Frases de Bill Gates para mudar de perspectiva

fevereiro 23, 2020
O que mais se destaca nas frases de Bill Gates é seu inquestionável senso comum. Ele é um homem que conseguiu antecipar grandes mudanças e conseguiu espalhá-las por todo o planeta com um pragmatismo surpreendente.

Muitas das frases de Bill Gates foram publicadas em todo o mundo. Afinal, ele é um dos grandes gurus contemporâneos. Alguns o admiram por ser um dos 10 maiores bilionários da história. Outros, pela sua capacidade de inovação. E muitos, pelas suas atividades filantrópicas. A verdade é que ninguém é indiferente a ele.

Embora em várias ocasiões ele tenha sido questionado por práticas impróprias em seus negócios, a verdade é que a maioria prefere ver nele um símbolo de inovação. De fato, muitas das frases mais conhecidas de Bill Gates fazem alusão a isso.

“A minha ambição sempre foi realizar sonhos”.
– Bill Gates –

Seja como for, a verdade é que o mundo era um antes do dono da Microsoft, e outro depois dele. A sua maneira de ver a realidade trouxe mudanças definitivas, e isso pode ser observado em algumas de suas frases. Compartilhamos as mais emblemáticas a seguir.

Bill Gates: os nerds e o futuro

“Trate bem os nerds; um dia você trabalhará para um deles”.

São chamadas de nerds aquelas pessoas que agem de maneira incomum. Muitas vezes, são chamados de “estranhos” ou “excêntricos” e, em algumas circunstâncias, estão sujeitos a provocações ou rejeição.

Essa é uma das frases de Bill Gates que nos mostra outra perspectiva. Alguns desses nerds serão, com o tempo, aqueles que inovarão, aqueles que irão se impor sobre o pensamento da maioria das pessoas. Porque a inovação começa justamente pelo fato de eles não serem como os outros.

Lâmpadas representando novas ideias

Uma das frases de Bill Gates sobre a informação

“Lembre-se de que informação é poder”.

Essa é uma das frases de Bill Gates mais repetidas em todo o mundo. É quase um slogan, ou um mantra da época. O acesso à informação modificou decisivamente as relações de poder no mundo atual.

Tanto é assim que um único hacker, a partir da sua casa, pode abalar o sistema financeiro, como já vimos em vários casos. Da mesma forma, as fake news e as informações que circulam pelas redes sociais conseguiram eleger e depor governos inteiros.

 A criatividade e a opinião dos outros

“Dizemos aos nossos funcionários que, se ninguém ri de pelo menos uma das suas ideias, você provavelmente não está sendo criativo o suficiente”.

Esse é um critério que provavelmente não faz sentido nas empresas tradicionais, mas que rege as atividades cotidianas das empresas de vanguarda. O genial sempre tem, em princípio, algo de louco.

Para criar e inovar, é necessário ter portas e janelas abertas para a imaginação. Os produtos verdadeiramente criativos podem, inicialmente, ter o selo do absurdo ou do impossível. Eles podem até causar risos, mas aí está a semente do novo.

A responsabilidade pessoal

“Se você errar, não é culpa dos seus pais ou professores. Então, não se lamente pelos seus erros e aprenda com eles”.

Essa é uma frase maravilhosa que exige que assumamos a responsabilidade pelos nossos erros. Inclui duas ideias interessantes. A primeira e mais óbvia é não culpar os outros pelos nossos erros. Quando somos adultos, podemos assumir a responsabilidade de reparar as deficiências ou erros daqueles que nos educaram.

Por outro lado, a frase também indica que a razão de ser dos erros é um novo aprendizado. Portanto, um erro não é um motivo para uma enxurrada de arrependimentos. A única coisa inteligente a fazer é examiná-lo e obter novos conhecimentos a partir dele.

Homem de óculos pensando

Os insultos a si mesmo

“Não se compare com ninguém neste mundo. Se o fizer, estará insultando a si mesmo”.

Comparar-nos com os outros é um exercício completamente inútil, mas também neurótico. Há muita ênfase nisso, mas é muito comum nos descobrirmos tomando como ponto de referência as realizações e falhas dos outros para fazer uma autoavaliação.

Bill Gates lista esse comportamento como um insulto a si mesmo. Quando nos comparamos, estamos distorcendo todos os elementos que nos dão particularidade e individualidade. Cada realidade é o produto de múltiplos fatores específicos, por isso é única e incomparável.

Todas as frases de Bill Gates se destacam pelo seu realismo e seu agudo senso comum. Sem dúvida, trata-se de alguém que marcou uma época inteira. Vale a pena levar em conta as suas afirmações porque elas vêm de alguém que entendeu como poucos a lógica do mundo atual.

  • Isaacson, W. (2014). Los innovadores. Uma biografia da revolução digital. São Paulo: Companhia das Letras.