Filosofia lean: a chave da gestão empresarial

12 Agosto, 2020
A filosofia lean é uma metodologia que implica grandes mudanças nos negócios, melhorando o gerenciamento, a qualidade e a eficiência, levando ao sucesso.
 

A gestão de empresas é um assunto bastante estudado, motivo pelo qual existem várias teorias sobre o tema. Que tal usar uma técnica inovadora que pode ser a chave para melhorar a produtividade e a competitividade de uma empresa ou negócio? A filosofia lean pode fornecer ótimos resultados nesses aspectos.

Sua metodologia não apenas proporciona uma nova perspectiva a objetivos, estratégias e projetos, mas também melhora a filosofia corporativa, a eficiência e a produtividade.

Para descobrir mais sobre a filosofia lean, continue lendo este artigo. Nele, vamos falar sobre ela e explicar quais são as suas origens, princípios e benefícios.

“Se me perguntassem qual é a coisa mais valiosa que existe na esfera profissional e pessoal, sem dúvida eu responderia que é o tempo”.
-David Callado, empresário adepto da filosofia lean-

O que é a filosofia lean?

A filosofia lean é uma metodologia de gerenciamento de projetos que fornece ferramentas para a adoção de uma abordagem abrangente. Além disso, consiste em inovar processos e melhorar o gerenciamento de operações para gerar valor e benefícios.

Essa filosofia se tornou fundamental para a garantia de sobrevivência das empresas nos negócios, daí a sua popularidade. Ela visa a obtenção de qualidade, velocidade e alinhamento com as expectativas do cliente. Em outras palavras, a filosofia lean procura eliminar tudo que não gera valor e se concentrar no que é fundamental no momento presente.

 
O que é a filosofia lean?

Origens

Apesar de sua longa história, a filosofia lean continua crescendo. Para falar sobre ela, devemos enfatizar a marca de automóveis Toyota. Você pode se perguntar, por quê? Porque essa filosofia surgiu graças ao Sistema Toyota de Produção (TPS), também conhecido como Toyotismo.

Tudo começou com Sakichi Toyoda, que criou o tear automático. Com ele, não apenas automatizou o trabalho anteriormente realizado manualmente, mas também possibilitou que a máquina realizasse seus próprios julgamentos, eliminando produtos defeituosos. Dessa maneira, ele conseguiu melhorar a produtividade e a eficiência do trabalho.

Posteriormente, Kiichiro Toyoda herdou essa filosofia. Ele propôs que as condições ideais de produção existem quando máquinas, instalações e pessoas trabalham juntas, agregando valor sem gerar desperdício. Assim, ele se concentrou em técnicas para eliminar o desperdício e promoveu, entre outras coisas, a automatização com um toque humano. Eiji Toyoda otimizou esse sistema, alcançando uma maior produtividade.

Então, com um forte apoio de Eiji Toyoda, Taiichi Ohno ajudou a estabelecer o Sistema Toyota de Produção e desenvolveu a base para o espírito da Toyota de fazer as coisas, criando a estrutura do método Just in time.

 

Esse sistema tornou-se um método de renome mundial. A empresa continua fazendo melhorias para garantir a sua evolução. É conhecido recentemente como “Toyota Way” e foi adotado por várias empresas, não apenas do setor automotivo.

Como surgiu o nome?

Daniel T. Jones, Daniel Roos e James P. Wocmack foram os responsáveis por esse nome. Eles escreveram o livro “The machine that changed the world: the story of Lean Production” (Em português, A máquina que mudou o mundo: a história da Produção Lean).

Nesse livro, os autores expõem exemplos do sistema de produção da empresa Toyota. Hoje, esse sistema é como um guia para gerentes e líderes do setor que procuram transformar negócios tradicionais em negócios de sucesso, com base na filosofia lean.

Princípios da filosofia lean

A filosofia lean possui vários princípios que farão com que sua empresa se destaque: eficácia, qualidade e produtividade, entre outros aspectos. A seguir, estão os princípios mais importantes:

  • Melhoria contínua. Cada passo representa um avanço. Após cada processo, você deve se perguntar: o que pode ser otimizado? Como fazê-lo? O que falhou? O que é essencial e o que não é?
  • Detecção e solução de problemas. Consiste em estar atento ao que acontece para encontrar os erros e problemas e posteriormente solucioná-los a partir da origem. Isso favorece a produtividade.
  • Otimizar o sistema. Trata-se de melhorar os possíveis resultados, com ênfase em gerenciamento, planejamento, processos, deslocamentos, superprodução, qualidade e defeitos.
 
  • Eliminar o que não tem “valor agregado”. Se algo não está agregando valor para a empresa, você precisa eliminá-lo.
  • Garantir a qualidade. Todos os projetos devem ser orientados a isso. Trabalhar dessa maneira garante uma vantagem competitiva devido à capacidade de demanda.
  • Cadeias de valor. O projeto é dividido em diferentes fases encadeadas e com a opção de introduzir mudanças. O objetivo é que o produto evolua ao longo das etapas.
  • Zero previsões. Promove um sistema de etapas em que a empresa deve responder ao que o cliente realmente exige. Isso é possível pelas cadeias de valor.

Os 5S

Também é útil aplicar a metodologia dos 5S desenvolvida pela Toyota para obter melhorias duradouras. Veja do que se trata cada S:

  • Seiri: subordinar, classificar e descartar.
  • Seiton: sistematizar e ordenar.
  • Seisō: higienizar.
  • Seiketsu: simplificar, padronizar e tornar consistente.
  • Shitsuke: disciplinar.

Todos esses princípios ajudarão na obtenção do sucesso nos negócios. Além disso, você também pode seguir o conselho de Ohno, que continua atual. Ohno se concentrou em atacar os desperdícios; se você vir algum desses em sua empresa, já sabe por onde começar:

  • Etapas supérfluas nos processos.
  • Trabalhos repetidos.
  • Movimentos de pessoas que não criam valor.
  • Bens produzidos para os quais não há demanda.
  • Movimentos de estoque que não criam valor.

Além disso, lembre-se de que quando os trabalhadores estão realizando a mesma quantidade de esforço, algo está errado. Portanto, é importante ter total atenção em todos os aspectos da sua empresa.

 
Benefícios da implementação da filosofia Lean

Benefícios da implementação da filosofia lean em sua empresa ou negócio

Ao implementar a filosofia lean em sua empresa ou negócio, você obterá grandes benefícios, e não nos referimos apenas aos econômicos. No entanto, isso não é tão fácil quanto parece. Você deverá trabalhar duro, pois é algo que exige grandes mudanças. Veja os benefícios de aplicar essa filosofia:

  • Funcionários com senso de pertencimento.
  • Funcionários motivados.
  • Aumento da vida útil de equipamentos.
  • Produtos de melhor qualidade.
  • Otimização do tempo.
  • Aumento do valor da empresa.
  • Aumento do número de clientes.
  • Otimização do sistema.
  • Sobrevivência nos negócios.
  • Favorece a resolução de problemas através da melhoria contínua e do aprendizado.
  • Melhora do ambiente de trabalho.
  • Crescimento econômico.
  • Maior estabilidade dos membros da organização.
  • Evita superprodução, que pode causar perdas.
  • Formação de líderes, que podem ensinar a filosofia aos outros.
  • Formação de equipes que seguem a filosofia do negócio.

Conclusão

A filosofia lean envolve projetos de longo prazo, nos quais se promove o aprendizado e o uso de métodos melhores com o intuito de reduzir erros que levam a perdas. Então, as eventuais decisões erradas podem levar à construção da experiência, daí a importância do aprendizado.

 

Essa filosofia tem sido usada por várias empresas. Você pode encontrar vários artigos falando sobre o tema na revista Journal of Lean System. Por exemplo, García, Santos DA Silva e Antonowicz publicaram um artigo em 2019 sobre ferramentas Lean aplicadas ao transporte público urbano. No artigo, eles afirmam que a filosofia lean traz melhorias porque elimina erros e desperdícios, o que gera um aumento de valor tanto para a empresa quanto para os clientes.

Assim, através da psicologia lean, você pode alcançar o gerenciamento ideal dos negócios. Isso implica conhecer profundamente os processos, os funcionários e as máquinas da sua empresa, a fim de melhorar o que não está indo bem para alcançar grandes resultados.

É maravilhosa a forma como a Toyota se tornou uma empresa grande e bem-sucedida. Sua filosofia foi o motor por trás disso, além da melhoria contínua que leva como lema. Siga seu exemplo e supere obstáculos, sempre buscando a otimização do sistema. A filosofia lean será a força motriz da sua empresa.

 

García, J.R., Da Silva Zagheni, E.S., & Antonowicx, M.A. (2019). Lean tools applied in urban public transportation. Journal of Lean Systems, 4 (1), 154-173.

Lu, J. (2018). ADN. Filosofía Lean para Desarrollar, innovar y superarse en Crear Valor y Beneficios. Universidad nacional de Ingeniería.

The origin of the Toyota Production System. A production system that has been fine-tuned over generations. Roots of the Toyota Production System. Recuperado de https://www.toyota-global.com/company/vision_philosophy/toyota_production_system/origin_of_the_toyota_production_system.html, el 21 de enero de 2019.

Womack, J.P., Jones, D.T., & Ross, D. (1990). Machine that changed the world. Nueva York, Estados Unidos: Simon and Schuster.