O que Cortázar nos ensina sobre o amor?

O que Cortázar nos ensina sobre o amor?
Gema Sánchez Cuevas

Escrito e verificado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 15 fevereiro, 2022

Cortázar foi um dos escritores mais inovadores de seu tempo. Ele experimentou continuamente com contos, prosa poética, e romances. Ele quebrou todas as regras clássicas da escrita e da literatura com histórias como O jogo da amarelinha. Ele refletiu muito sobre o amor e hoje suas frases continuam sendo fontes de inspiração para todos. Por isso, o que Cortázar nos ensina sobre o amor é algo muito valioso.

Ao longo da história, muito se escreveu sobre temas muito diversos, mas se houve uma constante em campos como filosofia e literatura, falamos de amor. Milhares de palavras se derramaram em textos de todos os tempos e nos fizeram sonhar.

O que Cortázar nos ensina sobre o amor em algumas de suas frases é mais um exemplo dessa necessidade muito humana de entender o amor, saber amar, não sofrer por amor. Cortázar transforma palavras em poesia e nos mostra sua visão de amor, falta de amor, memória, esquecimento.

Aprenda a partir quando for o momento certo

“Tudo sempre dura um pouco mais do que deveria.”

O que Cortázar nos diz sobre o amor nesta de suas primeiras frases é que um dos erros mais comuns em um relacionamento quando as coisas não vão mais bem e não há solução possível, é tentar continuar com aquele relacionamento que está falhando e que já não nos faz felizes. Rompimentos e reconciliações acontecem por um tempo como uma tentativa desesperada de salvar algo que não tem mais salvação.

para Março

Terminar um relacionamento requer coragem e saber quando é a hora certa. Se uma pessoa não nos faz felizes, ficar ao seu lado é um sofrimento desnecessário que não devemos prolongar. Pare, não deixe o relacionamento se deteriorar, seja corajoso e ponha fim a ele no momento certo.

Amor é cumplicidade e reciprocidade

“Se você cair eu te pego e se não cair eu durmo com você”.

Se em seu relacionamento você dá amor e recebe indiferença e desprezo em troca, não é um relacionamento equilibrado ou em que haja reciprocidade entre os dois. Amor é reciprocidade, estar ao lado da outra pessoa quando ela precisa e essa pessoa nos apoiam em nossos momentos mais baixos.

O amor também é cumplicidade porque não pode sobreviver só de paixão, mas precisa da amizade, da confiança mais profunda para se firmar em bases sólidas. Se o seu parceiro não confia em você ou você nela, se há apenas sexo e não há intimidade em todos os sentidos, algo não está funcionando bem e é hora de refletir.

O que acontece quando o amor acaba

“Cada vez vou sentindo menos e lembrando mais”.

Nesta terceira das frase de Cortázar sobre o amor, nos fala da falta de amor. Algo muito difícil de assumir porque afeta diretamente o nosso ego. Porém, às vezes o amor acaba por motivos bem diferentes e chega a hora de aprender e saber que nem tudo acabou, que a vida continua e que é hora de estudar a lição e aprender com os erros que podemos ter cometido.

O sentimento inicial de tristeza, a imensa vontade de chorar depois de um rompimento, será gradualmente substituído por boas lembranças. A dor desaparecerá e com o tempo, lenta mas inexoravelmente, nos sentiremos cada vez melhor.

O amor não vive só de palavras e promessas

“Mas um amor não vive de palavras bonitas e promessas à distância.”

Às vezes nos apegamos às palavras e às promessas que nos fazem, mas com o tempo elas voam e desaparecem se não forem acompanhadas de ações. O amor não se alimenta de palavras mas sim de atos, valem não só as carícias, mas a demonstração de sentimentos em todos os sentidos.

homem e mulher rosa

Um amor construído sobre promessas que nunca são cumpridas inevitavelmente acabará nos decepcionando, por isso devemos ser muito realistas nessas situações e ver o que está lá, e não o que queremos que exista. Se não houver demonstração de amor em todos os sentidos, não há amor.

O amor acontece na hora certa

“Você é a pessoa perfeita na distância errada”.

Já aconteceu com todos nós que conhecemos uma pessoa que é perfeita, é o que estávamos procurando ou esperávamos, mas não é o momento ou o lugar certo. Milhares de circunstâncias podem ocorrer, essa pessoa mora em outra cidade, que ela tem um parceiro ou que simplesmente não queremos um parceiro naquele momento.

A distância, o lugar, o momento, podem  não ser os corretos, então se trata de aprender com aquela situação e continuar com nossas vidas. Não sabemos o que pode acontecer no futuro e essa pessoa perfeita pode ou não reaparecer. Com qual destas frases de Cortázar sobre o amor você ficaria?

Pode interessar a você...
7 grandes escritores de vanguarda
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
7 grandes escritores de vanguarda

Se você quiser conhecer os grandes escritores de vanguarda que se escondem por trás dos principais movimentos literários do século 20, dê uma olhad...


Os conteúdos de A Mente É Maravilhosa servem apenas para fins informativos e educacionais. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.