'EMOTION': um programa para crianças com ansiedade e depressão
As emoções desempenham um papel central nos transtornos de ansiedade e nos transtornos do humor. É comum encontrar ambas as entidades clínicas agrupadas sob o guarda-chuva de ‘ transtornos emocionais ‘; uma ideia que é parcialmente apoiada por todas as tentativas de encontrar um modelo expiatório comum. Assim nasceram os tratamentos transdiagnósticos ou as intervenções transdiagnósticas, entre as quais o programa EMOTION.
Somando todas as entidades clínicas que aparecem nos diferentes sistemas de classificação considerados como referência, encontraríamos um valor próximo de 400. Uma gama tão ampla acarreta sérias dificuldades para estabelecer sua etiologia, sua validade e sua confiabilidade.
Por outro lado, sabe-se que existem tratamentos para um determinado transtorno, como a depressão, que também reduzem os sintomas de outros, como os transtornos de ansiedade.
Transdiagnóstico
Como explicar que uma pessoa tenha depressão e ansiedade ao mesmo tempo? A comorbidade refere-se justamente à coexistência de duas entidades clínicas na mesma pessoa. Há algo por trás desse fenômeno que explica por que a comorbidade ocorre.
E sob essa premissa encontramos a tese do transdiagnóstico, que sustenta que existem mecanismos explicativos comuns em diferentes transtornos e, em particular, nos transtornos de ansiedade e nos transtornos do humor.
Vieses cognitivos: um mecanismo transdiagnóstico
Um dos mecanismos que podem explicar a origem e a persistência dos distúrbios emocionais são os vieses cognitivos, que constituem formas distorcidas de processar informações. Assim, segundo Fonseca (2021):
- Pessoas com ansiedade têm mais vieses cognitivos e concentram mais atenção em estímulos ameaçadores.
- Os vários transtornos de ansiedade são diferenciados pelo viés cognitivo e pelo tipo de ameaça. Por exemplo, no transtorno de ansiedade generalizada, o foco está nas preocupações futuras; no TOC, sobre pensamentos intrusivos e em pânico sobre sentimentos de ansiedade.
- Por outro lado, distorções cognitivas com foco na perda são fatores de risco para depressão. Além disso, vieses de memória e atribuições de causalidade também ocorrem na depressão.
Dessa forma, diante de um estímulo estressante e em circunstâncias de vulnerabilidade, é possível fazer uma interpretação de ameaça (ele vai me atacar) ou de perda (vou ficar sozinho). Isso pode desencadear reações emocionais normais de ansiedade ou tristeza.
Os vieses cognitivos têm a ver com a forma como atendemos, interpretamos e lidamos com essas reações, ao mesmo tempo em que implementamos estratégias de regulação emocional.
O papel desempenhado pelas distorções cognitivas é fundamental para o aparecimento de distúrbios emocionais na infância e adolescência
-Muris-
Regulação emocional
Segundo Nolen-Hoeksema, “a regulação emocional consiste nos processos que as pessoas desenvolvem para modular suas emoções e, assim, responder às demandas ambientais”. Existem 4 principais estratégias de regulação emocional: ruminação, supressão, desativação e evitação. Como eles estão relacionados aos transtornos de ansiedade e depressão na infância?
- Ruminação e evitação são precipitantes frequentes e recorrentes de sintomas ansiosos e depressivos.
- Quadros clínicos significativos, como depressão ou transtornos de ansiedade, favorecem estratégias de enfrentamento como ruminação ou esquiva.
Por exemplo, foi visto que a administração de terapia cognitivo-comportamental para tratar sintomas de ansiedade na infância também exerce um efeito protetor contra o aparecimento de depressão na adolescência.
EMOTION: um programa para crianças com ansiedade e depressão
O programa EMOTION é uma forma de tratamento intensivo em 20 sessões de grupo, e destina-se a crianças dos 8 aos 13 anos que apresentem sintomas de ansiedade e/ou depressão. São duas sessões por semana, que duram entre 45 e 60 minutos.
O objetivo é que os mais pequenos adquiram um leque alargado de competências, antecipando mesmo que poderão faltar a uma sessão. É realizado em contexto escolar e os pais desempenham um papel importante, participando em sessões específicas.
No programa EMOTION, todas as sessões começam com um diálogo sobre os acontecimentos positivos ocorridos desde o último encontro. E é dividido em dois grandes blocos de 10 sessões cada.
As 10 primeiras sessões
Nas primeiras 10 sessões, são ensinadas habilidades que permitem às crianças gerenciar seus sintomas de ansiedade e depressão:
- A sessão 1 procura promover a coesão do grupo, de aproximadamente 6 crianças, através de várias dinâmicas. As regras também são definidas e é apontada a importância de fazer os trabalhos de casa. Começa com uma primeira metáfora: «os óculos de sol».
A metáfora dos óculos de sol nos permite entender como os sentimentos negativos podem modificar as interpretações que fazemos em diferentes situações
-Fonseca-
- Na sessão 2, através da metáfora dos “três c’s” é explicado como pensamentos, emoções e ações se relacionam entre si. O termômetro de sentimentos também é usado para que atribuam um valor às emoções que sentem com base em sua intensidade (de modo que 0 seria ‘nenhuma intensidade na emoção’ e 5 ‘muito forte’).
- Na sessão 3 é apresentada a metáfora do «detetive de emoções». O objetivo é que as crianças possam ver as ligações entre as sensações físicas que estão experimentando, suas emoções e comportamentos.
- Na sessão 4, são estabelecidos objetivos específicos e personalizados para cada criança.
- As sessões 5, 7, 8 e 9 são focadas no desenvolvimento de habilidades e estratégias de resolução de problemas, por meio de exemplos que são trabalhados em grupo.
- A sessão 6 enfoca a reestruturação cognitiva, que é feita por meio da conexão entre pensamentos e sentimentos.
- Na sessão 10, os objetivos específicos e personalizados são novamente estabelecidos para cada criança.
Através de metáforas as crianças conseguem entender melhor o conteúdo das sessões
As últimas 10 sessões
Nas sessões seguintes (dos 11 aos 20) são realizados exercícios de reestruturação e exposição cognitiva, centrados no conjunto de problemas específicos que cada criança manifesta. Na décima segunda sessão é introduzida a última metáfora: “o monstro do lixo”.
A metáfora do “monstro do lixo” é usada como uma analogia para o diálogo interno negativo. Com isso, as crianças conseguem adotar uma visão mais distante do problema; exteriorizam seus pensamentos negativos, abarcando-os e dando-lhes a aparência de um monstro, ao mesmo tempo em que possibilita debatê-los e questioná-los. Da mesma forma, para melhorar o estado de espírito , são introduzidos exercícios de ativação comportamental.
O programa EMOTION é promissor. Após a realização de uma intervenção deste tipo, foram encontradas reduções significativas nos sintomas classicamente associados à ansiedade e à depressão.
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Sandín, B., Chorot, P., & Valiente, R. M. (2012). Transdiagnóstico: nueva frontera en psicología clínica= Transdiagnostic: a new frontier in clinical psychology.