Faça a sua oração pessoal todas as manhãs

· setembro 1, 2018

O começo do dia é um dos momentos mais importantes porque, desde o início, poderemos alcançar um estado de espírito que permanecerá conosco o dia todo até o momento de dormir. Por isso, se fizermos uma oração pessoal todas as manhãs, poderemos pintar esse novo dia das cores que desejarmos.

Uma oração pessoal no começo da manhã nos predispõe positivamente durante todo o dia. Isso nos ajudará a focar os objetivos e o significado do dia que começa. Abre a nossa consciência para esse espaço de vida que temos diante dos nossos olhos e que é único e irrepetível.

“A oração é uma maneira de se conectar com todas as formas do infinito”.
-Ariel Aldana-

Neste artigo, falaremos sobre o que é uma oração pessoal e como você pode desenvolvê-la para melhorar o seu bem-estar.

A oração: uma ferramenta de força

Muitas pessoas podem achar estranho falar sobre uma oração pessoal. Em geral, a oração é uma ferramenta de diferentes religiões para se comunicar com Deus. Elas são quase sempre projetadas e estabelecidas pela mesma crença: de que é possível falar com uma divindade e lhe pedir ajuda.

Nesse caso, não nos referimos a esse tipo de oração, mas a aqueles rituais de linguagem que nos conectam a nós mesmos, ao universo e à vida.

Oração pessoal pela manhã

A palavra oração vem da raiz latina ‘precarium’, que fala de falta, pobreza ou estado de necessidade. Também da palavra ‘precis’ que significa implorar, pedir ou petição. Portanto, do ponto de vista etimológico, a oração seria um apelo que alguém faz quando precisa de ajuda.

No campo religioso, a oração é dirigida a Deus. Em vez disso, a oração pessoal é direcionada para a própria consciência. É um pedido, mas neste caso não é orientado para obter o que é solicitado através do acaso, destino ou forças invisíveis. Pelo contrário, exige concentração da força pessoal em busca do que é pretendido.

Uma oração pessoal deve ser criada por você mesmo. Cada um sabe o que quer e precisa para cada dia. Não é um inventário de objetivos, vai além. O ideal é definir o significado que queremos dar a esse dia em particular, além dos objetivos específicos.

Como criar uma oração pessoal?

É melhor não projetar uma oração pessoal, mas usar a criatividade para fazer uma nova todos os dias. Neste caso, não se trata de repetir um conjunto de palavras com grande significado, como é feito em uma frase ou em um mantra. Uma grande parte do poder da oração pessoal está precisamente no processo de criá-la.

A primeira coisa é entender que todos os dias da nossa vida têm algo sagrado. A vida em si é limitada: um dia ela acaba. Portanto, todo dia tem um valor enorme, independentemente de incluir grandes eventos externos ou não. O importante é que seja uma oportunidade para que grandes eventos internos ocorram.

Fazer uma oração pessoal todas as manhãs

Todos sabem que tipo de desafios estão enfrentando. Alguns precisam de mais paz, outros precisam de menos dor. É por isso que se chama oração pessoal: porque é totalmente individual. É uma mensagem curta, focada no avanço de alguns dos processos internos que estão ocorrendo na vida.

Oração pessoal e tranquilidade

Fazer uma oração pessoal a cada manhã também é uma maneira de nos observarmos e estarmos atentos a nós mesmos. Em uma palavra, para nos conectarmos com o que está dentro de nós. Isso, por sua vez, também constitui uma maneira de nos conhecermos melhor e direcionar os nossos esforços de forma mais consciente. Também nos dá mais controle sobre a nossa vida.

Um exemplo de oração pessoal matinal poderia ser este: “Que no dia de hoje o amor floresça. Que eu possa dar toda a minha capacidade de compreensão e ternura aos outros, para fazer da minha existência uma contribuição real para a humanidade”. Como você pode ver, é um pedido, uma solicitação. O interessante é que torná-la uma realidade está em nossas mãos.

O poder da natureza

Por tudo isso, a oração pessoal é também uma maneira de regular as emoções e ser mais sereno. Impregna de significado e valoriza o nosso dia. Por isso, faz com que nos sintamos melhor com nós mesmos e com a nossa existência.

A oração pessoal nos abre para uma perspectiva a partir da qual podemos perceber que cada dia tem um valor especial e que existe dentro de nós um número infinito de novos horizontes. Se você começar a fazer a sua oração pessoal todos os dias, perceberá os resultados rapidamente.