Fenômeno Baader-Meinhof ou ilusão de frequência

Você conheceu uma pessoa e agora sente que a vê em todos os lugares? O fenômeno Baader-Meinhof é a explicação para esse tipo de evento.
Fenômeno Baader-Meinhof ou ilusão de frequência
Ebiezer López

Escrito e verificado por o psicólogo Ebiezer López.

Última atualização: 05 janeiro, 2023

Imagine que um dia, durante uma conversa com um amigo, você ouve algo sobre um produto ou serviço que nunca ouviu antes. Então, você vai para casa, mas começa a ver o produto que seu amigo recomendou em todos os lugares. Isso significa que as empresas ouvem nossas conversas e nos bombardeiam com publicidade? Embora pareça intrigante, a resposta é mais simples: você está experimentando o fenômeno Baader-Meinhof.

Este fenômeno também é conhecido como a ilusão de frequência e é experimentado repetidamente pelas pessoas. Além de ser algo curioso, tem implicações no campo da pesquisa científica, na medicina e até no marketing.

O que é o fenômeno Baader-Meinhof?

Todos nós já experimentamos o efeito Baader-Meinhof em algum momento. Às vezes acontece com um produto ou serviço, em outros casos é uma palavra ou uma imagem. Dá a impressão de que, de repente, o que descobrimos está em toda parte.

Um exemplo comum ocorre quando conhecemos uma nova pessoa que mora na mesma cidade ou bairro. Antes do dia em que a conhecemos, não tínhamos consciência da sua existência, mas agora vemos seu rosto em qualquer lugar. Isso não quer dizer que seu vizinho está perseguindo você; o que está acontecendo é que você está experimentando o fenômeno Baader-Meinhof.

As pessoas costumam se surpreender com a rapidez com que isso acontece. De um momento para o outro, o mundo muda e agora vemos o que acabamos de aprender em todos os lugares. Por esse motivo, foram feitas algumas pesquisas para entender melhor esse efeito.

Amigos conversando

Por que recebeu este nome?

A história que dá origem ao nome está na Alemanha, no pós-guerra. Em 1986, Terry Mullen enviou uma carta a um jornal chamado St. Paul Pioner Press contando uma experiência pessoal.

Segundo seu relato, ele havia lido pela primeira vez o nome do grupo terrorista Baader-Meinhof em um artigo de jornal. Assim que soube da sua existência, começou a ver o nome da organização em todos os lugares.

Depois da publicação, Mullen recebeu muitas cartas de outras pessoas contando experiências semelhantes. A partir desse evento, Mullen cunhou o termo para descrever esse estranho fenômeno perceptivo que causa curiosidade nas pessoas.

Principais causas do fenômeno Baader-Meinhof

Quando as pessoas experimentam a ilusão de frequência, muitas vezes têm a sensação de que estão sendo perseguidas. No entanto, não se trata disso, mas sim de diferentes processos que estão ocorrendo em nosso cérebro. Depois de conhecê-los, você perceberá que o mundo não mudou; tudo está na sua mente.

Atenção seletiva

Em um dia normal, nossos sentidos são bombardeados por uma grande quantidade de informações que seriam impossíveis de processar completamente. Por esse motivo, o cérebro usa a atenção seletiva para discriminar os estímulos. Dessa forma, podemos nos concentrar apenas no que nos interessa. Agora, como isso se relaciona com o fenômeno Baader-Meinhof?

Essa nova informação, que você vê de repente em todos os lugares, não apareceu do nada, ela sempre esteve lá. O que acontece é que, antes, ela não era importante para você; portanto, seu cérebro a ignorava. No entanto, agora que você se deu conta disso, sua mente começa a considerá-la “relevante” e você consegue vê-la.

Probabilidade matemática

Embora não costumemos dar muita importância à probabilidade, ela influencia as nossas vidas. Coincidências acontecem e não têm nada a ver com magia, mas com matemática pura. Por exemplo, em uma sala de aula com 25 alunos, é muito provável que dois tenham o mesmo nome ou aniversário.

Isso também tem relação com a ilusão de frequência, porque passamos a acreditar que é impossível encontrar o novo vizinho na rua. No entanto, se analisarmos com a matemática, perceberemos que, na realidade, a probabilidade é muito alta.

Padrões cerebrais

Além de discriminar entre informações relevantes e irrelevantes, o cérebro precisa organizar todas as informações que filtra. Para isso, ele cria padrões neurais que armazenam todos os tipos de informações.

Tong e Pratte (2012) publicaram um estudo no qual explicam que é possível decifrar vários processos psicológicos por meio da análise de padrões neurais. Usando neuroimagem, você pode dizer o que uma pessoa está vendo ou para onde sua atenção está direcionada.

Para que esses padrões existam, é necessário que as novas informações sejam repetidas várias vezes. Como resultado, o fato de descobrir algo e depois vê-lo repetidamente seria explicado graças a esse mecanismo. Em outras palavras, o fenômeno Baader-Meinhof tem a ver com a tendência do cérebro de criar padrões.

Implicações do fenômeno Baader-Meinhof na vida

Uma vez que entendemos como esse efeito funciona, podemos nos perguntar: qual é a sua relevância na vida humana? Lembre-se de que é algo que as pessoas vivem diariamente; portanto, tem várias implicações.

Quando o poder desse fenômeno é subestimado, podem ocorrer problemas em diferentes áreas que veremos a seguir.

Diagnósticos médicos

Os profissionais de saúde precisam estar constantemente atualizados por meio de artigos científicos. Ou seja, estão sempre adquirindo novas informações que podem ser utilizadas para oferecer melhores tratamentos. À primeira vista, não parece haver um problema, mas pode ser perigoso devido ao efeito Baader-Meinhof.

Por exemplo, um artigo publicado no European Respiratory Journal mencionou os perigos de estabelecer fenótipos prematuramente para diagnosticar a COVID-19. Segundo os autores, isso pode criar problemas na detecção precisa da doença.

Nesse caso, o fenômeno Baader-Meinhof poderia influenciar o julgamento médico devido a essas novas classificações que não são bem suportadas (Bos, Sinha e Dickson, 2020).

Investigação científica

No campo da pesquisa, a ilusão de frequência pode criar um viés na análise das evidências. Se um autor consegue um resultado que apóia alguma hipótese, talvez ele possa mais tarde encontrar muitos outros estudos que dizem a mesma coisa, embora, inadvertidamente, possa ignorar vários artigos contrários a esse argumento.

Portanto, aqueles que se dedicam à pesquisa devem ter cuidado para não serem vítimas desse viés. Esta é também a razão pela qual estudos duplo-cegos e outros modelos experimentais são priorizados. Só assim se pode garantir que as investigações sejam tão objetivas quanto possível.

Exames cerebrais

Marketing

O marketing se beneficia de efeitos psicológicos como a ilusão de frequência. Conforme mencionamos nos exemplos anteriores, isso geralmente acontece com produtos ou serviços. A publicidade usa esses tipos de fenômenos para alcançar os clientes e gerar vendas.

Concluindo, é possível afirmar que o fenômeno Baader-Meinhof exerce uma grande influência que costuma ser subestimada. Assim como outros vieses cognitivos, ele participa da forma como percebemos o mundo ao nosso redor. Embora isso não seja totalmente negativo, às vezes pode ser; por isso, é fundamental nos educarmos em relação ao tema.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bos, L. D., Sinha, P., & Dickson, R. P. (2020). The perils of premature phenotyping in COVID-19: a call for caution.
  • Johnston, W. A., & Dark, V. J. (1986). Selective attention. Annual review of psychology, 37(1), 43-75.
  • Tong, F., & Pratte, M. S. (2012). Decoding patterns of human brain activity. Annual review of psychology, 63, 483-509

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.