Fadiga, um problema da vida moderna

Fadiga, um problema da vida moderna

Última atualização: 24 fevereiro, 2022

Levamos um ritmo de vida, às vezes, quase infernal, insuportável. E tem suas consequências. O acesso a diferentes tecnologias, longas e exaustivas jornadas de trabalho, problemas econômicos e inúmeras atividades que devemos realizar em nosso dia a dia estão causando uma crise de fadiga em grande parte da população mundial.

Este é um problema que não foi reconhecido como tal, mas está se tornando um fardo para quem sofre com isso. Existem muitos problemas associados à fadiga, alguns tão comuns como estes que vamos ver.

Cansaço e estresse

mulher cansada

Às vezes, o cansaço que temos nos impede de realizar nossas atividades diárias normalmente. É o primeiro passo para entrar em uma situação que nos causa grandes preocupações e estresse em relação às nossas obrigações.

Isso pode levar a situações tão graves como violência doméstica ou insônia, que podem nos impedir de estar atentos às nossas atividades diárias, gerando círculos viciosos.

“Tirar um tempo todos os dias para relaxar e se renovar é essencial para viver bem.”

Judith Hanson Lasater

Depressão

O cansaço limita a qualidade e a quantidade de atividades que uma pessoa pode realizar e pode levar à depressão.

É importante que esta situação seja abordada. Devemos analisar nossa agenda para identificar as atividades e obrigações que podem ser alteradas, adiadas ou eliminadas, começando pelo menos necessário.

“A cura vem de assumir responsabilidade: de perceber que você é quem cria seus pensamentos, sentimentos e ações.”

-Peter Shepherd-

Solidão

Às vezes, a pessoa que sofre de cansaço perde toda a intenção de interagir com os que o cercam e só quer tempo para descansar e dormir.

Embora seja recomendado que a pessoa reserve um tempo para si mesma, também é importante manter essas relações para evitar a solidão.

Homem solitário se sentindo cansado

Acidentes

Uma das consequências mais visíveis da fadiga são os acidentes. Geralmente ocorrem quando a pessoa está tão exausta que perde o controle, tanto de seu corpo quanto de objetos que podem prejudicá-la.

Quando há sintomas de fadiga, pequenas quedas são comuns, mas também acidentes de carro graves que podem causar danos a outras pessoas.

Soluções para problemas causados por fadiga

Quando essa situação ocorre, é importante evitar a cafeína e o tabaco, pois muitas vezes impedem que o corpo descanse adequadamente.

Também é muito importante que os hábitos de sono sejam monitorados, devemos lembrar que é a melhor ferramenta que nosso corpo tem para se recuperar após um dia de trabalho duro.

Caso não seja possível dormirmos por um longo período de tempo, você pode optar por cochilos curtos de 20 a 40 minutos ou até uma hora. Embora o corpo não descanse da mesma forma, ele consegue ter uma melhor recuperação e ordem das ideias.

Outro aspecto que deve ser cuidado é a alimentação. Deve ser sempre variado e saudável para garantir o fornecimento correto de vitaminas e minerais que o organismo necessita para funcionar corretamente.

Mulher sentada se recuperando da fadiga

Sua vida é mais importante do que qualquer atividade

Por fim, deve-se lembrar que nossa vida e saúde são o mais importante, por isso devemos nos dar um espaço para praticar esportes, socializar e ter uma melhor qualidade de vida.

É uma questão fundamental manter a ordem em nossas vidas, identificar prioridades e ajustar nosso dia com base nisso. Isso não significa que o trabalho seja deixado de lado pela família, mas é preciso dar a tudo o seu respectivo espaço. Cada atividade tem seu momento e é preciso saber manter um equilíbrio entre todas elas para levar uma vida o mais prazerosa e relaxada possível.

Pode interessar a você...
A rotina matinal que vai mudar a sua vida: 6 hábitos para o sucesso
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A rotina matinal que vai mudar a sua vida: 6 hábitos para o sucesso

Muitas pessoas querem melhorar a sua produtividade e motivação. E se eu lhe dissesse que a chave do sucesso está na sua rotina matinal?