"Fazer o que importa em tempos de estresse" o guia da OMS para controlar a ansiedade

O guia “Em tempos de estresse, faça o que importa” é uma obra completa e divertida, cujo objetivo é oferecer ferramentas práticas para o manejo da ansiedade.
"Fazer o que importa em tempos de estresse" o guia da OMS para controlar a ansiedade
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 13 abril, 2023

Fazer o que importa em tempos de estresse é o título de um guia ilustrado desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a ansiedade. Consciente de que as perturbações associadas ao estresse e à ansiedade são cada vez mais numerosas, a entidade desenvolveu este documento com a ideia de que qualquer pessoa possa consultar e pôr em prática as recomendações que oferece.

O guia é baseado em estudos científicos disponíveis, bem como na opinião de especialistas. O grande valor de Fazer o que importa em tempos de estresse, é que ele oferece orientações altamente direcionadas, destinadas a serem colocadas em prática imediatamente. Também fornece ferramentas muito específicas para lidar com o estresse e a adversidade.

A melhor coisa sobre este guia é que ele não é apenas muito completo e profissional, mas também divertido. A forma como foi escrito, a preparação dos desenhos e em geral tudo é pensado para que você leia e assimile de forma agradável. A seguir, daremos a você um breve resumo do que este livro contém.

Com base em dados científicos disponíveis e extensos testes de campo, este guia fornece informações e habilidades práticas para ajudar as pessoas a lidar com a adversidade.”

-Dévora Kestel, OMS-

Mulher estressada no trabalho
O estresse aparece em situações que são vivenciadas como uma ameaça quando se pensa que não há recursos suficientes para lidar com elas.

Um guia para controlar a ansiedade

O guia Fazer o que importa em tempos de estresse é composto de cinco seções. Cada uma delas contém uma explicação sobre o que acontece na mente de uma pessoa estressada ou angustiada, complementada com uma série de exercícios práticos para controlar a ansiedade.

A explicação não é um tratado entediante sobre fenômenos psicológicos, mas uma breve exposição com ideias essenciais e relevantes. O mais atraente é que em todos os momentos associam os processos mentais de estresse com situações práticas da vida diária. Eles não fornecem definições acadêmicas, mas muito mais simples.

As seções do guia são as seguintes:

Parte 1. Colocar os pés no chão

Fala sobre o que é o estresse e como ele se manifesta na vida das pessoas. Aponta a importância do foco da atenção como base fundamental para o manejo da ansiedade. Também ilustra como isso é feito e por que às vezes não é alcançado. Por fim, fornece chaves para sair de uma situação estressante em pouco tempo e se conectar com a vida.

Parte 2. Desconectar

Esta seção fala sobre os pensamentos e sentimentos negativos que voltam repetidamente, perturbando o equilíbrio do humor e do desempenho de uma pessoa em geral. Ensina como identificá-los e oferece um passo a passo para se “desconectar” deles.

Parte 3. Aja de acordo com seus valores

Os valores são definidos como o tipo de pessoa que cada um deseja ser. Para gerir a ansiedade, é importante não perder de vista tudo aquilo em que se acredita e que, por vezes, em situações de estresse, fica em segundo plano. O guia ensina como identificar seus próprios valores e como trabalhar para ser coerente com eles.

Parte 4. Seja amável

Aqui se destaca a bondade como um valor fundamental. Tem a ver com compaixão e bom trato consigo mesmo e com os outros. Aparecem alguns exemplos de situações que levam à falta de gentileza e como isso afeta o bom humor.

Parte 5. Deixe espaço

Esta seção fala sobre a importância de viver plenamente todas as dimensões da vida. Quase sempre, situações estressantes tornam-se invasivas e não deixam espaço para vivenciar a realidade como um todo. Você acaba focando apenas na ameaça percebida. O guia indica como evitar que isso aconteça.

Mulher pensando
Exercitar-se e agir de acordo com os valores são estratégias que ajudam a controlar o estresse.

Uma grande contribuição para a vida

Além das cinco seções já mencionadas, o guia oferece ao final um resumo de tudo o que foi visto e um resumo dos exercícios que você deve fazer para lidar com o estresse. Os autores recomendam ler parte do guia nas horas vagas e fazer os exercícios por pelo menos um dia antes de prosseguir.

O importante é que você não apenas leia, mas que faça as atividades práticas. Elas foram projetadas para ajudá-lo a desenvolver habilidades fundamentais para controlar a ansiedade. Como você certamente sabe, nenhuma habilidade é adquirida se você não a praticar. Dê a si mesmo a oportunidade de conhecer e desfrutar esse guia.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.