12 trabalhos manuais que ativam as suas emoções

12 trabalhos manuais que ativam as suas emoções

28, abril 2016 em Emoções 603 Compartilhados
Trabalhos manuais que ativam as suas emoções

O que você faz com as suas mãos tem um efeito imediato no seu cérebro. Um número significativo de terapias tomam como referência os trabalhos manuais para conseguir canalizar as emoções ou sentimentos problemáticos. E isso não é a toa: é um fato que o trabalho manual nos predispõe a ter pensamentos e atitudes mais positivas.

Incluímos aqui um catálogo de trabalhos manuais aos quais você pode recorrer quando alguma coisa não estiver correndo bem. Assim, você vai poder comprovar que eles efetivamente mudam a forma como você vê a situação que está causando aflição.

“A beleza é a expressão estética do amor.”
-Lindsay Kemp-

Trabalhos manuais para a irritação

Para os momentos em que você está irritado, nada melhor do que desenhar linhas retas. Horizontais, verticais e em diagonal. Faça um traço para cada detalhe que passa pela sua mente e aumenta a sua raiva. Você vai ver como o resultado é poderoso.

Espirais para seguir em frente

Desenhe espirais para superar a sensação de estar preso e se livrar da ideia de que não há saídas, de que não há um caminho claro a seguir. Use cores diversas e pinte uma sobre a outra, sem pensar muito. Deixe fluir…

Coração de espirais

Acabar com a indignação

Às vezes a raiva tem bases muito poderosas, principalmente quando você foi vítima de uma injustiça ou sente indignação por algum fato concreto. Para acabar com a indignação, o adequado é pegar um papel velho e rasgá-lo em pedaços, tão pequenos quanto conseguir. Você vai ver como vai se sentir melhor.

Desenhos para ativar a concentração

Se você se sente disperso ou desconcentrado, mas quer se concentrar em uma meta e alcançá-la, você pode ativar a sua atenção desenhando grelhas (colunas e linhas), as mais perfeitas que puder. Outra opção é colorir círculos concêntricos, como os de um tiro ao alvo. Esforce-se em ser bastante detalhista e você vai ver como a sua vontade vai aumentar.

Melhore o seu humor com paisagens

Quando você estiver com pouca disposição e sentir que lhe falta energia, pode ativar a sua vitalidade pintando paisagens de muitas cores. Não se preocupe com a perfeição das formas, concentre-se mais no uso de muitos tons no céu, na vegetação, no mar ou na paisagem que escolher.

Paisagem de cores

Os autorretratos, sempre os autorretratos…

Às você não sabe o que te deixa inquieto, o que te entristece ou te incomoda, muito menos sabe se está ou não agindo de forma adequada. Para estes momentos de confusão em que você é incapaz de definir o que sente, o ideal é fazer um autorretrato.

Coloque-se em frente a um espelho e olhe atentamente a expressão dos seus olhos, da boca e da testa. Tente capturá-las. Este exercício promove a autopercepção. Os trabalhos manuais relacionados aos autorretratos facilitam o conhecimento sobre como percebemos a nós mesmos.

O que você deseja?

Como no caso anterior, às vezes você está confuso não em questão de sentimentos, mas especificamente nos seus desejos. Você enfrenta dilemas e não sabe por qual caminho se inclinar, sente confusão e incerteza…

Para estes momentos de indecisão, as colagens são muito bem-vindas. Pegue revistas ou jornais velhos e elabore uma colagem sobre uma cartolina. Não pense muito na composição, faça isso quase que de forma automática. A própria colagem te dará pistas sobre qual decisão tomar.

A decepção tem remédio

Existem momentos de desilusão ou decepção nos quais um trabalho manual pode ser de grande ajuda. Quando você estiver passando por uma desilusão, pegue uma pintura famosa que você goste e comece a replicá-la desenhando-a em um papel. Isso vai te ajudar a reorientar suas emoções.

Sim, existem saídas

Se você tem um problema daqueles que não parece ter solução, sente-se em frente a um papel e comece a desenhar ondas de diferentes cores e/ou círculos de tamanhos variados. Tente fazer cada figura com um único traço e use, de preferência, cores frias. Repita este exercício até aparecer a luz no fim do túnel. Acredite: ela vai aparecer.

Aumentando a compreensão

Por mais que você tente, existem coisas que você não entende. Seja a forma de realizar uma tarefa, alguma leitura ou o comportamento de outra pessoa. Desenhar mandalas ou formas cheias de arabescos vai te ajudar a se abrir para a compreensão. Tome o tempo que precisar, procure relaxar e se acalmar.

Mão colorindo um mandala

A angústia e as bonecas

Quem nunca foi visitado por um daqueles sentimentos de ansiedade que deixam à beira do desespero? Existem muitas situações que desencadeiam essa ansiedade irritante que parece não desaparecer por nada.

Quando você sentir ansiedade, o melhor que pode fazer é criar uma boneca de pano. Não importa o tamanho, mas ela deve estar completa: com cabeça, corpo e membros. Dê a ela a forma que quiser e desenhe uma expressão para seu rosto. Este é um dos trabalhos manuais que atraem a serenidade de que você precisa.

Bonecas de pano

O conhecimento milenar do tricô

Quando você tiver medo, é hora de tricotar. Sim, tricotar. Não importa o método que utilizar: pode ser crochê, tricô com duas agulhas, macramê, tear manual ou qualquer outra técnica. Tricotar é uma atividade antiga, que também reforça a confiança nas suas próprias capacidades. No tricô, assim como na vida, você vai unindo os fios para formar algo novo.

Recomendados para você