9 frases de gaslighting que nos levam a questionar a realidade

"É a sua imaginação", "Você é louco"... A pessoa que faz uso do gaslighting é um abusador psicológico que nem sempre vemos chegar. No entanto, é importante saber quais recursos ele usa...
9 frases de gaslighting que nos levam a questionar a realidade

Última atualização: 05 Abril, 2021

As frases de gaslighting que fazem você questionar a sua realidade não estão nos manuais sobre relacionamento familiar ou amoroso. Ninguém nos avisou que as pessoas são capazes de manipular os outros, que existem aqueles que gostam de fazer com que os outros duvidem dos seus sentimentos, comportamentos ou pensamentos. No entanto, esta é uma forma de abuso psicológico muito frequente e altamente prejudicial.

Embora seja verdade que, às vezes, é paradoxal que tenhamos que usar anglicismos para definir certos comportamentos, não deixamos de admitir que, nesta ocasião, a escolha desta palavra é muito adequada. Gaslight ou À Meia-luz (1944) foi aquele filme em que o maquiavélico Charles Boyer fez sua esposa, Ingrid Bergman, acreditar que estava enlouquecendo.

Essa angústia, a dúvida permanente da personagem feminina questionando-se quase à beira da loucura, nos mostrou o quão longe pode ir a arte do abuso psicológico. 73 anos depois, a Dra. Stephanie Sarkis publicou um artigo que viralizou falando sobre os sinais do gaslighting, uma prática que aparece em quase todos os vínculos humanos.

É praticado por muitas pessoas com seus parceiros, mas também entre colegas de trabalho e, é claro, também pode aparecer entre pais e filhosÉ importante reconhecer os mecanismos desse tipo de abuso.

Namorados discutindo

9 frases de gaslighting que nos fazem questionar a realidade

As pesquisas realizadas na Universidade de Harvard nos lembram que o gaslighting é uma forma de abuso de poder. É praticado por aquelas figuras que procuram, acima de tudo, subjugar os outros. Para isso, projetam, aplicam e evocam um tipo de abuso para minar a identidade do outro, invalidá-lo emocionalmente e alimentá-lo de inseguranças.

Embora seja verdade que quase sempre identificamos essa prática nos relacionamentos amorosos, ela pode ser bastante comum em ambientes de trabalho. Muitos colegas de trabalho podem fazer uso de frases de gaslighting e, assim, ser capazes de manter o outro sob controle ou até mesmo minimizar seu rendimento. São situações muito complexas e estressantes.

Portanto, pode nos servir de ajuda conhecer aquelas expressões que um gaslighter costuma usar. Vamos analisar. 

1. “Eu sei o que você está pensando, transparece no seu rosto.”

O manipulador psicológico e arquiteto do gaslighting é um suposto especialista em mentalidade. Ou seja, nos fará acreditar que pode adivinhar o que pensamos, que somos um livro aberto e que tudo é mostrado nas nossas expressões.

Além disso, o simples fato de nos dizerem “que sabem o que estamos pensando” é uma tentativa de dominação. Porque, na verdade, o que temos em mente não importa. Não importa a sua realidade interna, importa apenas o que o outro acredita, por mais absurdo que pareça.

2. “O que acontece é que você é muito sensível.”

Entre as frases típicas do gaslighting, não pode faltar “você é muito sensível”. Com ela, tentam minimizar as nossas necessidades fazendo-nos acreditar que recorremos ao exagero ou que somos como reis do drama.

3. “Tudo o que acontece comigo é culpa sua.”

Projetar a culpa nos ombros dos outros é um recurso tão sofisticado quanto recorrente em todo manipulador. No entanto, por mais clássico que seja, sempre faz novas vítimas.

Com a projeção da culpa, a autoestima alheia é boicotada e a outra pessoa se sente cada vez mais insegura em seu comportamento.

4. “Já falamos sobre isso, não lembra?”

Negar algo que você sabe que é óbvio é outro recurso do especialista em gaslightingDizer-nos, por exemplo, que já tivemos certas conversas, que chegamos a certos acordos ou, ainda mais, que dissemos algo em particular (quando não é verdade) são estratégias nocivas muito comuns nestes casos.

5. “Você está me oprimindo com as suas obsessões!”

Entre as frases de gaslighting de um abusador psicológico, não podem faltar expressões como “você é louco, você me oprime com suas tolices sem sentido e você é um neurótico”. Com essas palavras, consegue-se mais uma vez que a outra pessoa não apenas duvide de si mesma, mas também acredite que seu comportamento ou modo de ser é prejudicial ao outro.

6. “Você está estressado, não está pensando com clareza.”

Outro objetivo do gaslighter é derrubar as forças mentais do outro. Ele fará o outro acreditar que não está bem, que se preocupa a toa, que age fora de controle, que tudo que diz e faz não tem sentido. Se você exige respeito ou se exige algo de que precisa, eles vão te dizer que você está estressado, que você não está pensando com clareza…

"Você precisa aprender a se comunicar melhor."

7. “Você precisa aprender a se comunicar melhor.”

As frases de gaslighting traçam aquele tipo de manipulação que mina qualquer área pessoal. Fazer você duvidar das suas habilidades sociais, dos seus pontos fortes e até mesmo dos seus conhecimentos é comum. Eles dirão que você se comunica mal, que eles não conseguem entender e que é cada vez mais difícil conversar com você.

8. “Você não aguenta uma piada?”

As piadas do manipulador psicológico, longe de serem engraçadas, causam feridas profundas. Eles vão aproveitar a ironia que magoa, o sarcasmo que machuca e aqueles comentários que, longe de despertarem sorrisos, afundam a autoestima.

9. “Você é a única pessoa com quem tenho esses problemas.”

“É claro que está acontecendo alguma coisa com você, porque o que eu passo com você não acontece com mais ninguém… ”. Se alguém tem esse tipo de raciocínio, devemos ser claros: eles estão fazendo gaslighting. O que eles buscam com isso é demolir todas as nossas temperanças e nos fazer acreditar que temos um problema do qual não temos consciência.

Para concluir, é verdade que esse tipo de abuso psicológico recorre a muito mais engenharia dialética. Também é verdade que alguns são tão singelos que às vezes não os vemos chegar pela primeira vez. Porém, para perceber esse comportamento, basta monitorar como determinadas pessoas nos fazem sentir.

Se eles conseguem nos fazer duvidar de nós mesmos e do nosso próprio valor a cada dia, é melhor nos distanciarmos.

Pode interessar a você...
As 10 estratégias de manipulação em massa, segundo Noam Chomsky
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
As 10 estratégias de manipulação em massa, segundo Noam Chomsky

Noam Chomsky é um dos intelectuais mais respeitados do mundo. Uma de suas principais contribuições é a análise das estratégias de manipulação em ma...



  • Sweet PL. The Sociology of Gaslighting. American Sociological Review. 2019;84(5):851-875. doi:10.1177/0003122419874843