Terapias

A terapia oferece um conjunto de técnicas e mecanismos para favorecer uma mudança na pessoa. Nesta seção queremos convidá-lo a conhecer as terapias mais relevantes, os enfoques que estão em alta e as ferramentas que cada um deles utiliza.

A intenção paradoxal contraditória

As técnicas paradoxais buscam exatamente o que seu nome indica: a discordância, o absurdo. Com elas, o objetivo é que a pessoa coloque em ação comportamentos que, em outros momentos, ela tenta evitar, e que geralmente são a fonte do…

Classificação das terapias cognitivas

A classificação das terapias cognitivas se baseia no fato de que o traço comum de todas elas é considerar a cognição como elemento determinante do comportamento. No entanto, elas se diferenciam na importância que dão para os distintos processos implicados.…

Usos da terapia eletroconvulsiva

A terapia eletroconvulsiva ainda carrega um certo estigma, em parte graças à imagem que foi construída sobre ela por filmes e pela televisão. No entanto, ao longo dos anos foram realizadas várias melhorias no procedimento e foram estabelecidos protocolos e…

Apoio psicológico na epilepsia

As epilepsias são doenças do sistema nervoso central que se manifestam por meio de crises decorrentes de uma disfunção temporária dos neurônios. O equilíbrio entre os neurônios excitatórios e inibitórios se altera e muitas células nervosas sofrem uma descarga simultânea…

Teste de assertividade de Rathus

O teste de assertividade de Rathus foi elaborado diante de uma necessidade detectada nos anos 1960. A assertividade, como habilidade social e comunicativa, é essencial para o nosso bem-estar mental. Saber expressar pensamentos e necessidades de maneira correta, defender direitos,…