8 estratégias para acalmar os nervos antes de um jogo ou competição
Uma das reações mais temidas no mundo dos esportes é o nervosismo antes de um jogo. Apesar de ser um fenômeno muito comum, a verdade é que se você não prestar atenção acaba estragando todo o preparo feito. Para combatê-lo, é preciso aprender a acalmar os nervos antes de um jogo ou uma competição.
É por isso que a psicologia do esporte trabalha para que o indivíduo aprenda a reconhecer e regular suas emoções negativas, com o objetivo de não causar um episódio desagradável antes ou durante a atividade. A seguir, vamos ver quais são esses truques psicológicos para acalmar os nervos antes de uma competição.
Identifique por que você fica nervoso
O nervosismo antes de um evento importante é algo que quase todos os atletas já experimentaram em algum momento. As causas são múltiplas, mas existem algumas que se repetem sistematicamente.
O principal motivo tem a ver com a forma como o atleta se percebe e com sua capacidade de enfrentar a competição. Se tiver recursos e preparação suficientes, seu nervosismo será menor. Outro motivo tem a ver com a avaliação do rival. Aqueles concorrentes mais fortes ou com melhores resultados despertam pensamentos de pessimismo.
Por fim, vale ressaltar o peso que as expectativas, as suas e as dos outros, têm no desencadeamento do medo antes de um jogo. À medida que se tornam mais exigentes ou o medo de decepcionar os outros entra em ação, a ansiedade aumenta.
Aprenda a acalmar os nervos: não deixe que um momento ruim estrague todo o esforço
O nervosismo antes de um jogo é uma reação normal a um evento novo ou importante. Agora é preciso entendê-lo, racionalizá-lo e controlá-lo, para que não aumente de intensidade.
Uma das situações mais frustrantes que os atletas relatam é quando a inquietação arruína o esforço realizado. Portanto, o treinamento mental é a melhor solução, coloque-o em prática e logo você começará a notar seus benefícios.
Por outro lado, há quem prefira soluções imediatas e procure “tomar alguma coisa” para não ficar nervoso, por exemplo, comprimidos. Mas é melhor não depender de ajuda externa e aprender por si mesmo a encontrar a calma. E não podemos deixar de recomendar que, para tratar qualquer sensação desagradável, você considere contar com a ajuda de um psicólogo esportivo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Abello, G. A. S. (2017). Ansiedad estado y autoconfianza respecto al resultado competitivo en el deporte. Revista Ciencias de la Actividad Física UCM. N, 18(1), 9-16. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6239548
- Cisneros, V. P., Villa, I. G. R., & Mandujano, J. L. (2016). Intervención Cognitivo-Conductual para el manejo de la Ansiedad Precompetitiva en nadadores adolescentes. Enseñanza e Investigación en Psicología, 21(1), 1-8. https://www.redalyc.org/journal/292/29248180001/html/
- Urra Tobar, B. (2014). Evaluación de la efectividad del entrenamiento de estrategias de afrontamiento en el nivel de ansiedad precompetitiva en tenimesistas. Revista de psicología del deporte, 23(1), 0067-74. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4872354