das suas conquistas

Se você está se perguntando como pedir um aumento, o segredo é lembrar que você merece. Combine confiança e valorize todas as suas conquistas e contribuições. As experiências de trabalho das pessoas influenciam sua autoestima e vice-versa, portanto, recapitular seus conhecimentos e sucessos o ajudará a reforçar essa visão positiva de si mesmo.

Faça uma lista de cada tarefa valiosa que beneficiou a organização. Talvez, graças às suas propostas e ideias, o número de vendas aumente. É possível que o seu profissionalismo também seja fundamental no dia a dia para resolver muitos incidentes. Não hesite em esclarecer e fazer um relatório sobre o assunto.

4. Escolha o momento certo

Ao longo do ano podem haver momentos ideais para pedir aumento salarial. No final de cada trimestre e após cada balanço podem ser momentos perfeitos. Além do mais, depois de uma conquista importante, apresenta-se um contexto de ouro que vale a pena aproveitar. Certifique-se também de que seu chefe seja receptivo e não tenha muitas obrigações.

5. Solicite uma reunião

Evite pedir um aumento repentinamente e sem antes solicitar uma reunião. Este pedido deve ser acompanhado de um bom diálogo e num ambiente privado. Não é algo que deva ser feito nos corredores ou na frente de outros colegas ou pessoas da organização. Seja cauteloso e tenha em mente as seguintes etapas:

  • Solicite uma reunião com seu chefe
  • Escreva um e-mail para ele ou pergunte pessoalmente
  • Combine com ele um dia específico para esse fim.
  • Indique claramente o objetivo dessa reunião
Estas são as frases que você pode perguntar ao seu chefe ou gerente na hora de marcar a reunião: “Estaria tudo bem se nos encontrássemos para conversar sobre minha avaliação de desempenho e um possível aumento salarial?”. “Gostaria de agendar uma breve reunião para discutir um aumento. Por favor, deixe-me saber quando isso funcionaria para você.”

6. Pratique o que você vai dizer

Prepare um discurso claro e convincente explicando por que você merece um aumento. Faça isso com confiança, sem hesitação e destacando as conquistas que você já detalhou, para lembrar ao seu chefe como elas beneficiaram a empresa. As seguintes ferramentas contribuirão para esta exposição:

  • Seja grato por esse encontro.
  • Fale de forma assertiva.
  • Use um tom positivo.
  • Consulte o seu compromisso com a empresa.
  • Seja direto, não se trata de perguntar, mas de convencer.
  • Seu chefe deveria perceber que você merece esse aumento.
  • Prepare aquela reunião como se fosse para uma entrevista de emprego.
  • Melhore a sua comunicação não verbal: contato visual, movimentos relaxados, etc.

7. Lembre-se das palavras que você não pode usar

Ao pedir aumento salarial é preciso ficar atento ao tom. Procure não beirar a arrogância e também tome cuidado para não cair em meras súplicas. Há colaboradores que se dirigem aos seus superiores com expressões do tipo “face a tudo o que fiz pela empresa, mereço ser remunerado (…)”. Essas dinâmicas conversacionais não são precisas.

O ideal é uma apresentação decisiva e amigável, na qual você consiga fazer seu chefe ver duas coisas. A primeira, que você gosta do seu trabalho e está comprometido com a organização. A segunda, mostre a eles que você tem potencial e merece esse reconhecimento financeiro.

8. Defina um número

No aspecto monetário, é aconselhável não divagar e ir diretamente ao valor exato que propõe. Apresente este pedido de forma clara e sucinta para que seu chefe o leve em consideração. A frase que pode ajudá-lo a chegar a esse número é a seguinte: “Considerando tudo o que foi dito acima, esperava que pudéssemos chegar a um acordo sobre um aumento salarial de XX, o que você acha?”

É recomendável que você seja honesto sobre o valor que deseja obter. Não se sinta inseguro nem pense que está pedindo demais. A partir daqui, as negociações podem começar.

9. Prepare-se para possíveis dúvidas

Antecipe as perguntas que seu gerente poderá fazer durante a reunião. Tenha sempre em mente que, na sua preparação, você já terá feito uma compilação prévia de suas conquistas e contribuições para a empresa. Esse é o material com o qual você deve negociar. Sinta-se confiante e tenha em mãos dados e exemplos para apoiar sua solicitação.

10. Não use ameaças ou minta

Evite ameaçar em todos os momentos. Não é uma boa tática. Há quem não hesite em avisar que, se não obtiver esta listagem, sairá da empresa. Tenha em mente que, na vida, é preciso saber negociar e que essa arte é feita sempre a partir da positividade e da empatia. A negatividade e a ameaça geram desconfiança e tensão: nada se consegue com elas.

Mentir também não é uma boa estratégia. De acordo com uma pesquisa publicada pela Zoro, os millennials são os mais propensos a recorrer à falsidade. A tática deles é dizer que existe outra organização interessada neles. Nem sempre esse recurso é o ideal na hora de pedir aumento salarial.

Concentre-se em suas contribuições e por que você merece um aumento com base em seu desempenho. Gere impacto positivo no seu superior, transmita otimismo e confiança. Esses elementos serão seus aliados.

11. Seja grato

Seja qual for a resposta, mostre gratidão pelo tempo e consideração do seu chefe ou gerente. Se você receber o aumento, expresse sua gratidão sinceramente. Se a resolução for negativa, não desista e peça que ele explique os motivos. Conhecê-los o ajudará a tentar melhor em outra ocasião.

12. Aprenda com o processo

Ao longo da sua vida profissional você realizará essa dinâmica diversas vezes. Procure analisar toda a experiência, avalie o que aprendeu e quais detalhes você pode melhorar. São cenários em que você se testa e descobre quais áreas você deve desenvolver um pouco mais. Você pode não ter técnicas de negociação ou autoconfiança.

De qualquer forma, quer você atinja esse objetivo ou não, tenha orgulho de si mesmo. Você se esforçou por algo que merece e deixou claro que é um funcionário valioso. Se o seu chefe atual não conseguiu perceber isso, certamente alguma outra figura reconhecerá suas qualidades excepcionais.

Pedir um aumento, uma oportunidade de ouro

Pedir um aumento é uma oportunidade importante na sua carreira profissional. Ao fazê-lo de forma eficaz, você será capaz de reconhecer e receber uma remuneração justa pelo seu trabalho e contribuições. É aquela oportunidade de ouro que você tem que saber ver para aproveitar. Além disso, com este ato, como já apontamos, você demonstra seu valor, comprometimento e confiança em si mesmo.

Todas essas variáveis impulsionam seu crescimento e desenvolvimento de carreira. Por outro lado, mesmo que a resposta do seu empregador possa não ser positiva, não é algo que deva desencorajá-lo. Outra hora chegará. E se essa etapa não acontecer, você pode considerar procurar outra empresa que valorize suas habilidades. Aos poucos você moldará o futuro que merece.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Krauss, S., & Orth, U. (2022). Work experiences and self-esteem development: A meta-analysis of longitudinal studies. European Journal of Personality36(6), 849-869. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/08902070211027142
  • Zoro. (6 de diciembre del 2019). How to Get a Raise: Strategies That Work. Zoro. Consultado el 14 de octubre de 2023 https://www.zoro.com/resourcehub/how-to-get-a-raise-strategies-that-work/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.