De acordo com um estudo, este é o segredo para melhorar sua memória

Se você quer melhorar a sua memória, deve saber como seu cérebro funciona. Talvez seus hábitos de vida dificultem o registro correto de cada informação, experiência ou aprendizado.
De acordo com um estudo, este é o segredo para melhorar sua memória

Última atualização: 08 Outubro, 2021

O segredo para melhorar a sua memória é muito simples: faça pausas. O cérebro tem recursos de energia mais limitados do que você pensa. Ele se cansa rapidamente e seus níveis de atenção começam a cair entre 30 e 45 minutos. Afinal, não somos máquinas, somos feitos de células, conexões nervosas, tecidos e um coração que bombeia sangue, oxigênio e nutrientes.

Ficamos exaustos com muita facilidade e há regiões do cérebro que precisam da nossa ajuda para realizar tarefas básicas como consolidar a memória. No entanto, somos especialistas em levar nosso corpo ao limite. Somos aqueles seres viciados em multitarefa, passando a noite estudando antes de uma prova e nos acostumando a hábitos de vida claramente prejudiciais.

Se você quer melhorar a sua memória, precisa se aprofundar um pouco mais no mundo da neurociência. Saber como seu cérebro funciona permitirá que você alcance todo o seu potencial e, mais importante, viva melhor.

“A memória é como um mau amigo; quando você mais precisa dela, ela falha.”
-Ditado popular-

Mulher respirando profundamente

Lembre-se, este é o segredo para melhorar a sua memória

Magnésio, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina D… O cérebro precisa de vários nutrientes (incluindo a glicose) para funcionar normalmente. Não podemos esquecer que este órgão consome quase 20% da nossa energia total. Agora, além de uma boa alimentação, o segredo para melhorar a sua memória está no seu estilo de vida.

É importante enfatizar esse ponto. Segundo a neurociência, a forma como organizamos o nosso dia e mesmo a metodologia de estudo nas escolas não se harmonizam com a forma como o cérebro aprende, memoriza ou processa as informações.

Por exemplo, o estresse é um elemento altamente prejudicial para o bom funcionamento do cérebro e de seus processos cognitivos (atenção, reflexão, memória, etc.). Da mesma forma, o cansaço e a má qualidade do sono noturno são outras variáveis que devemos levar em consideração. Portanto, é importante que você se lembre de qual é realmente o segredo para melhorar a sua memória.

Pausas de 9 a 15 minutos reiniciam seu cérebro

Michaela Dewar, pesquisadora da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, conduziu um estudo com outros especialistas para entender como melhorar os processos de consolidação da memória. O que eles descobriram é que algo tão simples como fazer pausas de 9 a 15 minutos melhora a memória, tanto em pessoas saudáveis quanto naquelas com danos neurológicos.

Agora, você tem que levar em conta um pequeno detalhe. Esse descanso deve ser real, ou seja, você tem que ir para um espaço escuro e silencioso e não ter nenhuma distração por perto. Isso inclui não ter seu telefone celular com você.

Pequenos intervalos de alguns minutos otimizam a função cerebral; é como fazer um simples reset mental.

A conexão entre o hipocampo e o córtex cerebral é fundamental

O hipocampo é a área do cérebro decisiva para que nossas memórias de curto prazo se consolidem a longo prazo. Ele processa a memória declarativa, episódica, espacial, etc. Agora, para que essa consolidação seja possível, deve haver uma conexão adequada com as diferentes regiões do córtex cerebral.

Atualmente, sabemos que para que essa conectividade seja realizada de forma otimizada, é preciso descansar. Fatores como exaustão, emoções de valência negativa ou estresse tornam difícil ligar uma área à outra.

O hipocampo e uma pequena área do complexo occipital lateral se coordenam para reproduzir tudo o que é vivenciado e, assim, consolidam as memórias enquanto estamos relaxados ou dormindo.

Algo tão simples como fazer uma pequena pausa para tomar um chá em um local tranquilo permite-nos reter muito melhor as informações que acabamos de processar.

Mulher pensativa diante de lago

O segredo para melhorar sua memória requer “recarregar” sua mente

É verdade que, durante muito tempo, se assumiu que a chave para consolidar as memórias era uma boa noite de sono. Agora sabemos que os intervalos curtos também otimizam a retenção de dados e informações. No entanto, os especialistas destacam algo importante.

Nesta era de hiperconexão e hiperestimulação constante, as pessoas se esqueceram de como descansar. Temos dificuldade em sentar e não pensar em nada. Não sabemos mais como ir a qualquer lugar sem nosso celular e verificá-lo a cada poucos minutos. Nosso olhar, nossa mente e nossa atenção estão sempre na tela. Todas essas dinâmicas dificultam a consolidação correta das memórias.

O segredo para melhorar a sua memória requer que você descanse entre 10 e 15 minutos, deixando sua mente em branco, sem fazer nada e em um lugar tranquilo. Saber descansar é decisivo para o seu funcionamento cognitivo, para equilibrar as emoções e renovar as energias.

Recarregar a mente é muito mais importante do que recarregar o celular. Porque além das técnicas clássicas de memória, além das vitaminas e dos minerais, estão os nossos hábitos de vida. Descansar não é perder tempo; permitir-nos pequenos intervalos de pausa é investir em saúde e bem-estar.

Pode interessar a você...
A multitarefa com mídias digitais pode alterar a memória, segundo um estudo
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A multitarefa com mídias digitais pode alterar a memória, segundo um estudo

Um estudo revelou que pode haver uma relação estreita entre a multitarefa com mídias digitais e a capacidade de memorizar. Saiba mais aqui!



  • Tucker, M. A., Humiston, G. B., Summer, T., & Wamsley, E. (2020). Comparing the Effects of Sleep and Rest on Memory Consolidation. Nature and science of sleep12, 79–91. https://doi.org/10.2147/NSS.S223917
  • Wamsley, Erin. (2019). Memory Consolidation during Waking Rest. Trends in Cognitive Sciences. 23. 10.1016/j.tics.2018.12.007.