O que é o empreendedorismo social?

Uma empresa social parte do mesmo modelo de negócios que uma empresa tradicional, mas suas estratégias giram em torno da solução de um problema da sociedade.
O que é o empreendedorismo social?

Última atualização: 19 Maio, 2020

O empreendedorismo social cresce alimentado pelos avanços tecnológicos, os mesmos que deram forma ao ecossistema em constante mudança que habitamos.

Nesse novo contexto, as habilidades — antes não tão prioritárias — adquiriram um peso fundamental em nossa sociedade. Assim, surgiram organizações, empresas, mídias, meninos e meninas que abraçaram uma nova maneira de acelerar as mudanças em direção a um mundo mais justo.

Assim surge o empreendimento social, que parte do mesmo modelo de negócios de uma empresa capitalista, mas com o objetivo principal de combater um problema social.

Seguindo esse raciocínio, abordaremos as chaves do empreendedorismo social, e o faremos porque elas explicam por que esse conceito está estabelecendo suas raízes no sistema atual.

Definição de empreendedor social

Definição de empreendedor social

Um empreendedor social é uma pessoa com um projeto que cria valor social. Ou seja, é uma pessoa que, por meio de uma empresa, emprega estratégias que geram benefícios sociais.

Portanto, o objetivo final de um empreendedor social é a criação de uma sociedade mais justa através da venda de bens e serviços.

Assim, encontramos empreendedores sociais trabalhando em vários setores: financiamento de programas sociais, design de ferramentas educacionais e aprimoramento da gestão em saúde.

De fato, na União Europeia, mais de 11 milhões de cidadãos ocupam empregos relacionados ao empreendedorismo social. Isso representa 6% do emprego total na região.

Importância do empreendedorismo social

À primeira vista, o fato de uma empresa ter como objetivo principal a solução de um problema social pode parecer utópico. Aqui, devemos ter em mente que o empreendimento social não é sinônimo de organização sem fins lucrativos.

O empreendimento social subsiste graças aos benefícios que produz, embora os empreendedores sociais concentrem sua atividade além dessa rentabilidade.

Assim, vemos que sua importância reside no fato de que a sociedade tem um interesse cada vez maior em avançar para um mundo mais sustentável. Segundo um relatório da Forética, em 2015 quase 60% dos consumidores afirmaram escolher produtos com base em critérios éticos.

O consumidor está cada vez mais exigente e as empresas precisam se adaptar à essas necessidades. Portanto, atualmente o empreendedorismo social desempenha um papel fundamental na estrutura empresarial.

Importância do empreendedorismo social

Benefícios do empreendedorismo social: por que ele está na moda?

Quando se trata de entender a vida de um projeto social, devemos levar em consideração o nicho de mercado que ele ocupa. Os seguintes fatores explicam o que motiva o empreendedorismo social:

  • A necessidade de responder a crises e enfrentar as políticas de austeridade. Com o fracasso do modelo atual, os consumidores começaram a sentir que os negócios não atendiam às necessidades humanas e não trabalhavam para o bem comum.
  • O surgimento de publicações influentes, que impulsionaram tais organizações. A difusão dos valores sociais nas empresas criou um clima propício para empreender socialmente.
  • Criação de oficinas, guias e cursos universitários em empreendedorismo social que formaram e educaram futuros empreendedores em valores sociais.
  • A inovação tecnológica, que simplificou a criação de novos modelos de negócios e abriu uma nova gama de possibilidades para melhorar a vida das pessoas.
  • O peso dos “consumidores responsáveis”, que baseiam o ato de compra em valores éticos e que estão dispostos a pagar mais por esse produto de valor social. Em todo o mundo, 46% dos consumidores pagariam mais por produtos vinculados a programas que geram benefícios sociais.

Assim, após analisar o sistema atual, vemos que a chave do empreendedorismo social está em sua maneira de redefinir o sucesso e o benefício de uma empresa. Hoje, ambos os conceitos aparecem frequentemente ligados à responsabilidade social, à filantropia e à transformação.

No final, o futuro de uma empresa passa a envolver comportamentos responsáveis ​​com seus clientes, trabalhadores e provedores.

Daí a atratividade dessas empresas que se esforçam para priorizar ou conciliar a resolução de problemas sociais com o objetivo de obter outros tipos de retorno para a sua atividade comercial.

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