Importância da amizade: 5 filmes inspiradores sobre o tema

5 filmes que mostram a importância da amizade

fevereiro 15, 2018 em Filmes 262 Compartilhados
A importância da amizade

A importância da amizade é tão significativa para a nossa saúde quanto ter uma dieta saudável, fazer exercícios ou meditar. Os amigos são aquelas pessoas que nos desafiam a sermos melhores, que aguentam parte da nossa carga quando precisamos ganhar impulso. São as pessoas que nos apoiam nos momentos difíceis, e que nos acompanham nos momentos de felicidade.

As amizades complementam e se encaixam de formas diferentes em vários aspectos das nossas vidas. Há amigos com os quais fomos ao colégio e há amigos com os quais compartilhamos responsabilidades de trabalho. Ainda que nenhum amigo seja igual, cada um é único, e a sua companhia dá uma cor diferente às dificuldades, às celebrações, e inclusive aos momentos de tédio.

Por que a amizade é importante?

Com o passar dos anos, nossos amigos nos ensinam a interagir com muitas pessoas. Desde o matrimônio até as relações de trabalho, a comunicação é a chave para o sucesso. A forma como fazemos amizade vai se modificando ao longo do tempo. Não fazemos amigos da mesma forma no jardim de infância e na fase adulta, mas essa mudança é possível graças à constante prática da comunicação e interação que nossos amigos promovem.

A base de todas as relações interpessoais de sucesso é a amizade.
Compartilhar

Ursinhos abraçados

As amizades que mantemos também nos auxiliam no cuidado da nossa saúde mental, pois nos ajudam a lidar com o estresse. Além disso, compartilhar situações positivas com nossos amigos faz com que a sensação de felicidade seja maior.

Infelizmente, nossos amigos não podem curar a solidão nem a depressão. Mas a amizade nos acompanha e nos dá forças nos momentos em que nos sentimos sós. Ter amigos em momentos difíceis é muito importante. Através dessas amizades aprendemos o valor da amabilidade e o carinho incondicional, multiplicando os momentos de felicidade compartilhados.

Enfim, os amigos nos ajudam a colocar os nossos problemas em perspectiva. Não permitem que nos afoguemos na nossa miséria. Sempre querem que sejamos felizes, e por essa razão, nos empurram na direção correta. A seguir, apresentamos alguns excelentes exemplos que exaltam a importância da amizade nas nossas vidas. Compartilhe esses filmes com seus amigos ou sua família!

Filmes sobre a importância da amizade

1. Toy Story

Toy Story é um filme produzido pela Disney e Pixar em 2001. A história do filme é centrada em um grupo de brinquedos. Esses brinquedos ganham vida quando o dono deles, Andy, não está olhando para eles. Todos os brinquedos são amigos, liderados por Woody, o Cowboy. Com a chegada de um brinquedo novo, o astronauta Buzz Lightyear, a situação muda: Buzz e Woody não se dão bem e passam a competir pela liderança do grupo.

Chega a véspera da mudança da família de Andy, o dono dos brinquedos. Woody tenta se desfazer de Buzz, mas seu plano dá errado. Buzz é capturado pelo vizinho malvado de Andy, chamado Sid. Esse garoto tortura brinquedos, desmembrando-os. Buzz e Woody precisam trabalhar juntos para que ambos fiquem a salvo. Através do trabalho em equipe, constroem uma amizade e se dão conta de que têm muitas coisas em comum. Com a engenhosidade de Woody e as habilidades de Buzz, ambos conseguem chegar a tempo para a mudança.

Toy Story

2. Procurando Nemo

Procurando Nemo é a história de um sequestro e de uma viagem apaixonante na qual Marlin tenta encontrar seu filho. O pequeno Nemo é capturado por mergulhadores. Marlin, um pai preocupado, parte para encontrá-lo. No caminho, Marlin conhece Dory, um peixe azul com problemas de memória. Apesar de suas diferenças em estilos de vida e opiniões, Marlin e Dory constroem uma profunda amizade. Isso permite que eles salvem Nemo e amadureçam enquanto perseguem o mesmo objetivo.

3. Lilo e Stitch

A pequena Lilo é uma havaiana que vive sob os cuidados de sua irmã mais velha, Nani. Nani e Lilo ficaram órfãs depois que um acidente automobilístico matou seus pais. Lilo está desesperada para ter um amigo, pois as crianças da sua idade só tiram sarro dela. Justamente nesse momento chega à Terra Stitch, um monstro alienígena. Embora Stitch seja selvagem, também é bem pequeno, o suficiente para ser confundido com um cachorro.

Stitch é adotado por Lilo, e assim ambos encontram o que lhes faltava. Stitch consegue ter uma influência positiva que o transforma em um animal civilizado, que quer proteger a sua família. Ao mesmo tempo, Lilo consegue um amigo que a acompanhe em sua solidão e lhe faça sorrir.

Lilo e Stitch

4. Como treinar o seu dragão

Soluço, o protagonista desse filme, é um jovem magro e fraco. Por sua estrutura física, já teve muitos problemas para adaptar-se à vida de um viking. Certa noite os vikings estão lutando contra dragões ferozes. Nessa ocasião, Soluço consegue ferir o dragão mais rápido de todos: o dragão Fúria da Noite.

Para tentar demonstrar ao seu pai que pode ser um verdadeiro viking, Soluço parte para o bosque decidido a encontrar e matar o Fúria da Noite. No entanto, Soluço não consegue matar o dragão e o liberta. Logo, Soluço se dá conta de que o dragão não consegue voar, pois está ferido. Soluço decide começar a alimentá-lo e a cuidar dele. Soluço e seu dragão, Banguela, constroem uma amizade que transcende os limites da linguagem humana. Essa dupla prova que a amizade e o apoio podem vir de qualquer parte.

5. Irmão urso

Irmão urso é um filme dirigido por Aaron Blaise que estreou em 2003. O filme está ambientado na era posterior às eras do gelo na América do Norte. A história está centrada em um jovem chamado Kenai, que quer deixar de ser chamado de “menino” e transformar-se em um homem. Essa transformação é possível através de uma cerimônia sagrada na qual lhe será outorgado um totem. Esse totem define as ações adultas dos membros da aldeia. No entanto, Kenai fica muito decepcionado quando seu totem representa o Urso do Amor.

Irmão urso

Ao enfrentar um grande urso, o irmão mais velho de Kenai morre. Kenai embarca, então, em uma viagem de vingança. Quando encontra o urso responsável por matar o seu irmão, Kenai o mata. No entanto, os Espíritos Sagrados o transformam em um urso. Kenai tem que fazer uma viagem muito longa pela natureza para poder reverter esse feitiço.

Nessa viagem, ele é acompanhado pelo bebê urso Koda. Embora Kenai não queira viajar com Koda, vai precisar fazê-lo, pois Koda sabe como chegar até os Espíritos Sagrados. Ao longo do caminho, Kenai aprenderá o que significa ser adulto e o valor da amizade e do amor por Koda.

Você já conhecia estes filmes animados que destacam a importância da amizade? Vale a pena assisti-los com sua família e amigos!

Recomendados para você