Envelhecer é fácil, crescer é complicado

Crescer é definido pelo aprendizado, superação de desafios e ganho de experiência. Isso explica por que muitas pessoas, apesar da idade, agem e respondem como crianças.
Envelhecer é fácil, crescer é complicado
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 05 janeiro, 2023

Envelhecer é fácil, na verdade é tão fácil que basta deixar o tempo passar. No entanto, crescer às vezes é doloroso. Coloca-nos diante de situações que nunca havíamos imaginado e às quais devemos responder. Assim, a simples passagem do tempo e cada vela soprada em um bolo de aniversário não nos dá automaticamente maior sabedoria.

Adoraríamos que a mente humana fosse igual ao nosso computador ou telefone celular. Ou seja, a cada poucas semanas sai uma nova atualização e o aparelho funciona, aparentemente, muito melhor. No entanto, a maturidade das pessoas não é linear e o fato de sermos mais velhos não nos dá estratégias mais sofisticadas para resolver problemas ou tomar melhores decisões.

Crescer é uma tarefa complicada, tanto que muitos nunca alcançam esse privilégio. A de desenvolver um bom crescimento pessoal, aquela com a qual deixar de lado a impulsividade ou a frustração, para agir com serenidade diante de todas as circunstâncias da vida. Porque, ao contrário do que pensava Peter Pan, crescer não é o fim, crescer é o começo de todas as coisas…

Crescer significa reformular muito do que costumávamos dar como certo.

mulher pensando que envelhecer é fácil
Envelhecemos todos os dias, mas nem todos os dias nos permitimos crescer

E você… Você é maior de idade? Envelhecer é fácil, amadurecer é um desafio

Se há algo que sonhamos quando crianças, é crescer para poder fazer tudo o que quisermos. Queremos ficar acordados a noite toda e que a manhã nos encontre fazendo travessuras. Sonhamos em dirigir um carro, viajar para longe com os amigos, comprar o que quisermos… Acima de tudo, ansiamos por “fazer o que quisermos”.

No entanto, à medida que envelhecemos, descobrimos uma triste realidade: nem sempre você pode fazer o que quer. Além disso, ser adulto é complicado e até chato. Na verdade, às vezes até desejamos ser crianças novamente. É assim que somos contraditórios. E enquanto reclamamos, envelhecemos um pouco mais a cada dia, esquecendo o mais importante: crescer.

Agora, mas o que isso realmente significa? Crescer, diferentemente de envelhecer, implica deixar de reagir ao que nos acontece, de agir sobre o que nos acontece. Envolve aprender com cada experiência, grande ou pequena, maravilhosa ou trágica. Também significa desenvolver um foco mental mais sereno para entender que não temos controle sobre muitas coisas, mas temos controle sobre nós mesmos…

O envelhecimento é inevitável, é um processo natural pelo qual todos passamos. No entanto, crescer exige uma forte vontade de desenvolver uma abordagem mental mais flexível, aberta ao que nos rodeia, pronta para adquirir a sabedoria adequada.

O mundo está cheio de crianças em trajes de adulto.

Isso mesmo, nossa sociedade está cheia de adultos que agem como crianças. São homens e mulheres que, apesar de terem amadurecido fisicamente, não cresceram, não amadureceram emocionalmente. São figuras que navegam tropeçando diante de todas as adversidades, sejam elas grandes ou insignificantes. Seus olhos contemplam o mundo na esperança de que ele responda às suas necessidades e que tudo seja como eles querem que seja.

Eles ficam frustrados rapidamente, vão de raiva em raiva, desejando que os outros se ajustem às suas expectativas e desejos. Não importa se eles usam roupas de adulto. Por dentro ainda são crianças perdidas que não aprendem com as experiências porque não toleram que a vida não seja o que querem.

Crescer é definido pela experiência preciosa, não pelos anos completados

Envelhecer é fácil

Nós não gostamos de rugas e a passagem do tempo nos aterroriza. Envelhecer é fácil, mas muitos negam esse processo natural inerente a todas as coisas deste mundo, inclusive as pessoas. O impressionante é que o simples fato de resistir a essa realidade também retarda a oportunidade de crescer, de adquirir o aprendizado vital que essa etapa nos proporciona.

Pesquisas como as realizadas na Universidade de Lleida, na Espanha, por exemplo, nos lembram da necessidade de adaptação ao processo de envelhecimento para desfrutar de um adequado bem-estar físico e psicossocial. A aceitação é uma parte essencial do crescimento pessoal, vamos ter isso em mente.

Envelhecer significa assumir muitas responsabilidades. Não deixe que isso te consuma, deixe espaço para você, para te ouvir, e não desista do que te faz feliz. Só assim você se sentirá um pouco mais realizado a cada dia.

Homem lentamente pensando que envelhecer é fácil
O tempo passa muito rápido, se você quer crescer, comece a trabalhar nos seus sonhos, com determinação e coragem.

Como crescer à medida que envelhecemos?

O que podemos fazer para promover um adequado crescimento pessoal, emocional e até existencial? O pilar que sustenta este privilégio a que todos temos direito é a maturidade. A maturidade é definida pela forma como percebemos as experiências para aprender com elas.

Em vez de reagir a tudo o que nos acontece, devemos integrar a autorreflexão em cada circunstância. Olhar para cada evento a partir da serenidade para aceitar o que acontece, entender o que nos acontece e aplicar estratégias adequadas para resolver os problemas é essencial. Crescer também é adquirir uma postura mais humilde e curiosa, além de se tornar mais sábio e esperançoso.

Todos nós, sem exceção, temos o poder de desenvolver esse valor, esse dom que, sem dúvida, nos permitirá viver mais felizes e com mais bem-estar. Vamos colocar ele em prática.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Dause TJ, Kirby ED. Aging gracefully: social engagement joins exercise and enrichment as a key lifestyle factor in resistance to age-related cognitive decline. Neural Regen Res. 2019 Jan;14(1):39-42. doi: 10.4103/1673-5374.243698. PMID: 30531067; PMCID: PMC6262997.
  • Jain, Chaya & Apple, Daniel. (2015). What is Self-Growth?. International Journal of Process Education. 7. 41-52.
  • Woerkom, Marianne & Meyers, Maria Christina. (2018). Strengthening personal growth: The effects of a strengths intervention on personal growth initiative. Journal of Occupational and Organizational Psychology. 92. 10.1111/joop.12240.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.