Em busca do presente certo

Em busca do presente certo
Gema Sánchez Cuevas

Escrito e verificado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 01 março, 2022

Encontrar o presente certo para as crianças está se tornando cada vez mais complicado. Estudos mostram que as crianças amadurecem mais cedo e, dadas as características da sociedade em que vivemos, elas apresentam uma grande predileção por brinquedos tecnológicos. É por isso que, para os pais, escolher o brinquedo certo para a idade e o gosto da criança às vezes se torna um verdadeiro pesadelo.

Poderíamos dizer que uma compra inteligente seria aquela em que conseguimos reunir os seguintes elementos: que nosso presente é útil, seguro e que contribui para o desenvolvimento intelectual, emocional e social da criança. Mas como podemos atingir esse objetivo?

A maioria dos especialistas concorda que, em geral, o excesso de brinquedos tem um impacto negativo na imaginação da criança. Outras conclusões evidenciam que nem sempre o produto mais caro é aquele que fornece mais elementos à criança. Portanto, se seguirmos as recomendações dos psicólogos, o objetivo dos pais será encontrar presentes que estimulem o desenvolvimento da criança e a ajudem a ampliar seus conhecimentos.

O PRESENTE DE ACORDO COM A IDADE

Na hora de escolher o presente ideal, deve-se levar em consideração a idade da criança. Os pequenos estão em uma fase em que precisam estimular sua psicomotricidade, sua concentração, sua criatividade e sensibilidade auditiva. Uma opção é dar-lhes instrumentos musicais, bichos de pelúcia com sons, plasticina, aquarelas, livros para colorir ou objetos que os ajudem a se locomover, como triciclos ou bicicletas.

Se a criança já vai à escola, recomenda-se recorrer a brinquedos que a ajudem a estimular a sua atenção e memória, bem como aqueles jogos educativos que estimulem a sua comunicação e melhorem o seu conhecimento. Nesse caso, jogos de tabuleiro, musicais em inglês, bonecas falantes ou brinquedos de construção podem ser muito adequados para elas.

O fato de a adolescência “chegar mais cedo”, ou seja, segundo estudos científicos, as crianças de hoje amadurecem cada vez mais cedo, faz com que, a partir dos 9 anos, as preferências de nossos filhos mudem. A chamada Geração Net tem predileção por telefonia móvel, computadores, videogames e tablets. Os psicólogos recomendam que para acertar esse tipo de presente, além da idade da criança, deve-se levar em conta que o objeto tecnológico em questão é um meio de comunicação que a ajuda a brincar e interagir e não contribui para isolá-la de seu ambiente. No entanto, ao escolher esse tipo de presente, os adultos devem monitorar seu uso para evitar problemas futuros.

Outra alternativa muito recomendada também para os adolescentes é dar-lhes presentes para incentivá-los a praticar esportes e compartilhar o tempo com outras pessoas, como raquetes, patins ou outros acessórios esportivos.

DÊ CARINHO

Quando damos presentes aos nossos filhos, devemos levar em consideração os valores que são transmitidos com esse gesto. A criança deve entender o presente como uma recompensa, seja por seu desempenho acadêmico ou por seu bom comportamento. Os pais devem saber como lhes transmitir que o preço do presente não é diretamente proporcional ao amor que têm por eles.

Outra opção é fazer com que as crianças vejam que o afeto é um dos melhores presentes que se pode receber e dar, um presente de valor incalculável que todos possuímos e com efeitos duradouros.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.