Existe treinamento psicológico para os pais?

Existe treinamento psicológico para os pais?

Última atualização: 19 maio, 2022

Há um ditado popular que diz que “as crianças vêm com pão debaixo do braço”. E por que não com um manual? Ninguém nasceu sabendo ser pai… E temos tanto medo de errar! Vamos ao consultório no meio da noite porque parece que algo está errado… passamos horas e horas tentando entender o que o bebê quer com o choro e ficamos sem alternativas…

Costumamos consultar os pais e sogros (principalmente mães e sogras) sobre o que podemos fazer para que nosso filho durma, coma, não fique doente…

E não importa o quanto estudemos… não há nenhum diploma de Harvard que nos torne os melhores pais do mundo. Portanto, vale a pena cometer erros e, acima de tudo, aprender com eles.

Livros para pais: aprendizagem ou ansiedade?

Até algumas décadas atrás, os homens não cuidavam de nada relacionado à criação dos filhos. Hoje isso é completamente diferente. Vemos pais no metrô carregando seus filhos nas costas ou outros se preparando lendo livros de autoajuda, guias, etc.

Agora, esse tipo de “salvação”  não pode nos dizer tudo o que vai acontecer. É uma espécie de introdução a um tema mais do que importante e que não devemos subestimar: ser pais.

mãe lendo revitsa

Não está provado que quem foi à livraria e comprou dezenas de livros como “o guia para os pais (volume I, II, III, etc)”, “o trabalho de ser mãe” ou afins tenha conseguido sobreviver à paternidade sem cometer erros.

No entanto, pais melhor informados sobre as necessidades dos pequenos significam… crianças mais felizes e saudáveis. Ler ou buscar dados ou consultar quem já teve filhos é uma boa ideia, mesmo que não coloquemos em prática nenhum conselho deles!

Se preparar psicologicamente e emocionalmente para ser pais

A decisão da paternidade é a mais importante que você fará em sua vida, além do emprego, da cidade de residência ou da forma como se alimenta. A partir do momento em que a criança começa a crescer no útero, tudo muda... e essa volta de 180° continua no exato momento em que esse pequeno ser aparece no mundo.

Portanto, não é algo para deixar ao acaso. Mesmo em casos de gravidez não planejada, é preciso entender que a partir deste momento não se trata mais de vocês, mas daquela vida que está sendo formada.

A preparação emocional é muito importante. É vital educar nossos sentimentos. Como? praticando. Ser mais otimista, menos irracional, nada egoísta e mais compreensivo está no topo da lista de tarefas a partir de agora. Parece impossível de cumprir… mas, como você certamente sabe, por um filho tudo pode ser alcançado, tudo é possível…

A responsabilidade não está ligada apenas a chegar cedo ao escritório ou pagar as contas em dia, mas entender que uma vida depende de nós daqui para frente e que esse é o nosso maior compromisso.

Se você é uma pessoa muito sensível, que perde a paciência com facilidade ou não costuma olhar “além” (só conhece seus desejos e opiniões), pode ser conveniente esperar um pouco para ser pai ou mãe.

Por outro lado, dentro do aprendizado antes de decidir ter um filho, você deve fazer uma introspecção e determinar quais coisas do passado te marcaram para que você não cometa esses erros com seus pequenos.

O que você menos gosta em seus pais? O que você aprecia neles? Há algo que você não gostaria que acontecesse novamente? Você pediria conselhos a eles? Essas perguntas só têm respostas dentro de você. Tente respondê-las!

Aprendendo a ser pais: a escola da vida

As mãos da mãe em torno dos pés do filho

Você pode começar antes mesmo de decidir ser pai, lendo milhares de publicações e dezenas de livros… pode perguntar para sua mãe ou até chamar um médico de vez em quando… mas nada vai te ajudar mais do que praticar.

Isso significa que é um longo caminho que você deve percorrer e certamente haverá episódios de incerteza, angústia ou medo… mas haverá mais horas de plena felicidade, amor total e experiências inesquecíveis.

Se tiver dúvidas, pergunte. Se você não sabe alguma coisa, pesquise. E acima de tudo, esteja aberto para aprender e aproveitar cada minuto que passa com seus filhos. Essa é a melhor maneira de obter as melhores notas nesta carreira chamada “paternidade”.

Pode interessar a você...
9 características dos pais narcisistas
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
9 características dos pais narcisistas

As características dos pais narcisistas abrangem uma série de dinâmicas que vale a pena conhecer. Vamos analisá-las a seguir.