5 frases de Abraham Maslow sobre as necessidades humanas

22 Dezembro, 2019
Abraham Maslow é conhecido como o pai do humanismo, uma corrente filosófica que está presente em muitas das frases que mostraremos hoje.
 

Abraham Maslow foi um psicólogo norte-americano conhecido como um dos principais fundadores da psicologia humanista. Essa corrente considera que todos os seres humanos são bons por natureza e que precisam de um projeto de vida adaptado às necessidades de cada um. As frases de Abraham Maslow são um verdadeiro reflexo disso.

Maslow também é conhecido pela pirâmide das necessidades. É uma teoria que explica o que impulsiona o comportamento humano, pois, para este autor, as nossas ações são o resultado da motivação que nos leva a atender às nossas necessidades.

A princípio, as suas teorias não eram muito bem-vindas, mas pouco a pouco, foram atraindo a atenção dos psicólogos de sua época. De fato, em 1967, a American Humanist Association o nomeou ‘Humanista do ano’. Quem o conheceu diz que ele era um grande observador, além de um pesquisador apaixonado.

A seguir, selecionamos algumas das melhores frases de Abraham Maslow para refletir, e que também nos convidam a conhecê-lo um pouco melhor.

1. A importância de estar no momento presente

“A capacidade de estar no momento presente é um componente muito importante da saúde mental”.

Esta primeira das frases de Abraham Maslow é sobre a relação entre o momento presente e a saúde mental, um dos conceitos abordados pela psicologia humanista.

Segundo o estudo “O conceito de saúde mental na psicologia humanista-existencial”, a saúde mental é colocada como uma necessidade. Por isso, Maslow enfatiza esse conceito e o relaciona à capacidade de estar presente. Somente quando estamos conectados ao aqui e agora, estamos livres de expectativas, preocupações e culpa.

 
Mulher feliz e plena

2. Ser flexível é importante para se adaptar

“Se sua única ferramenta é um martelo, você terá que tratar cada problema como se fosse um prego”.

Outras necessidades de que Abraham Maslow falava incluem a importância de saber como se adaptar e ser flexível. Muitas pessoas consideram que são as circunstâncias que devem estar em conformidade com elas; o ponto é que isso geralmente termina em fracasso.

O fato de algumas pessoas terem mais capacidade de resolver problemas que podem causar sofrimento ocorre precisamente porque sabem se adaptar às circunstâncias e ser flexíveis. Ou seja, eles são capazes de enxergar além e procurar alternativas.

O importante é que todos nós podemos fazer isso. A nossa mente é flexível, a menos que nos apeguemos a crenças ou pensemos que possuímos uma verdade absoluta.

3. O otimismo nas frases de Abraham Maslow

“O falso otimismo, mais cedo ou mais tarde, significa decepção, ódio e desesperança”.

Há alguns anos, livros com uma abordagem positivista que constantemente nos convidam a sorrir e ser otimistas começaram a desempenhar um papel de liderança. No entanto, a maioria deles nos leva a experimentar um falso otimismo que, mais cedo ou mais tarde, cairá por conta própria para dar lugar ao desespero.

 

Nem sempre é possível ser otimista e, no caso de ser capaz de cultivar essa atitude, os alicerces precisam ser fortes. Não adianta ler mensagens positivas se não as integrarmos, refletirmos e plantarmos a semente do que elas transmitem. Porque, como diz esta terceira das frases de Abraham Maslow, devemos cultivar um otimismo verdadeiro.

Agora, se não somos otimistas, podemos trabalhar nisso, mas nunca fingir. Isso só causará o autoengano e, quando menos esperarmos, nos deixará desprotegidos diante da realidade.

4. O medo afeta o nosso desenvolvimento pessoal

“Aprendi que o novato muitas vezes pode ver coisas que o especialista não vê. É necessário não ter medo de cometer erros ou parecer ingênuo”.

Em nossa sociedade, podemos dizer, sem medo de errar, que o medo predomina. Medo do que irão dizer, de falar em público ou parecer ridículo, entre outros. Medos que nos limitam e que, como diz Abraham Maslow, afetam o nosso desenvolvimento pessoal.

Portanto, nunca devemos ter medo de fazer perguntas, embora pensemos que são absurdas. Se formos professores, pesquisadores ou especialistas em um assunto, não podemos deixar que o nosso ego nos impeça de aprender com aqueles que ainda estão a caminho.

A capacidade de questionar a nós mesmos e a curiosidade de aprender mais nos ajudarão a continuar crescendo.

Homem se escondendo
 

5. Nós sempre queremos mais

“A satisfação de uma necessidade cria outra”.

Sem dúvida, esta última das frases de Abraham Maslow refere-se à sua pirâmide de necessidades e ao processo de evolução e desenvolvimento do ser humano, uma vez que, quando atingimos um nível, geralmente procuramos os meios para avançar para o próximo.

Por esse motivo, as pessoas sempre precisam de novas metas ou objetivos que lhes permitam continuar se superando. No entanto, há pessoas que já cobriram uma necessidade, não olham além e se acomodam. Isso leva à estagnação que causa frustração, ao desconforto de não saber o que fazer para resolver o que está acontecendo e ao fato de estar em uma zona de conforto insuportável.

Como podemos ver, as frases de Abraham Maslow nos convidam a refletir sobre diferentes aspectos que têm a ver com nossas necessidades, nossas ações e, finalmente, com o nosso processo de autorrealização.

 
  • Maslow, A. (2016). El hombre autorrealizado: hacia una psicología del ser. Editorial Kairós.
  • Maslow, A. H. (1994). La personalidad creadora. Editorial Kairós.
  • Maslow, A. H. (1991). Motivación y personalidad. Ediciones Díaz de Santos.