Terapias

A terapia oferece um conjunto de técnicas e mecanismos para favorecer uma mudança na pessoa. Nesta seção queremos convidá-lo a conhecer as terapias mais relevantes, os enfoques que estão em alta e as ferramentas que cada um deles utiliza.

Escala para avaliar o seu relacionamento amoroso

A escala de ajuste diádico (DAS) é a ferramenta psicológica mais utilizada para avaliar a qualidade de um relacionamento amoroso, bem como o seu ajuste, satisfação, comprometimento, etc. É um recurso disponível em qualquer cenário da terapia de casais e…

Teste de assertividade de Rathus

O teste de assertividade de Rathus foi elaborado diante de uma necessidade detectada nos anos 1960. A assertividade, como habilidade social e comunicativa, é essencial para o nosso bem-estar mental. Saber expressar pensamentos e necessidades de maneira correta, defender direitos,…

Teste de psicologia para medir a ansiedade (ISRA)

A ansiedade, em suas diversas formas de manifestação, é um dos problemas de saúde mental mais importantes. Contar com instrumentos para detectar a sua presença é imprescindível para realizar um bom diagnóstico. O teste de psicologia para medir a ansiedade…

A terapia de ensaio em imaginação para os pesadelos

Os pesadelos nos fazem sentir medo, angústia e acordar sobressaltados. Além disso, quando se tornam algo crônico, começam a afetar seriamente a qualidade do sono da pessoa, influenciando, inclusive, seu rendimento diurno. A terapia de ensaio em imaginação é uma…

Teste de psicopatia de Robert Hare (PCL-R)

O teste de psicopatia de Robert Hare, ou PCL-R, é um instrumento de referência internacional. É utilizado, sobretudo, para avaliar a população carcerária, mas também é útil no âmbito clínico e no forense. É um teste confiável e válido capaz…

Teste de Empatia Cognitiva e Afetiva (TECA)

O Teste de Empatia Cognitiva e Afetiva, de I. Fernández Pinto, B. López-Pérez e F. José García Abad, é um instrumento completo e fácil de aplicar. Desde a sua publicação em 2008, se manteve como um recurso altamente válido e…

A terapia cognitivo comportamental

Ao longo dos anos, a psicologia adotou uma série de teorias para compreender e abordar o funcionamento do homem. Cada uma delas possui sua própria aplicação prática baseada em diferentes conceitos teóricos. Há mais de três décadas a terapia cognitivo…

Teste de psicologia do casal (ou das duas pessoas)

O teste de psicologia do casal (ou das duas pessoas) é um teste projetivo. Sua finalidade é detectar a identidade e o tipo de vínculo estabelecido entre duas pessoas. Paralelamente, por meio desse teste, é possível perceber fatores, como as…

A criança interior e a técnica da fotografia

Dizem que dentro de cada um de nós existe uma criança interior. Todo ser humano que é hoje um adulto foi, evidentemente, uma criança. E como qualquer criança, nasceu com uma carga genética determinada à qual foi somada a influência…

5 erros dos terapeutas

São muitos os fatores que influenciam o desenvolvimento e os resultados da psicoterapia, incluindo os erros dos terapeutas. Há uma ideia muito difundida: o funcionamento de uma terapia recai sobre quem procura ajuda. No entanto, levá-la ao pé da letra…

Habilidades terapêuticas relevantes na psicoterapia

As habilidades terapêuticas são uma ferramenta essencial e imprescindível para o trabalho na terapia. Os psicólogos ou psicoterapeutas, portanto, precisam aprender tais habilidades e colocá-las em prática nas sessões, assim como fazem com as técnicas psicológicas endossadas. O conceito de…

Quatro tipos de resistências na terapia

As resistências na terapia são comportamentos, cognições ou emoções que o cliente apresenta e que se constituem como obstáculos à mudança. Este leque de resistências é tão amplo quanto o número de pessoas que fazem terapia. Embora nem todos apresentem…

Terapia EMDR e mindfulness: uma combinação que funciona

Neste artigo falaremos sobre a eficácia da terapia EMDR e do mindfulness, duas intervenções terapêuticas que estão sendo utilizadas em conjunto e que parecem funcionar bem juntas. A terapia de dessensibilização e reprocessamento por meio dos movimentos oculares (EMDR em…

Mecanismos de defesa dos neuróticos e psicóticos

Os mecanismos de defesa são processos psicológicos automáticos e podem ser típicos dos neuróticos ou dos psicóticos. Protegem o indivíduo da ansiedade ou da percepção de perigos internos e externos ou fatores de estresse. Eles mediam a resposta do indivíduo,…

Exercícios fundamentais para a estimulação cognitiva

As informações que descobrimos nos últimos anos sobre nosso cérebro são numerosas e valiosas: sabemos que ele é plástico, que podemos variar sua estrutura ao treinar diferentes habilidades e que contamos com uma reserva cognitiva que desempenha um papel muito…