A dor renasce quando um ex encontra um novo par

A dor renasce quando um ex encontra um novo par

28, dezembro 2016 em Emoções 1417 Compartilhados
A dor renasce quando um ex encontra um novo par

Todo fim de relacionamento costuma ser acompanhado pela dor, em um grau maior ou menor, por uma parte ou pelas duas. Acabar com uma relação na qual você depositou suas expectativas e sonhos não é agradável para ninguém. Pois bem, passada a etapa conveniente de luto, isso não termina aqui. Quando você descobre que seu ex já tem o coração ocupado, tudo pode voltar a desmoronar outra vez.

Se isso acontece pouco tempo depois do término da relacionamento, costuma incomodar ainda mais. Nossa mente fica coberta de pensamentos de todo tipo, como a possibilidade de terem nos traído ou a tristeza de considerar que, talvez, não nos amaram tanto como pensávamos ver em seus gestos.

Depois desta chuva de raciocínios negativos, surge um sentimento interior fruto do medo de que nosso ex tenha encontrado alguém, mas nós ainda não. De repente, nos sentimos velhos e desesperados pela ideia de estarmos sós. Ele conseguiu, mas nós ainda não nos encontramos preparados para começar uma nova relação. Pode até ser que sim, mas decidimos não fazê-lo para não fechar a porta de uma possível reconciliação.

Sinto que ainda me pertence

Nos referimos à possibilidade de nos sentirmos mal quando descobrimos que nosso ex já tem um novo par, enquanto nós ainda não. No entanto, o que acontece se a gente também tem um um novo companheiro? Por que ficamos com esses ciúmes, todos eles fruto de descobrir que o coração dessa pessoa está ocupado de novo?

mulher-flores

Embora você queira acreditar que já superou o término, às vezes isso não funciona assim. Mentimos para nós mesmos, nos intrometemos em novas relações quando, na verdade, continuamos “enganchados” ao nosso parceiro anterior. Não estamos falando de amor, mas sim de uma inércia que nos leva a acreditar que a outra pessoa ainda nos pertence.

Na sociedade em que vivemos, as relações seguem tendo um certo significado de posse. Acreditamos que nosso companheiro é nossa propriedade. Isso faz com que não o vejamos como uma pessoa, mas sim como um território que temos que defender para não perdê-lo e para que ninguém o roube de nós.

Essa concepção bastante distorcida revive este sentimento de associação quando tudo já está acabado. Não há amor, já não há mais nada disso. No entanto, nos transformarmos em pessoas cegas que se deixam levar por uma falsa crença de que nosso ex não pode estar com mais ninguém. Esse fato nos incomoda, nos causa raiva. É nosso, apenas nosso. A pessoa com quem está agora é uma usurpadora.

homem-passaros-cabeca

Meu ex continua me machucando

Na verdade não. Seu ex não continua machucando-o, é você mesmo que está fazendo isso. Você se sente ferido porque não foi escolhido, porque começa a se comparar com a pessoa que está com ele agora… Você nota sua insegurança misturada com raiva e dor. Um emaranhado de emoções que o confundem. É necessário colocar um fim nisso.

  • Nunca se compare: “sua parceira é mais jovem, mais bonita, mais inteligente”… Chega! As comparações sempre machucam e não solucionam nada. Essa pessoa também terá seus defeitos e você tem mil e uma virtudes. Deixe de se machucar gratuitamente.
  • Não seja egoísta: pense nesse sentimento de posse tão enraizado e tão egoísta que nos impede de amar de verdade. Agora é o momento de aprender com isso e de se dar conta de que mesmo com o amor terminado você está cobiçando a situação do seu ex.
  • “Um prego não tira outro prego”: não pense agora em sair com alguém para sentir-se melhor com você mesmo e para que seu ex tenha os mesmos sentimentos que você. Para começar, não é certo utilizar as pessoas com esses objetivos, e talvez você nem consiga fazer com que se ex inveje sua situação e sinta raiva.

Lembre-se de que o amor não é aquilo que nos ensinaram. Talvez você continue apaixonado pelo seu ex, mas pense que quando você ama alguém de verdade a única coisa que você deseja é sua felicidade, mesmo que não seja contigo. Virar a página é difícil, mas também é uma oportunidade para aprender e ganhar segurança.

mulher-fragmentada

Seu ex foi uma parte muito importante da sua vida, mas agora ele deve seguir seu caminho do mesmo medo que você tem que continuar pelo seu. Deixe de ficar preso a uma relação que já terminou. É o momento de olhar para frente. Você está preparado para começar de novo?

Imagens cortesia de Mark Caplan, Rachel Byran.

Recomendados para você