Encontre o equilíbrio que há em você

Encontre o equilíbrio que há em você

Última atualização: 03 maio, 2016

Ter equilíbrio na nossa vida é algo muito importante para estarmos saudáveis e podermos alcançar a tão desejada felicidade. Na verdade, a felicidade, mais do que um estado de exaltação máxima, é um estado de equilíbrio que pode ser encontrado em todos os aspectos da nossa vida.

Porém, como podemos encontrar este equilíbrio? É algo difícil, já que todos os dias estão carregados de situações que nos desestabilizam, que nos fazem sentir no fundo do poço e depois no topo do mundo. Algumas vezes conseguimos estar equilibrados, mas nem sempre é assim.

Sonhe todos os dias

Menina olhando para fora da janela
O equilíbrio começa quando a ilusão sai pela porta.  Ter ambição no nosso trabalho, desejar o nascimento de um filho, sonhar com a compra daquele carro que sempre quisemos… faz com que a nossa vida seja saudável, fazendo de nós pessoas saudáveis e equilibradas.

Pense que você não deve apenas cuidar do seu corpo; a sua mente e as suas emoções também merecem atenção. Você pode comer bem e se cuidar fisicamente, mas se lhe falta ambição, você vai notar que a sua vida não é tão plena como deveria ser.

Com o passar dos anos, temos a tendência de perder a ambição. Já reparou nas crianças? Elas vivem constantemente no mundo da ilusão, porém isso já não acontece com os adultos. Isto é algo que devemos mudar. Recupere os seus sonhos, pois quem sonha tem muito mais probabilidade de viver de forma mais saudável.

Além disso, a ambição permite transformar os seus sonhos em realidade. Como? É simples. Se você aspira alguma coisa, se tem o desejo de alcançar uma meta, você vai se esforçar para conseguir atingi-la. Além disso, a ambição vai lhe dar confiança para superar qualquer limite.

Tenha sempre coragem

Três mulheres com flores na cabeça

As pessoas que têm coragem também são mais equilibradas e saudáveis. Elas lutam pelos seus objetivos, não importa o que custe, não importa o quão difícil seja defender uma causa. Se querem conseguir algo, elas irão lutar.

Às vezes temos que enfrentar situações nas nossas vidas que não nos agradam minimamente. Podem ser julgamentos, problemas familiares, situações delicadas no trabalho… Em todas estas situações, às vezes temos que batalhar, lutar por aquilo que queremos.

Todas as batalhas que decidirmos enfrentar irão desenvolver a nossa coragem interior, apesar de muitas vezes ela estar adormecida. É o momento de batalhar por aquilo que você quer, porque isto vai lhe dar saúde e equilíbrio na vida.

Porém, ter coragem não significa que você não vai ter medo. Você sempre vai ter medo antes de enfrentar uma situação desconhecida ou que não lhe agrade. O ideal é que você esteja  equilibrado para que a sua coragem seja muito maior que o seu medo, superando-o de forma que ele não afete a sua luta pelo que você quer.

Seja sempre otimista

Um sorriso e uma palavra gentil, mesmo quando tudo corre mal e as esperanças não são muito animadoras, ajudam. Ser otimista não custa nada, embora pareça que sim por insistimos em fazer das desgraças algo pior do que realmente são.

Às vezes somos tão negativos que até um copo quebrado pode ser a maior das catástrofes. Não temos noção de que não estamos em pleno equilíbrio e que qualquer coisa, por menor que seja, faz com que o copo derrame toda a água que tem.

Esforce-se para ser otimista, porque até nos piores momentos existe um lado bom. Você teve um passado complicado? Viveu uma experiência difícil? Com certeza você pôde tirar algum ensinamento dessas situações, algo positivo para a você e para a sua vida.

Casal dançando

Um dos problemas que temos é a tendência de dramatizar muitas das situações que acontecem conosco. Por isso, antes de perder esse  equilíbrio que você tinha e a sua própria saúde, reflita sobre o que está acontecendo. 

Tudo passa, e quando olhamos para trás, percebemos que nem tudo foi tão ruim quanto pensávamos. Então, siga em frente, acalme-se e pense que tudo vai passar. Seja positivo. Só assim você vai poder estar mais são e mais equilibrado.

Imagens cortesia de Anna Dittman, Pascal Campion, Art Driev

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.