Eneatipo 4: qual o perfil do “romântico” no eneagrama?
A figura de Frida Kahlo costuma exemplificar muito bem o eneatipo 4. Sua personalidade apaixonada, romântica, criativa e trágica simboliza quase perfeitamente o caleidoscópio de características desse perfil. Poderíamos dizer que representa um estilo de vida muito particular na sociedade. Essas pessoas são pouco convencionais, muito idealistas e acompanhadas, por sua vez, por um véu de drama sutil.
Se você se identificar com esse padrão de personalidade, diremos que você tem um grande potencial. Você pode contribuir muito para o nosso mundo através de alguma ocupação inovadora. No entanto, também existem áreas que devem sempre ser abordadas para melhorar o bem-estar pessoal. Na leitura a seguir, sugerimos que você descubra um pouco mais esse arquétipo com todas as suas luzes e áreas cinzentas.
“Você merece um amante que te ame desgrenhada, com tudo e todos os motivos que te fazem acordar rápido e os demônios que não te deixam dormir”.[/atomik-quote ]
Características do eneatipo 4
O eneagrama é um sistema de classificação de personalidade baseado em nove arquétipos. É um instrumento com raízes muito antigas que, embora não seja válido para a psicologia mais empírica e científica, ainda apresenta particular interesse. É uma ferramenta útil no campo do crescimento pessoal e da espiritualidade.
Para compreender as bases do eneatipo 4, podemos contar com o trabalho realizado por Claudio Naranjo. Seu livro Character and Neurosis (2011) é uma referência nessa disciplina. Dessa forma, dentro da taxonomia dessa quarta esfera, destaca-se a criatividade, mas, ao mesmo tempo, a tendência a se sentir incompreendido. Explicamos mais abaixo.
1. Intensidade emocional
Essas pessoas vivenciam emoções de maneira intensa e profunda. Se você se perceber dentro do espectro da alta sensibilidade, você se sintonizará muito bem com este arquétipo. Da mesma forma, é comum que no seu dia a dia você oscile nas seguintes dinâmicas psicológicas:
- Sensação de melancolia.
- Momentos de profunda tristeza e nostalgia.
- As emoções positivas são vivenciadas com grande paixão.
- Tendência a altos e baixos emocionais e mudanças de humor.
2. Expressão criativa
As personalidades do quarto eneatipo canalizam suas emoções e experiências por meio da criatividade. Portanto, se você utiliza a arte como mecanismo para liberar seus medos, traumas, tristezas ou saudades, é possível que esse seja seu arquétipo. É muito comum que você passe muito tempo refletindo sobre seu passado e que esses pensamentos inspirem projetos inovadores.
3. Sentimento de carência
É verdade que essa personalidade é rotulada como “romântica”. Mas essa definição não tem nada a ver com a sua tendência a se apaixonar. Na realidade, são homens e mulheres idealistas, melancólicos e com um persistente sentimento de carência. Eles são como Lord Byron ou Percy B. Shelley, figuras em busca de um significado ou propósito profundo na vida.
Às vezes, o amor pode ser a esfera que lhes dá o significado que desejam. Outros são o trabalho, seus valores ou algum objetivo elevado. No entanto, essas pessoas raramente se sentem satisfeitas. Livros como El Eneagrama: Un Prodigioso Sistema de Identificacion de los Tipos de Personalidad (2015), de Helen Palmer, destacam a marca de insatisfação e tristeza que geralmente as acompanha.
4. Procure autenticidade
É verdade, todos desejamos ser autênticos no meio de uma sociedade que nos quer iguais. No entanto, o eneatipo 4 tem uma obsessão particular em ser único e diferente das massas. Essas pessoas querem se destacar por alguma habilidade ou talento, ficam até obcecadas em demonstrar sua singularidade, suas raridades e personalidade excepcional.
O medo básico do tipo 4 não causa um impacto significativo no mundo. Essas pessoas tendem a oscilar entre a paixão e o impulso criativo, mas também entre a incompreensão e a sensação de serem marginalizadas no meio de um mundo que não as compreende totalmente, nem as reconhece pelo seu valor.
5. Tendência à idealização
O quarto arquétipo do eneagrama idealiza pessoas e situações e cria expectativas muito irrealistas. Dessa forma, quando a realidade não obedece a essas narrativas autoconstruídas, surge o poço da decepção e o arame farpado da desilusão. Isso explica a razão da sua tendência para a tristeza, para aquele desencanto que prejudica a sua saúde emocional.
6. Pessoas introspectivas
Uma característica muito prototípica do arquétipo romântico é a sua autoconsciência. São pessoas que exercem frequentemente a introspecção, o que lhes permite estar em contato com seus sentimentos e motivações. Como explica Claudio Naranjo, estes são os pilares dos seus pontos fortes:
- Estão cientes de suas necessidades.
- Pensamento profundo, reflexivo e analítico.
- Tornam-se consciente de suas áreas de crescimento.
- Capacidade de dissecar e compreender suas emoções.
Agora, o que inicialmente é uma vantagem também tem seu lado obscuro. Essa tendência à introspecção muitas vezes faz com que essas pessoas se desconectem do ambiente. Muitas vezes caem no ciclo da negatividade, analisando meticulosamente a origem do seu desconforto, sem realmente aplicar estratégias de enfrentamento.
7. Vitimismo e inveja, as principais fragilidades
Se você acha que esse eneatipo pode definir você, é hora de analisar essas áreas mais cinzentas ou desagradáveis. Os românticos tendem a invejar o que os outros alcançaram ou conseguiram. Como descrevemos, eles vêm acompanhados do eterno sentimento de falta, de que sempre está faltando alguma coisa. Além disso, o ambiente deles parece realizar mais do que eles próprios.
É comum que se sintam vítimas de um mundo que não os compreende. Lamentam estar num cenário social em que os demais têm sucesso, enquanto se sentem encalhados. Isso leva a um período de desconforto desconfortável. A arte é, nesses casos, a sua única salvação.
8. Necessidade de amor
Quem não precisa ser amado? É óbvio que todo ser humano vem a este mundo com esse impulso. O eneatipo 4 deseja ter uma conexão emocional muito profunda com seus parceiros. Para compreender isso, pensemos, por exemplo, no amor trágico de Frida Kahlo e Diego Rivera, quem sempre foi sua obsessão e seu tormento.
Dicas práticas para alcançar bem-estar e realização
Nesse ponto, é possível que você esteja 80% sintonizado com o eneatipo 4. Agora, de um ponto de vista mais clínico e rigoroso, para a psicologia o eneagrama apresenta alguns problemas de validade científica. É o que conclui o Journal of Clinical Psychology . Mas estamos, no entanto, perante um instrumento interessante em termos de crescimento pessoal.
Se você pretende melhorar alguma das áreas indicadas, de forma a alcançar a realização no âmbito pessoal e profissional, recomendamos que tenha em consideração algumas orientações. São as seguintes:
- Admire o talento alheio de forma saudável: admirar, sem invejar, contribuirá para o seu bem-estar. Além disso, não se esqueça de desenvolver um pouco mais de empatia. Isso o ajudará a compreender melhor as motivações e sentimentos das pessoas.
- Incentive a humildade e a autoaceitação: reconheça que todos temos os nossos próprios desafios e lutas internas, mesmo que não sejam visíveis. A humildade pode ajudar você a baixar um pouco o padrão da autoexigência excessiva e da obsessão de se destacar.
- Diga sim aos amores saudáveis: como tipo 4, você buscará relacionamentos sexuais muito apaixonados e profundos. Tenha cuidado para não idealizar ou estabelecer expectativas impossíveis para seus potenciais parceiros. Procure um amor autêntico e saudável, do tipo que não faz mal.
- Reduza a autoexigência: é verdade que você deseja alcançar a autenticidade, distinguir-se em uma determinada área e se destacar dos demais. Mas tenha cuidado, porque esse objetivo geralmente leva à frustração e à decepção. Querer ter sucesso é legal, mas não a qualquer preço. Reduza as demandas excessivas.
- Não distorça a realidade: as pessoas, inclusive você, são falíveis e todos temos nossas virtudes e defeitos. Comece a ver os outros como eles são, sem idealizá-los, sem pensar que são melhores que você ou que são exemplos de perfeição absoluta. Conecte-se com a realidade tal como ela é, sem alterá-la ou aplicar um filtro dourado.
- Não se concentre nas emoções negativas: sua autoconsciência emocional é o seu ponto forte. No entanto, não se deixe ficar persistentemente preso por esses estados internos de valência negativa. Ouvir suas tristezas e decepções é bom por um tempo. Mas apenas o suficiente para compreender a sua mensagem e depois agir de acordo com ela.
[/atomik-read- too]
Arquétipo 4: o mais apaixonado
Dentro do eneagrama da personalidade, o romântico se destaca pela busca por autenticidade, criatividade e intensidade emocional. Se uma parte de você lhe diz que este é o seu arquétipo, tente aproveitar seus dons e superar os obstáculos que muitas vezes o acompanham. O maior problema que os define é a tendência a idealizar e cultivar expectativas muito fantasiosas.
Pense também que cada um de nós é uma obra-prima em andamento. Você tem um grande potencial dentro de você que pode usar a seu favor. Você é alguém apaixonado e idealista que faz da imaginação sua ferramenta de trabalho. Regule suas emoções, reduza o idealismo e ofereça ao mundo o melhor de você.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gálvez, C., & Barrientos, A. (2015). Aproximaciones a los tipos de personalidad según el Eneagrama. PsiqueMag, 4(1), 45-57. https://revistas.ucv.edu.pe/index.php/psiquemag/article/view/113
- Hook, J. N., Hall, T. W., Davis, D. E., Van Tongeren, D. R., & Conner, M. (2021). The Enneagram: A systematic review of the literature and directions for future research. Journal of Clinical Psychology, 77(4), 865-883. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33332604/
- Naranjo, C. (2000). El eneagrama de la sociedad. Ediciones La Llave.
- Naranjo, C. (2011), Carácter y Neurosis. Ediciones La Llave.
- Naranjo, C. (1997). Transformation Through Insight: Enneatypes in Life. Hohm Press.
- Palmer, H. (2007). El Eneagrama: Un prodigioso sistema de identificación de los tipos de personalidad. La Liebre de Marzo.
- Riso, D. y Hudson. (2017). La sabiduría del eneagrama. Urano.
- Vilaseca. B. (2023). Tú eres lo único que falta en tu vida: Libérate del ego a través del Eneagrama. Editorial Vergara.
- Vilaseca, B. (2019). Encantado de conocerme: Comprende tu personalidad a través del Eneagrama. Penguin Random House.