Finalmente acho que entendi o que é inteligência emocional
Talvez seja muito pretensioso alguém dizer que “finalmente entendeu o que é inteligência emocional”, porque talvez a inteligência emocional ou a forma como gerenciamos nossos sentimentos e emoções de maneira positiva e eficaz seja um longo caminho que nunca termina.
É verdade que algumas pessoas já nascem com uma predisposição para gerir seus problemas e emoções de uma forma adequada para se sentirem emocionalmente estáveis, mas não podemos nos conformar com os comentários dos outros: “Você é tão bem humorado”… “Você sabe levar as coisas tão bem”…
A inteligência emocional pode ser aprendida
Acredite, talvez essa pessoa que vemos tão positiva, que sabe como resolver seus problemas de forma exemplar, não tenha tido outra opção senão “aprender”. A vida lhe trouxe provações e ela foi obrigada a enfrentá-las.
Todos nós trazemos dentro de nós essas ferramentas. Só precisamos colocar “mãos à obra”: ler sobre inteligência emocional, observar e aprender com as pessoas que já possuem naturalmente esta característica. A inteligência emocional pode ser aprendida; é preciso se esforçar.
“Pelo menos 80% do sucesso na idade adulta vem da inteligência emocional”.
-Daniel Goleman-
Quando começamos a aprender a inteligência emocional, vemos as coisas de uma outra forma, nos irritamos menos e não choramos por coisas sem importância. Sentimo-nos como se tivéssemos subido em um único passo a escada que leva até o céu, como dizia uma antiga canção popular.
Como aprender a inteligência emocional: 04 regras de ouro
Para conseguirmos um corpo atlético é preciso frequentar uma academia e fazer exercícios físicos, para ter um diploma é necessário frequentar a escola. Tudo isso leva tempo, e com a inteligência emocional não é diferente. Como podemos aprender?
– Cerque-se de pessoas emocionalmente inteligentes. Experimente! Quando nos cercamos de pessoas emocionalmente inteligentes, nós também nos tornamos mais inteligentes. É contagiante.
– Aprenda com os idosos. As pessoas mais velhas são um poço de sabedoria; elas viveram muitas experiências e sabem o que é a vida. Por isso, as pessoas mais velhas foram e continuam sendo uma referência para os mais jovens em muitas culturas e civilizações.
– Aprenda no seu próprio ritmo. É claro que gostaríamos de aprender tudo rapidamente, mas cada um aprende no seu próprio ritmo. Não se compare a ninguém.
– Imagine situações limites em sua vida e como você reagiria nestes casos. O que você faria se perdesse o emprego? E se tivesse que dormir na rua ou em uma zona de conflito? Imagine as situações que quiser e perderá o medo de muitas coisas cotidianas. Você acreditava que não seria capaz de enfrentá-las porque nunca parou para pensar em como agir de uma forma inteligente emocionalmente.
“Quanto mais inteligência social você tiver, mais feliz e mais forte será, e melhores relacionamentos pessoais terá”.
-Daniel Goleman
Moral da história: Você quer ficar estagnado e não tentar superar os obstáculos porque acredita que eles são mais fortes do que você? Não quer dizer a si mesmo: eu finalmente entendi o que é inteligência emocional? Não quer sentir dentro de você uma força poderosa que o arrebata profundamente e subir esses degraus de uma vez… até o céu?